MATO GROSSO
Rondonópolis e Jaciara são destaques em etapa regional dos Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses
MATO GROSSO
Com cinco títulos, Rondonópolis foi campeão regional com três equipes de escolas nos Jogos Escolares, que são disputados por estudantes de 12 a 14 anos. Mais duas seleções do município, compostas por estudantes de 15 a 17 anos, conquistaram o primeiro lugar nos Jogos Estudantis.
Anfitriã do evento esportivo, Jaciara assegurou quatro títulos de campeã regional, sendo todos nos Jogos Estudantis. Os municípios de Alto Garças e Pedra Preta estiveram duas vezes no pódio em primeiro lugar cada um. Os demais títulos foram alcançados por equipes escolares de Pedra Preta, Itiquira, Alto Araguaia e Santo Antônio de Leverger.
Ao todo, a etapa regional reuniu cerca mais 500 participantes, representando 66 equipes e seleções de municípios da região esportiva Sul. As competições abrangeram as modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol, com times masculinos e femininos.
As equipes escolares e seleções municipais vencedoras dessa fase regional irão disputar os títulos de campeãs mato-grossenses nas etapas estaduais de suas respectivas competições, que ocorrem no mês de julho. Até o final de junho, serão realizadas mais quatro etapas regionais, envolvendo todas as regiões do Estado.
Para promover os Jogos Escolares e dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses, a Secel conta com a parceria dos municípios-sedes e o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
Confira a relação de equipes escolares e seleções municipais campeãs da etapa regional Sul:
Jogos Escolares
Basquete Masculino: E. E. Silvestre Gomes Jardim, Rondonópolis
Basquete Feminino: E.E Dez de Dezembro, Pedra Preta
Handebol Masculino: E. E. Hermes de Alcântara, Santo Antonio de Leverger
Handebol Feminino: Escola CIE, Rondonópolis
Futsal Masculino: E.E. Santo Antônio, Rondonópolis
Futsal Feminino: E. E. Dr. Ytrio Corrêa, Alto Garças
Vôlei Masculino: Esc. Mun. Anfilofio Campos, Itiquira
Vôlei Feminino: E. E. Maria Auxiliadora, Alto Araguaia
Jogos Estudantis de Seleções
Basquete Masculino: Jaciara
Basquete Feminino: Pedra Preta
Handebol Masculino: Jaciara
Handebol Feminino: Rondonópolis
Futsal Masculino: Rondonópolis
Futsal Feminino: Alto Garças
Vôlei Masculino: Jaciara
Vôlei Feminino: Jaciara
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
“Educação pública de MT está criando oportunidades antes inacessíveis aos estudantes da escola pública”, destaca governador
O governador Otaviano Pivetta afirmou que a educação pública de Mato Grosso está consolidando um modelo baseado em mérito e ampliando oportunidades antes inacessíveis aos estudantes da rede estadual.
Otaviano Pivetta participou, nesta segunda-feira (22.6), do lançamento do programa Decolando, em Cuiabá, que inicia a formação de estudantes da rede estadual na área da aviação civil.
O programa reúne 20 alunos, sendo 10 meninos e 10 meninas, selecionados com base no desempenho em língua portuguesa e matemática. Nesta primeira etapa, eles iniciam as aulas teóricas no período noturno, no Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
“Nosso principal objetivo ao criar oportunidades para os alunos que se destacam na rede pública é valorizar o ensino. Houve um tempo em que a escola pública era desvalorizada; hoje, Mato Grosso é um estado de oportunidades, progresso e reconhecimento. Desde 2019, temos nos dedicado a um esforço contínuo para transformar a educação pública de Mato Grosso. Nossas escolas estão sendo transformadas, não apenas pela infraestrutura, mas sobretudo pela valorização e pelo respeito aos nossos profissionais e estudantes. O que realizamos aqui hoje é a continuidade de uma política que tem apresentado resultados”, afirmou.
Além do programa Decolando, o Governo de Mato Grosso mantém um conjunto de iniciativas voltadas à ampliação de oportunidades e ao desenvolvimento dos estudantes da rede estadual, como o intercâmbio de 21 dias na Inglaterra, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), o Pré-Enem Digit@l, a participação no Festival Mundial de Robótica em Houston, o Festival Projeto Educarte e Voice of School, a Expo Estudantil e as ações dos grêmios estudantis, que fortalecem o protagonismo dentro das escolas.
Para o governador, a iniciativa reforça a política de valorização da educação pública baseada no desempenho dos estudantes da rede estadual.
“Os alunos e as alunas foram selecionados pelo desempenho em língua portuguesa e matemática. Isso demonstra que o esforço individual é reconhecido e recompensado em nossa sociedade. Aos 450 mil alunos da rede estadual, deixo a mensagem de que o mérito abre portas”, pontuou.
Atualmente, cerca de 5% dos pilotos comerciais no Brasil são mulheres, cenário que o programa busca contribuir para transformar ao ampliar o acesso feminino à formação na aviação.
“Hoje, estamos mudando esse cenário: 50% dos nossos futuros pilotos serão mulheres, promovendo um equilíbrio necessário e abrindo portas para que elas possam alçar voos cada vez mais altos”, completou.
O programa Decolando é realizado pelo Governo de Mato Grosso em parceria entre as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), Segurança Pública (Sesp) e Assistência Social e Cidadania (Setasc), com duração estimada de até 24 meses, em etapas teóricas e práticas até a formação final dos estudantes.
Após a fase inicial, os alunos passam por avaliação classificatória e eliminatória. Apenas 10 seguem para a etapa seguinte, que inclui avaliação médica exigida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), seguida da formação prática de voo e demais requisitos profissionais.
Fonte: Governo MT – MT


