MATO GROSSO
Freteiro afirma que trabalho começou a dar lucro após obras do Governo na MT-170: “asfalto está um tapete”
MATO GROSSO
O caminhão que ele usa para trabalhar estava constantemente no conserto devido aos defeitos causados pelos buracos na estrada que estava extremamente precária.![]()
Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT
No trecho da rodovia, entre Brasnorte e Castanheira, o Governo de Mato Grosso está recuperando mais de 280 km, com investimento de R$ 175 milhões.
“O lucro ia quase todo no conserto do caminhão por conta da quebradeira que tinha na estrada. Hoje é diferente, nós batemos daqui até lá e o asfalto está um tapete”, declarou Felipe, que mora em Brasnorte.
O asfalto novo beneficia não só o tráfego pela rodovia, mas também o comércio local. Proprietário de um hotel da região, Maigoy Helfer conta que no passado enfrentou dificuldades para conseguir hóspedes.
“Era impossível transitar, estava bem complicado e, hoje, com esse asfalto, a melhoria é de 100% para nós”, destacou.
O prefeito do município de Juína, Paulo Veronese, ressaltou o compromisso do Governo do Estado em levar asfalto novo para a região ao invés de realizar apenas recapeamento.
“Estava com bastante dificuldade no tráfego por conta dos buracos e o nosso governador Mauro Mendes começou a fazer essa recuperação adequada e não só de tapa-buraco”, disse o prefeito.![]()
Também estão sendo realizadas obras para a construção de 271,6 km de asfalto novo entre Castanheira e Colniza, passando por Juruena e Aripuanã, e de 23 pontes de concreto. Nesse trecho, a moradora de Castanheira Silmara Alves já vê as vantagens do asfalto que colocou fim aos atoleiros na região.
“Chovia muito, a estrada ficava toda embarreirada e ficava difícil para ir à escola. Tinha vezes que o ônibus não passava. Era bem ruim, mas agora melhorou bastante”, disse Silmara.
Junto com as obras de asfaltamento, estão sendo realizados sistemas de drenagem para evitar alagamentos nas vias e também buracos em decorrência do acúmulo de água das chuvas.
Para o prefeito de Juruena, Manoel Carvalho, além do asfalto, a construção das 23 pontes de concreto na região noroeste representa desenvolvimento para a região.
“Não dá nem para contar todas as vantagens que têm nessa rodovia. Agora você vê o sorriso do povo da região noroeste. É o que o governador Mauro Mendes proporcionou para nós”, relatou.
Esse trecho da estrada foi federalizado em 2008 e, em 10 anos, não houve obras por parte do Governo Federal. Em julho de 2022, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra) voltou a ser responsável pelo trecho e, desde então, passou a trabalhar para adequar os projetos antigos, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado.
Assista abaixo a reportagem do jornalista Israel Prates
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
STF homologa Plano Estadual de Regularização Ambiental de MT e destaca evolução do planejamento
O Supremo Tribunal Federal (STF) homologou, nesta sexta-feira (26.6), o Plano Estadual de Regularização Ambiental apresentado pelo Governo de Mato Grosso, reconhecendo a evolução do planejamento e a transição de um modelo artesanal para um sistema de gestão territorial mais automatizado.
A decisão foi proferida pelo ministro Flávio Dino, na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 743, que acompanha medidas estruturais voltadas à prevenção e ao combate de incêndios na Amazônia e no Pantanal.
“Merece registro positivo a estratégia adotada pelo Estado para o redesenho da lógica de funcionamento do Cadastro Ambiental Rural, com sua transformação em um instrumento ativo de governança ambiental e territorial”, afirmou o ministro, em um trecho da decisão.
O magistrado ressaltou, ainda, que Mato Grosso teve o maior ganho de escala entre todos os estados com a implantação do CAR Digital 2.0. O sistema possibilita a análise automatizada dos cadastros ambientais rurais com o cruzamento das informações declaradas pelos proprietários com as bases de referências homologadas pelo próprio Estado quanto à hidrografia, vegetação e área de preservação permanente.
Também foram destacados a transversalidade da política pública ambiental adotada em Mato Grosso com a integração entre o Plano de Combate ao Desmatamento e Incêndios (Cedif) e o Cadastro Ambiental Rural, e o desenvolvimento de módulos específicos para regularização ambiental dos assentamentos e de compensação ambiental.
Para a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, a homologação do Plano Estadual de Regularização Ambiental pelo STF demonstra que Mato Grosso não apenas cumpre as determinações judiciais, mas se posiciona como referência nacional na implementação do Código Florestal.
“O Plano reafirma o compromisso do Estado com uma agenda ambiental moderna, baseada em dados, tecnologia e governança, na qual produção e conservação não são objetivos antagônicos, mas dimensões complementares de um mesmo projeto de desenvolvimento”, afirmou a secretária.
Plano Estadual
Até 2028, o Governo de Mato Grosso pretende concluir oito ações estruturantes, que incluem o processamento de 100% dos cadastros via automação por meio do Sistema CAR Digital 2.0, a conclusão das bases cartográficas e o tratamento manual de casos complexos.
O plano estabelece cronogramas de execução para todos os eixos, com definição de prioridades, metas trimestrais e mecanismos para avaliação contínua dos resultados alcançados, revisão periódica das estratégias adotadas e a correção de eventuais desvios de execução.
Fonte: Governo MT – MT


