CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros apresenta resultados operacionais de 2024 em evento internacional sobre manejo do fogo

Publicados

MATO GROSSO

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) participou do Seminário Internacional de Manejo Integrado do Fogo, realizado em Campo Grande (MS), um dos principais fóruns técnicos sobre políticas públicas de prevenção e combate aos incêndios florestais no país.

O evento, que ocorreu nos dias 2 e 3 de abril, reuniu especialistas de renome nacional e internacional, promovendo a troca de experiências e a construção de soluções interinstitucionais frente aos desafios impostos.

Além do CBMMT, participaram representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, de instituições acadêmicas, organizações do terceiro setor e agências ambientais brasileiras.

Durante o seminário, o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, apresentou os resultados operacionais alcançados em 2024, destacando a antecipação das estratégias e a intensificação das ações de prevenção, preparação, resposta e responsabilização.

Ele também detalhou o planejamento robusto para a Temporada de Incêndios Florestais de 2025, que prevê a ampliação de bases operacionais, o reforço do efetivo, o fortalecimento de parcerias com o setor produtivo e investimentos significativos em monitoramento, inteligência e fiscalização ambiental.

Leia Também:  Governo atualizará dados epidemiológicos da Covid-19 exclusivamente pelo Painel

“Mato Grosso reafirma seu compromisso com a proteção ambiental, aliando inovação, articulação e responsabilidade para garantir a preservação dos seus biomas e a segurança das populações afetadas pelos incêndios florestais”, afirmou o comandante.

Representando o Estado de Mato Grosso, o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Alex Marega, apresentou as estratégias do Governo do Estado diante do crescente desafio da crise climática, com foco no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento Ilegal e Combate aos Incêndios Florestais.

Sua apresentação evidenciou o alinhamento entre as ações ambientais e o desenvolvimento sustentável, com destaque para os investimentos em tecnologia, fiscalização, capacitação e articulação institucional.

A participação de Mato Grosso reforçou o protagonismo do Estado na agenda ambiental brasileira, especialmente no que se refere à gestão integrada do fogo, ao enfrentamento dos crimes ambientais e a proteção dos biomas nacionais.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

TRE-MT convida a sociedade a participar da consulta pública sobre as Metas Nacionais de 2026

Publicados

em

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) convida toda a sociedade a participar da Consulta Pública das Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2026. A iniciativa busca ouvir cidadãs e cidadãos, integrantes da comunidade jurídica, representantes de instituições públicas e privadas e demais interessadas(os) no aperfeiçoamento do Poder Judiciário.

A consulta pública está disponível até o dia 21 de abril de 2025, e pode ser respondida de forma rápida e simples, por meio de um questionário online. A participação é aberta a todas as pessoas e representa uma oportunidade real de contribuir com a construção de uma Justiça mais próxima, eficiente e alinhada às necessidades da população.

Clique aqui para responder ao questionário da Consulta Pública das Metas Nacionais 2026 da Justiça Eleitoral.

“É por meio do diálogo com a sociedade que conseguimos fortalecer nossas ações e tornar os serviços da Justiça Eleitoral ainda mais eficazes. A participação de cada pessoa nessa consulta é fundamental para que as metas estejam de fato conectadas com os anseios da população”, destaca a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.

Leia Também:  Seduc oferece bolsas no valor de R$ 2 mil mensais para atuação em escolas do campo

As Metas Nacionais do Poder Judiciário são fixadas anualmente durante o Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado pelo CNJ, por meio da deliberação dos representantes de todos os tribunais do país. São utilizadas para avaliação do desempenho dos órgãos. As metas influenciam diretamente nas atividades diárias da Justiça Eleitoral, o que torna fundamental a participação de todos na consulta pública proposta.

O questionário convida o participante a opinar sobre metas já em discussão, como:

  • Meta 1: Julgar mais processos que os distribuídos;
  • Meta 2: Julgar os processos mais antigos, incluindo todos os com mais de 6 anos;
  • Meta 4: Priorizar o julgamento de processos relacionados a ilícitos eleitorais e crimes contra a administração pública;
  • Meta 9: Estimular a inovação no Poder Judiciário, com projetos colaborativos e impacto social.

Ao final, há ainda espaço para que o respondente sugira novas metas que considere relevantes para o aprimoramento da Justiça.

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

DescriçãodaImagem: Retângulo azul-escuro. No canto esquerdo informações escritas em branco. Abaixo quatro quadrados nas cores azul-claro, rosa, laranja e verde com o nome dos temas: celeridade, processos antigos, combate a corrupção e inovação.

Leia Também:  Crédito liberado pelo Governo de MT a micro e pequenos empresários cresce 68% em 2022

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA