MATO GROSSO
“Salvar vidas não tem preço; o investimento vale cada centavo”, afirma governador
MATO GROSSO
“Dá muito orgulho saber que isso aqui vai melhorar a vida das pessoas, vai salvar vidas, vai criar uma facilidade do ir e vir de todos os cidadãos que moram ou passam pela BR-163. E salvar vidas não tem preço; o investimento vale cada centavo”.
Com essas palavras, o governador Mauro Mendes entregou, nesta quinta-feira (18.12), mais 130 quilômetros duplicados da BR-163, no trecho entre Posto Gil e Sinop.
Somando mais essa entrega, Mato Grosso totaliza 260 quilômetros de pista duplicada em uma rodovia que, por anos, era sinônimo de abandono e insegurança, conhecida como “estrada da morte”.
A cerimônia foi realizada durante a Expedição 163, comitiva que percorreu os principais trechos da rodovia, passando por trechos já entregues e em obras.
“Essa obra que o Governo de Mato Grosso está fazendo, através da concessionária Nova Rota do Oeste, é a maior obra de infraestrutura rodoviária no Brasil. É um recorde de entrega no país”, afirmou Mauro, acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes.
O governador lembrou que, quando assumiu o Governo em 2019, a BR-163 era um dos maiores gargalos de Mato Grosso, com centenas de mortes registradas anualmente.
“Essa rodovia era um drama. Percorremos várias vezes a ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres], fomos lá não só cobrar, mas apresentar solução. E o resultado está aí. Uma obra que tinha possibilidade de talvez começar daqui a muitos anos, hoje ja está com quase todos os trechos prontos”, registrou.
Desde que o Estado assumiu a concessão da rodovia, os óbitos caíram mais de 85% entre os trechos de Posto Gil e Nova Mutum, que são os mais movimentados.
“Salvar vidas não tem preço. O investimento vale cada centavo. Isso é fazer política com responsabilidade”, pontuou.
O chefe do Executivo também fez questão de rebater a visão de que a rodovia serve apenas para o escoamento da produção.
“Muita gente fala ‘ah, rodovia pro caminhão de soja, de milho, de etanol’. Não. É também pra isso. Mas dentro de cada caminhão desses tem um cidadão, tem um mato-grossense, tem um brasileiro. São vidas que passam aqui. São ambulâncias, ônibus escolares, gente indo e vindo pra viver nas nossas cidades.”
De acordo com o governador, os 80 quilômetros restantes entre Sinop e Posto Gil serão concluídos até 2026, e o trecho entre Várzea Grande e Rosário Oeste já está com as obras contratadas e iniciadas.
A duplicação dos 130 quilômetros, que inclui ainda quatro viadutos, representa um investimento total de R$ 4,1 bilhões, distribuídos em oito contratos de execução.
A solenidade também contou com a presença do vice-governador Otaviano Pivetta; da senadora da República Margareth Buzetti; do presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, ex-senador Cidinho Santos; do diretor-presidente da concessionária Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa; do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio; dos diretores da ANTT, Severino Medeiros Ramos Neto e Alex Antônio de Azevedo Cruz; da diretora de Infraestrutura do BNDES, Luciana Costa; dos prefeitos Roberto Dorner (Sinop), Miguel Vaz (Lucas do Rio Verde), Alei Fernandes (Sorriso), Leandro Félix (Nova Mutum), Marcos Tadeu (Cláudia) e Igor Giacomelli (Vera); dos deputados estaduais Dilmar Dal Bosco e Diego Guimarães; do presidente da Fiemt, Silvio Rangel; o secretário de Estado Rogério Gallo (Fazenda); o presidente da MT Par, Wener Santos; o presidente da MT Gás, Aécio Rodrigues; o diretor-geral da Politec, Jaime Trevizan; e representantes da sociedade civil organizada e lideranças regionais.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Município corrige edital de seletivo após recomendação do MPMT
Menos de 48 horas após receber recomendação do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), o município de Santa Carmem (a 421 km de Cuiabá), promoveu alterações no edital do Processo Seletivo Simplificado nº 003/2026 para adequá-lo aos princípios constitucionais da legalidade, isonomia, razoabilidade e ampla competitividade no acesso aos cargos públicos. Após reconhecer as irregularidades apontadas, o Município publicou a retificação do edital.A recomendação foi expedida pela 4ª Promotoria de Justiça Cível de Sinop, que atua nas áreas de Defesa da Probidade Administrativa, Patrimônio Público, Fundações e Cidadania. No documento, o MPMT orientou a administração municipal a reavaliar as regras do certame, especialmente em relação à forma de inscrição, aos prazos estabelecidos e às condições de participação dos candidatos.Também recomendou a adoção das medidas necessárias para corrigir as restrições identificadas, incluindo, se necessário, a reabertura do período de inscrições, a anulação de etapas já realizadas e a republicação do edital com mecanismos que garantam maior acessibilidade e competitividade. Entre as alternativas sugeridas estão a adoção de inscrições por meio eletrônico ou em formato híbrido.De acordo com o MPMT, o edital previa inscrições exclusivamente presenciais, com prazo considerado reduzido e atendimento em horário limitado. Para a 4ª Promotoria de Justiça Cível de Sinop, as exigências criavam barreiras excessivas à participação dos interessados. “Tal sistemática, em tese, impõe obstáculos desproporcionais à participação de interessados, notadamente aqueles não residentes no município, comprometendo a ampla competitividade do certame”, consta na recomendação.Foto: divulgação
Fonte: Ministério Público MT – MT


