MATO GROSSO
“Ações do Governo de MT fortalecem a economia e atendem diretamente a população”, afirma prefeito de Brasnorte
MATO GROSSO
O prefeito de Brasnorte, Edelo Marcelo Ferrari, destacou, nesta terça-feira (24. 2) que a parceria com o Governo de Mato Grosso tem ajudado no desenvolvimento do município.
“Desde 2019, avançamos com asfaltamento de bairros e outras melhorias, como no aeroporto municipal. São ações que fortalecem a economia e atendem diretamente a população”, afirmou.
Durante agenda em Brasnorte, o governador Mauro Mendes destinou R$ 6 milhões para asfaltamento de ruas e avenidas no Centro e nos bairros Jardim Califórnia, Jardim Primavera, Alphaville, Parque das Nações, Renascer, Residencial das Pedras e Pôr do Sol. Ele também entregou caminhão-pipa e caminhonete as ações na agricultura familiar no município.
“O desenvolvimento precisa chegar às pessoas. Ao mesmo tempo em que avançamos na Educação, com programas como o MT no Mundo, também ampliamos os investimentos em infraestrutura. Mato Grosso é o maior produtor de alimentos do país e tem potencial para crescer ainda mais, gerando renda e oportunidades tanto na cidade quanto no campo”, declarou.
Desde 2019, o Governo do Estado tem ampliado os investimentos na região, com a recuperação de 177 quilômetros da MT-170, rodovia estratégica para municípios do Noroeste mato-grossense, além da pavimentação de 38 quilômetros da MT-242. Em Brasnorte, as ações também incluíram melhorias em vias urbanas, entrega de ambulância e de ônibus escolar, bem como a realização de cirurgias eletivas. Nos últimos sete anos, o município já recebeu R$ 406,8 milhões em investimentos em todas as áreas.
O deputado estadual Beto Dois a Um ressaltou que os resultados são fruto da atuação conjunta entre Governo do Estado e lideranças locais. “Quando há união de esforços, os investimentos se transformam em desenvolvimento real, com impacto social e oportunidades para a população”, disse.
Solenidade
Participaram da solenidade os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Chico Guarnieri e Sebastião Rezende, os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), coronel PM César Roveri (Segurança Pública) e coronel PM Jordan Espíndola (Gabinete de Governo), além de lideranças locais e representantes da sociedade civil.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
“Educação pública de MT está criando oportunidades antes inacessíveis aos estudantes da escola pública”, destaca governador
O governador Otaviano Pivetta afirmou que a educação pública de Mato Grosso está consolidando um modelo baseado em mérito e ampliando oportunidades antes inacessíveis aos estudantes da rede estadual.
Otaviano Pivetta participou, nesta segunda-feira (22.6), do lançamento do programa Decolando, em Cuiabá, que inicia a formação de estudantes da rede estadual na área da aviação civil.
O programa reúne 20 alunos, sendo 10 meninos e 10 meninas, selecionados com base no desempenho em língua portuguesa e matemática. Nesta primeira etapa, eles iniciam as aulas teóricas no período noturno, no Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
“Nosso principal objetivo ao criar oportunidades para os alunos que se destacam na rede pública é valorizar o ensino. Houve um tempo em que a escola pública era desvalorizada; hoje, Mato Grosso é um estado de oportunidades, progresso e reconhecimento. Desde 2019, temos nos dedicado a um esforço contínuo para transformar a educação pública de Mato Grosso. Nossas escolas estão sendo transformadas, não apenas pela infraestrutura, mas sobretudo pela valorização e pelo respeito aos nossos profissionais e estudantes. O que realizamos aqui hoje é a continuidade de uma política que tem apresentado resultados”, afirmou.
Além do programa Decolando, o Governo de Mato Grosso mantém um conjunto de iniciativas voltadas à ampliação de oportunidades e ao desenvolvimento dos estudantes da rede estadual, como o intercâmbio de 21 dias na Inglaterra, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), o Pré-Enem Digit@l, a participação no Festival Mundial de Robótica em Houston, o Festival Projeto Educarte e Voice of School, a Expo Estudantil e as ações dos grêmios estudantis, que fortalecem o protagonismo dentro das escolas.
Para o governador, a iniciativa reforça a política de valorização da educação pública baseada no desempenho dos estudantes da rede estadual.
“Os alunos e as alunas foram selecionados pelo desempenho em língua portuguesa e matemática. Isso demonstra que o esforço individual é reconhecido e recompensado em nossa sociedade. Aos 450 mil alunos da rede estadual, deixo a mensagem de que o mérito abre portas”, pontuou.
Atualmente, cerca de 5% dos pilotos comerciais no Brasil são mulheres, cenário que o programa busca contribuir para transformar ao ampliar o acesso feminino à formação na aviação.
“Hoje, estamos mudando esse cenário: 50% dos nossos futuros pilotos serão mulheres, promovendo um equilíbrio necessário e abrindo portas para que elas possam alçar voos cada vez mais altos”, completou.
O programa Decolando é realizado pelo Governo de Mato Grosso em parceria entre as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), Segurança Pública (Sesp) e Assistência Social e Cidadania (Setasc), com duração estimada de até 24 meses, em etapas teóricas e práticas até a formação final dos estudantes.
Após a fase inicial, os alunos passam por avaliação classificatória e eliminatória. Apenas 10 seguem para a etapa seguinte, que inclui avaliação médica exigida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), seguida da formação prática de voo e demais requisitos profissionais.
Fonte: Governo MT – MT


