MATO GROSSO
“Parceria de educadores e militares é fundamental para construirmos a educação que queremos para MT”, afirma vice-governador
MATO GROSSO
O vice-governador Otaviano Pivetta destacou a importância da colaboração entre educadores e militares para a continuidade e expansão das Escolas Cívico-Militares em Mato Grosso.
“Investir na educação é garantir um futuro melhor para nossos jovens. Os militares terão um papel fundamental em fortalecer o ambiente escolar, trazendo mais segurança e disciplina. No entanto, essa transformação só será possível com o trabalho conjunto dos nossos educadores, que são a base dessa mudança. Contamos com todos para construir a educação que queremos para os mato-grossenses”, afirmou Otaviano Pivetta.
A declaração foi feita durante o evento de Formação das Escolas Estaduais Cívico-Militares, realizado nesta terça-feira (28.1), na Assembleia Legislativa, com a participação de 500 militares que irão atuar nas unidades do Estado.
A iniciativa foi liderada pelo vice-governador para aumentar o número de escolas militares sem comprometer o efetivo da Segurança Pública, permitindo a atuação de militares da reserva em atividades extracurriculares e na gestão escolar.
O modelo cívico-militar mantém o currículo tradicional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com professores responsáveis pelo ensino, enquanto os militares contribuem para a organização e disciplina das unidades. Os profissionais passaram por Processo Seletivo Simplificado para atuar como Apoio Técnico Especializado Cívico-Militar e Inspetor Cívico-Militar.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ressaltou os resultados positivos do modelo, especialmente em áreas vulneráveis, como o bairro Pedra 90, em Cuiabá. “O modelo tem mostrado resultados positivos, especialmente em locais com grandes desafios, como evasão escolar e violência. No Ideb de 2023, sete das 10 escolas com as melhores notas são cívico-militares, o que comprova a eficiência e integração desse modelo”, afirmou.
Atualmente, Mato Grosso conta com 31 escolas cívico-militares. Até março, o número deve chegar a 100 unidades, ampliando a oferta de ensino para milhares de jovens mato-grossenses.
A solenidade contou também com a presença da coordenadora das Escolas Militares e Cívico-Militares do Estado, tenente-coronel Nágila Brandão, do coronel Josiel Borges, do Corpo de Bombeiros, e do tenente-coronel Anthony César, da Polícia Militar.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Judiciário de Mato Grosso e OAB-MT debatem melhorias para comarcas do interior
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, recebeu nesta terça-feira (23) representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Liderados pela presidente da instituição, Gisela Cardoso, a comitiva apresentou demandas voltadas à melhoria de comarcas do interior do estado.
Durante o encontro, foram debatidas propostas para os municípios de Vila Rica, Lucas do Rio Verde e Nova Xavantina.
“Recebemos e estamos levando tudo que foi apresentado como reivindicações positivas e que vamos trabalhar para atendê-las. A OAB é uma instituição representante da sociedade, que trabalha para a garantia dos direitos do cidadão perante o Judiciário. Então, foi com muita satisfação que hoje recebi a nossa OAB de Mato Grosso”, disse o presidente José Zuquim.
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, destacou que mais uma vez encontrou portas abertas do Poder Judiciário para realização de um encontro muito positivo. Segundo ela, a reunião serviu não apenas para falar das dificuldades enfrentadas no interior do estado, mas também para mostrar os avanços das regiões representadas.
“Agradecemos o presidente Zuquim pela disponibilidade, por essa possibilidade de dialogarmos sempre de forma muito franca. Foi mais um momento de troca de informações, de experiência, visando sempre o que nós temos em comum, que é o objetivo de levar uma prestação jurisdicional cada vez mais adequada ao cidadão, que é o público-alvo do nosso trabalho”, explicou Gisela Cardoso.
Homenagem
No encontro, o presidente José Zuquim Nogueira também foi homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Lucas do Rio Verde, concedido pela Câmara de Vereadores. Entregue pelo vereador Márcio Rogério Albieri e aprovado por todos os parlamentares, o título é uma forma de reconhecimento pelos serviços prestados pelo magistrado ao município.
“Recebo com muito carinho e emoção esse título que agora me é concedido. É uma satisfação imensa, pois eu acompanhei o crescimento dessa cidade maravilhosa, desse povo lutador, batalhador e que veio para revolucionar o nosso estado. Hoje, tenho razões suficientes para me sentir emocionado”, completou Zuquim.
Também participaram da reunião o juiz auxiliar da Presidência e secretário-geral do TJMT, Agamenon Alcântara Moreno Júnior, a presidente da Subseção de Vila Rica, Luana Costa Lico, a presidente da Subseção de Lucas do Rio Verde, Denusa Oneda, e conselheiros federais da OAB-MT.
Autor: Bruno Vicente
Fotografo: Josi Dias
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]


