MATO GROSSO
MTI lança a campanha “Doar nos Conecta” em parceria com o MT Hemocentro
MATO GROSSO
A MTI (Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação), em parceria com o MT Hemocentro, promove a campanha “Doar nos Conecta”, cujo objetivo é incentivar a atitude solidária e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que precisam de transfusão, além de colaborar com o estoque do banco de sangue do MT Hemocentro.
A campanha foi lançada em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado nesta sexta-feira (25.11). A data foi instituída pelo Decreto Lei 53.988, de 30 de junho de 1964, aniversário de fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue, com o propósito de reforçar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doadores e agradecer aos que já existem.
Entenda um pouco mais sobre doação de sangue
A doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro, para uso subsequente em transfusões de sangue. A doação segue os seguintes passos:
1 – Cadastro – O doador, portando um documento oficial com foto, é cadastrado e recebe um questionário para ser respondido. O objetivo é avaliar se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue. Portanto, as respostas devem ser sinceras.
2- Pré-triagem – Verificação de peso, altura, pressão arterial, pulso, temperatura e teste de anemia.
3- Triagem clínica – O doador é entrevistado e examinado por profissional de saúde, em local que garanta a privacidade e o sigilo das informações. O profissional verifica as respostas do questionário e avalia pessoas com alto risco de transmitir doenças pelo sangue. A segurança do paciente que recebe transfusão começa com o doador.
4- Coleta de sangue – O procedimento dura no máximo 15 minutos. Todo o material utilizado é individual, estéril e descartável. Não há risco de contrair doenças doando sangue. São coletadas amostras para teste de doenças contagiosas e para verificar tipo sanguíneo.
5- Lanche – O doador recebe hidratação oral, lanche e informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta do sangue.
Todo sangue doado é separado em hemácias, plaquetas e plasma, e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são enviados aos hospitais para serem utilizados em tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos.
MT-Hemocentro
Para evitar aglomerações e garantir a segurança de doadores e servidores, o MT Hemocentro, em parceria com a MTI, vai disponibilizar um veículo, tipo van, para fazer o transporte dos doadores voluntários nos próximos dias 8 e 9 de dezembro.
Lembrar que o agendamento para o público em geral pode ser realizado de 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, pelo site http://mthemocentro.saude.mt.gov.br/ ou WhatsApp (65) 98433-0624. A coleta de sangue é realizada na Rua 13 de junho, 1.055 – Porto – Cuiabá/MT.
Pré-requisitos para ser doador de sangue (Fonte: Ministério da Saúde)
- levar documento de identidade com foto;
- estar em boas condições de saúde;
- ter entre 16 a 69 anos de idade (de 16 a 17 anos, com autorização do responsável legal);
- idade até 60 anos, se for a primeira doação;
- intervalo entre doações de sangue de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens;
- ter peso igual ou superior a 51kg;
- não estar em jejum;
- após o almoço ou jantar, aguardar pelo menos 3 horas;
- ter dormido pelo menos 4h na noite anterior à doação;
- não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- se teve sintomas gripais, o doador deve aguardar 14 dias para realizar a doação;
- se foi diagnosticado com COVID-19, aguardar 10 dias após o fim dos sintomas;
- candidato à doação de sangue que foi vacinado deve aguardar o prazo: Coronavac ou Covaxin – 48h; b) Astrazeneca, Pfizer ou Janssen – 7 dias; c) Influenza (vacina da gripe) – 48h;
- não ter tido parto ou aborto há menos de 3 meses;
- não estar grávida ou amamentando;
- não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses;
- não ter piercing em cavidade oral ou região genital;
- não ter extração dentária nas últimas 72 horas;
- não ter feito endoscopia ou colonoscopia há menos de 6 meses;
- não ter tido febre, infecção bacteriana ou gripe há menos de 15 dias;
- não ter fator de risco ou histórico de doenças infecciosas ou transmissíveis por transfusão (hepatite após 11 anos, hepatite b ou c, doença de chagas, sífilis, aids, hiv, htlv i/ii);
- não ter visitado área endêmica de malária há menos de 1 ano;
- não ter tido malária;
- não ter diabetes em uso de insulina ou epilepsia em tratamento.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM conquista 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” durante o 2º Conesv
A equipe de Salvamento Veicular do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), representante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado durante o 2º Congresso Nacional de Emergências e Segurança Viária (Conesv), entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.
O Conesv reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança e especialistas de diversas regiões do país para promover a atualização técnica, o intercâmbio de conhecimentos e o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento às vítimas de acidentes.
Um dos destaques da programação foi o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, competição que simula ocorrências reais de alta complexidade e avalia as equipes conforme padrões internacionais. Entre os critérios analisados estão a segurança das operações, a aplicação das técnicas de resgate, o gerenciamento da cena, o trabalho em equipe e o atendimento às vítimas.
Representando o CBMMT, a equipe do 2º CRBM, formada por militares de Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara, competiu ao lado de equipes de diferentes estados brasileiros e conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento”.
O comandante da equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM, sargento BM John Weslley Oliveira da Silva, destacou que a participação no Conesv e no Desafio Nacional representou uma importante oportunidade de aperfeiçoamento técnico e de crescimento profissional para os militares.
” Nós tivemos a grata satisfação de participar do 2º Conesv, um evento que trouxe técnicas, equipamentos e muito conhecimento para todos nós. Dentro do Conesv, também pudemos participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e conquistamos a 4ª colocação na modalidade Em Desenvolvimento. Esse pódio nos deu mais confiança e aprendizado para que nossa equipe possa avançar e, nos futuros desafios, conquistar colocações melhores”, afirmou.
Segundo o militar, a equipe iniciou sua preparação ainda na competição estadual realizada em Tangará da Serra e seguirá se preparando para os próximos desafios.
“Pudemos nos preparar a partir do desafio estadual que teve em Tangará da Serra, onde ficamos na 3ª colocação geral. Então, a nossa equipe segue forte e firme e estará se preparando muito mais para poder representar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso”, finalizou.
Além da competição, o Conesv proporcionou a troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados, contribuindo para a padronização de procedimentos e o fortalecimento das ações de resposta às ocorrências de trânsito.
Fonte: Governo MT – MT


