CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Seciteci inicia 3ª Mostra Estadual das Escolas Técnicas por Tangará da Serra

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) iniciou a 3ª edição da Mostra Estadual das Escolas Técnicas de Mato Grosso – MEET. A primeira cidade a receber o evento foi Tangará da Serra, onde as apresentações científicas ocorreram na noite desta quinta-feira (21.11).

Em Tangará da Serra, a Mostra contou com 15 trabalhos desenvolvidos por alunos e professores na Escolta Técnica local nas categorias projeto de ensino, científico e de extensão. As apresentações científicas foram acompanhadas por dezenas de pessoas e contemplam as áreas de ciências ambientais e agrárias; engenharias e design; e saúde e bem-estar. Todos os trabalhos são avaliadas por profissionais da educação e empresários da região.

Wérica Crislaine, diretora da Escola Técnica de Tangará, afirma que a MEET é um incentivo poderoso para o desenvolvimento crítico e criativo dos alunos. Ao propor projetos que visam soluções práticas para a sociedade, os estudantes podem aplicar teorias e conceitos aprendidos em sala de aula de forma prática.

Segundo a diretora, o evento ainda promove networking com empresários experientes, que avaliam os projetos e compartilham suas visões técnicas, enriquecendo ainda mais os trabalhos dos alunos.

Leia Também:  Investigação da Polícia Civil culmina na prisão de dois envolvidos em sequestro em Várzea Grande

Francilene Fortes, orientadora de projetos da Mostra, avalia que a iniciativa é uma importante oportunidade de despertar nos alunos o gosto pela ciência. “A Mostra é uma chance de contribuir significativamente para que nossos estudantes possam aprender a organizar o raciocínio e técnicas, apresentando resultados satisfatórios e ampliando o conhecimento e a capacidade de comunicar com a sociedade através de ideias inovadoras”.

A MEET é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Seciteci, que possibilita alunos e professores apresentarem à comunidade os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

O tema da atual edição da Mostra é “Inovações Sustentáveis: Tecnologia a Serviço do Planeta”. Os trabalhos escolhidos apresentam projetos e práticas profissionais que colaboram com a diminuição de impactos socioambientais e promovem o desenvolvimento sustentável. Depois de passar pela avaliação, os participantes receberão certificados.

Mato Grosso conta com 17 Escolas Técnicas Estaduais. Até o dia 06 de dezembro, outras oito unidades irão promover apresentações científicas abertas ao público através da MEET, conforme se pode ver a seguir:

ETEC Primavera do Leste – 25/11/24 das 08 às 22hs

Leia Também:  Mauro Mendes passa comando do Governo de MT para Otaviano Pivetta nesta terça-feira (31)

Endereço: Rua da Cohab, nº 175, bairro Conjunto Habitacional Cohab Tancredo Neves, Primavera do Leste

ETEC Poxoréu – 27/11/2024 das 07 às 17:00

Endereço: MT – 260, KM 05, Zona Rural, Poxoréu

ETEC Cáceres – 28/11/2024 das 07 às 22:00

Endereço: Av. Getúlio Vargas, s/nº, bairro COC, Cáceres

ETEC Cuiabá – 29/11/2024 das 19:00 às 22:00

Endereço: Av. Gonçalo Antunes de Barros – Carumbé, Cuiabá

ETEC Campo Verde – 29/11/2024 das 19:00 às 22:00

Endereço: Avenida Izidoro Luiz Gentilin, nº 585, Belvedere (ao lado do IFMT) Campo Verde

ETEC Matupá – 02/12/2024 das 19 às 22hs

Endereço: Av. Central Direita, s/nº, Bairro Zona Especial 006, Matupá

ETEC Barra do Garças – 29/11/2024 das 19 às 22hs

Endereço: Rua Xavante, s/nº, Setor Sul II, C Barra do Garças

ETEC Lucas do Rio Verde – 06/12/2024 – das 19:00 às 22:00

Endereço: Av. Santa Catarina 1217 E, bairro Cidade Nova, Lucas do Rio Verde

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Sema entrega 14 caminhões para fortalecer a gestão de resíduos sólidos em municípios de Mato Grosso

Publicados

em

MA Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou, nesta quinta-feira (25.6), a entrega de 14 veículos, sendo 10 caminhões caçambas e quatro compactadores de lixo que vão auxiliar o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em municípios de Mato Grosso. A ação foi executada pela Coordenadoria de Resíduos Sólidos do órgão ambiental.

Ao todo serão 50 caminhões. Outros três caminhões compactadores já haviam sido retirados pelos municípios na semana passada, e mais 33 ainda serão entregues ao restante dos municípios beneficiados.

Conforme a Coordenadoria de Resíduos Sólidos, os municípios beneficiários deverão comprovar a destinação ambientalmente adequada dos resíduos, observando as disposições da Política Nacional de Resíduos Sólidos, da legislação estadual vigente e dos respectivos instrumentos de licenciamento ambiental.

Para Osmar Froner, prefeito de Chapada dos Guimarães, um dos municípios beneficiados, essa parceria entre estado e município é de grande importância para o fortalecimento dos serviços públicos.

“É muito importante nós estarmos recebendo esses equipamentos para começar a destinação dos resíduos sólidos dos nossos municípios. O lixo é uma questão séria em todos os municípios do Brasil e, em Mato Grosso, o governo começa a atender os municípios com esse olhar de contribuição, de parceria para termos uma coleta de menor custo que seja viável para nós”, ressaltou o prefeito.

Leia Também:  Mauro Mendes passa comando do Governo de MT para Otaviano Pivetta nesta terça-feira (31)

*Com a supervisão da jornalista Clênia Goretth

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA