MATO GROSSO
Seciteci leva programação científica e cultural gratuita a Tangará da Serra
MATO GROSSO
O município de Tangará da Serra recebe o projeto Palco da Ciência a partir desta terça-feira (08.10). O evento é gratuito, aberto ao público e leva para cidade programação com atrações científicas e culturais. A ação ocorre na Praça dos Pioneiros e no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho, das 8h às 17h, até quinta-feira (10.10).
O Palco da Ciência é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e leva palestras, workshops, espetáculos científicos, atrações artísticas e outras ações educativas e culturais para diversos municípios.
Durante os três dias de evento em Tangará da Serra, a equipe do Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso – MT Ciências – realiza atendimentos a toda a população. Os visitantes podem conferir diversas atividades do projeto, como o Planetário Digital, e participar dos experimentos interativos.
Na quinta-feira, a grande atração será o espetáculo científico do grupo Ciência em Show, conhecido nacionalmente e que tem sido um sucesso nas edições anteriores. Essa apresentação ocorre a partir das 14h.
O coordenador do Programa de Popularização da Ciência da Seciteci, Marcos Natanael, explica que “essa iniciativa vai oferecer um espaço onde a ciência, tecnologia, cultura e atividades recreativas se encontram, proporcionando aos visitantes uma experiência envolvente, que une conhecimento e diversão. O objetivo é despertar o interesse pela ciência de forma lúdica e educativa”.
O Palco da Ciência é realizado por meio de uma parceria da Seciteci com a Assembleia Legislativa e Instituto Brasil. Essa é a 4ª edição do evento, que, além de Tangará da Serra, já passou por Rondonópolis, Cáceres e Várzea Grande. A próxima parada será ainda este ano, em Cuiabá.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
MPMT apresenta sistema e compartilha ferramentas com MPMS
Uma comitiva do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) realizou visita técnica ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), na quarta-feira (24), para conhecer em detalhes o Sistema Integrado do Ministério Público (Simp), desenvolvido pela instituição mato-grossense. A iniciativa integra um estudo conduzido pelo MPMS para avaliar a substituição do sistema atualmente utilizado, sendo o Simp uma das soluções analisadas.A comitiva foi composta pela promotora de Justiça e presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (Ceti), Cristiane Mourão Leal Santos; pela diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação, Myrian Raquel Rodrigues da Silva; e pelos servidores Frederick Werner Castellani Viacek, do Departamento de Sistema da Informação; Gustavo Rocha Lobato, do Departamento de Produtos e Serviços; Jorge Antonio Arantes Vilela, do Departamento de Cibersegurança; Daniel Rodrigues Duarte, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas; e Anderson Miranda, chefe do Setor de Atendimento ao Processo Eletrônico.Os representantes do MPMS foram recebidos na Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá, pelo promotor de Justiça coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), José Mariano de Almeida Neto; pelo chefe do DTI, Édipo Avelino dos Santos Palha; pelos assessores de Tecnologia da Informação Sênior Rodrigo Fonseca de Moraes e Daniel Ribeiro Soares; e pelo gerente de Sistemas, Jeferson Lamartine Boldrin.Durante a visita, a equipe do MPMT apresentou a arquitetura, as funcionalidades e as regras de funcionamento do Simp, sistema responsável pela gestão dos procedimentos e das atividades finalísticas da instituição. A programação incluiu ainda a demonstração de outras soluções desenvolvidas pelo Ministério Público de Mato Grosso, como o Plenário Virtual, os painéis de Business Intelligence (BI) integrados ao Simp, o sistema Zeus e o Gestão de Auxílio Saúde.“O Simp é um sistema maduro, desenvolvido integralmente pelo MPMT para atender às necessidades da atividade finalística do Ministério Público e que hoje se consolidou como referência nacional. A tecnologia já foi exportada para seis estados brasileiros, demonstrando sua eficiência, robustez e capacidade de adaptação a diferentes realidades institucionais. Receber o MPMS para apresentar a evolução contínua dessa ferramenta é uma oportunidade de compartilhar conhecimento e contribuir para o fortalecimento dos Ministérios Públicos em todo o país”, destacou o promotor de Justiça José Mariano de Almeida Neto.O chefe do DTI ressaltou a importância da integração entre as instituições. “Foi uma visita muito produtiva, que permitiu uma valiosa troca de experiências entre as equipes técnicas. Esse intercâmbio fortalece a colaboração entre os Ministérios Públicos e contribui para o desenvolvimento de soluções cada vez mais eficientes”, afirmou Édipo Avelino dos Santos Palha.
Fonte: Ministério Público MT – MT


