CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Expo Estudantil 2024 reúne mais de mil estudantes em busca de orientação para futuro profissional

Publicados

MATO GROSSO

A abertura da Expo Estudantil 2024 reuniu mais de mil estudantes em busca de orientação para o futuro profissional, nesta quarta-feira (26.06), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento, em parceria com o Sebrae Mato Grosso, segue até esta quinta-feira (27.06) e oferece palestras, exposições de carreiras e discussões sobre empreendedorismo.

Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, agradeceu o apoio dos professores e do Circuito Sebrae de Palestra Estudantil, e destacou a importância do evento para que os estudantes fiquem atentos às oportunidades do mercado de trabalho e aprendam sobre empreendedorismo.

Segundo ele, o projeto de vida contempla uma diversidade de saberes que ajuda os estudantes a conhecerem melhor a si mesmos e o mundo à sua volta. “Sabemos que essa percepção da realidade é fundamental para que os adolescentes se sintam mais preparados ao tomar decisões no futuro, sobretudo os que estão concluindo o Ensino Médio e já estão inscritos no Enem”.

O secretário ainda mencionou que esta parceria com o Sebrae Mato Grosso e outras instituições do Terceiro Setor tem ajudado a impulsionar, discutir o projeto de vida e as habilidades na área do empreendedorismo, além de mostrar aos estudantes as oportunidades do mercado e ajudá-los a tomar decisões.

O evento mostrou aos jovens algumas das oportunidades que o mercado oferece
O evento mostrou aos jovens algumas das oportunidades que o mercado oferece. Foto: Giovani Ojeda

Leia Também:  Semana Pedagógica prepara profissionais de escolas integrais de Cuiabá e Rondonópolis

O gerente de negócios do Sebrae, Sandro Rossi de Carvalho, ressaltou a relevância da Expo Estudantil na vida dos jovens que ainda não definiram sua carreira. Elogiou o quadro de palestrantes, entre eles, Davi Braga, que foi destaque do primeiro dia. Ele começou a empreender aos 13 anos e, agora aos 23 anos, continua expandido sua atuação em marketing.

“Olho para vocês e vejo o futuro de Mato Grosso. Estou olhando futuros engenheiros, médicos, arquitetos, advogados e empreendedores. Aproveitem a oportunidade que estão tendo agora, pois, é uma ação pioneira na educação pública e temos que valorizar muito esta iniciativa”, disse Sandro aos estudantes.

Já a estudante Julia Beatriz Schreiner Lovo, 16 anos, do 3° ano na Escola Estadual Padre Ernesto Camilo Barreto, compartilhou o desejo de seguir a carreira de jornalismo. Ela ressaltou a importância da Expo Estudantil para ajudar os jovens a decidirem qual caminho profissional seguir.

“Como aluna que está encerrando o ciclo, vem as dúvidas e cobranças. Com as palestras, essa exposição nos ajuda a decidir qual a carreira seguir. Mas, o meu sonho é ir para a área de comunicação, seguir no ramo de jornalismo e quem sabe não ser uma empreendedora nesse setor”, afirmou Julia.

Leia Também:  Procurador defende que ECA é a lei mais importante do país

Maria Carolina Rondon é uma das professoras de Julia e que atua com orientação para que os estudantes direcionem seus estudos por áreas de conhecimento conforme o seu Projeto de Vida. A educadora também elogiou a iniciativa do evento, que auxilia os alunos na fase de decisão sobre o futuro profissional.

“Essa exposição com palestras, painéis e várias instituições para dar uma luz a eles sobre o que escolher para a sua vida está sendo muito importante”, pontuou.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em Cuiabá.

O curso foi realizado entre os dias 22 e 26 de junho, na Escola Superior de Contas do Estado (TCE-MT), e reuniu 41 profissionais das forças de segurança pública, entre representantes do CBMMT, Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

A capacitação foi realizada com foco no aperfeiçoamento do atendimento prestado às mulheres em situação de violência e no fortalecimento da atuação integrada das instituições que compõem a rede de proteção às vítimas.

Durante o curso, os participantes acompanharam palestras e debates sobre direitos das mulheres, Lei Maria da Penha, questões de gênero, atendimento não revitimizador, avaliação de risco e atuação dos órgãos que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

A coordenadora do curso, tenente-coronel BM Karina Matos, destacou que a capacitação integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Estado de Mato Grosso para fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher e qualificar o atendimento prestado pelos órgãos públicos.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso leva desenvolvimento para Alta Floresta com investimento de mais de R$ 240 milhões

“O Estado de Mato Grosso vem desenvolvendo políticas públicas e ações entre as várias secretarias, que são conduzidas, articuladas e monitoradas pelo Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Essa capacitação é mais uma dessas ações e faz parte das estratégias para que a gente possa diminuir os índices de violência e fortalecer a prevenção”, afirmou.

A oficial destacou ainda que, sob a gestão do comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a corporação tem intensificado as ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, incluindo a capacitação dos militares para o acolhimento e a orientação das vítimas durante os atendimentos de emergência.

“Muitas vezes, o Corpo de Bombeiros é o primeiro a prestar atendimento. Além de salvaguardar a vida da mulher, nosso objetivo é que o militar consiga identificar situações de violência, acolher essa vítima e orientá-la sobre os serviços disponíveis. Dependendo desse primeiro atendimento, essa mulher entra na rede de proteção e passa a receber todo o suporte que o Estado oferece para que ela possa sair do ciclo de violência”, ressaltou.

De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Michele Gonçalves dos Ramos, a capacitação é essencial para melhorar a resposta do Estado diante dos casos de violência doméstica e que o curso proporciona aos participantes habilidades e conhecimentos necessários para lidar com as vítimas de violência doméstica de forma sensível, empática e eficaz.

Leia Também:  Poder Judiciário realiza capacitação sobre inclusão no trabalho de pessoas com deficiência

“Isso inclui a sensibilização dos agentes de segurança e a aplicação adequada das normas vigentes. Assim, nossos profissionais também estarão mais preparados para o encaminhamento aos serviços de apoio e proteção, fortalecendo a atuação em rede dos diferentes órgãos envolvidos na agenda de proteção de mulheres vítimas de violência”, disse.

Participante do curso, a soldado BM Eleni Nunes, que atua no atendimento pré-hospitalar, destacou que a capacitação contribui para qualificar ainda mais o atendimento realizado pelos profissionais que estão na linha de frente das ocorrências.

“Esse curso foi fundamental porque nos mostra detalhes que fazem diferença no atendimento. Muitas vezes, somos os primeiros a ter contato com a vítima e precisamos estar preparados para acolher, identificar sinais de violência e realizar os encaminhamentos necessários. Às vezes, a ferida não está no físico, mas no emocional, e esse acolhimento faz toda a diferença para que a mulher receba o apoio necessário”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA