CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Sema apresenta sessão “Cine Ambiente” para alunos do IFMT Bela Vista, em Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão (Sueac), promoveu nesta quinta-feira (2.4) sessão “Cine Ambiente” para estudantes do 3º ano do curso técnico de Meio Ambiente do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Bela Vista.

A ação contou com a exibição do longa metragem “Saneamento Básico, o filme”. Com um elenco formado por atores renomados, como Fernanda Torres, Wagner Moura e Camila Pitanga, o filme traz reflexões sobre aspectos sociais, política e meio ambiente. A exibição foi autorizada pela produtora e distribuidora Vitrine Filmes.

Após a exibição, a condução dos trabalhos e mediação dos debates foram realizadas pela servidora Anna Maria Moura. Segundo a superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão, Juliana Carvalho, o projeto Cine Ambiente tem como objetivo promover a conscientização sobre a urgência da preservação ambiental, por meio das reflexões instigadas pelos filmes.

A iniciativa integra a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). “A Educação Ambiental busca utilizar outras linguagens como o audiovisual para promover a reflexão crítica em relação às temáticas ambientais. No âmbito da A3P estimulamos a plateia a refletir sobre atitudes cotidianas, individuais e coletivas, que apoiem a construção de ambientes com uso racional dos recursos naturais e qualidade de vida”, destacou a superintendente.

Leia Também:  Força Tática prende rapaz e apreende adolescente com tabletes de maconha em Sorriso

O estudante Samuel Bruno aprovou a estratégia utilizada para chamar a atenção da turma. “Eu achei muito interessante aplicar filmes como aprendizado, a gente consegue ver o conteúdo de outra maneira. O filme trouxe bastante informação, eu super recomendo esse tipo de aula”, ressaltou.

“A importância de passar filmes com o intuito de conscientizar a sociedade é muito importante porque nós vemos o quanto as nossas ações incentivam no meio ambiente, tanto positivamente quanto negativamente, acrescentou Heitor Moura Carvalho, aluno do curso técnico de Meio Ambiente.

A professora de Gestão de Recursos Hídricos e Tratamento de Águas Influentes do IFMT, Danielle Kristina Silva Martins, enfatizou que o filme possibilitou uma discussão ampla sobre a importância do saneamento básico para a redução da desigualdade social.

“Esse filme mostra exatamente isso, mostra os conflitos e eu acho muito importante que os alunos tenham essa vivência. A discussão vai além da qualidade da água e do saneamento, aborda os conflitos em torno do uso da água”.

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Corpo de Bombeiros Militar resgata arara com ferimentos nas asas

Propaganda

MATO GROSSO

Judiciário marca presença em capacitação sobre controle social na Saúde dos municípios

Publicados

em

Foto horizontal em plano aberto que mostra o auditório do Tribunal de Contas lotado de pessoas sentadas. Á frente, no palco, diversas autoridades sentadas.O juiz auxiliar da Presidência, secretário-geral do Tribunal de Justiça e coordenador do Comitê Estadual de Saúde no âmbito do Judiciário, juiz Agamenon Alcântara Moreno Júnior, participou da abertura da capacitação “Governança e Monitoramento dos Planos”, realizada pela Superior de Contas do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT.

“Quando se fala em capacitação a gente tem que dar a devida importância porque, a partir da capacitação dos gestores, dos órgãos de controle, você tem dados, tem melhores elementos para não só controlar, mas para auxiliar os gestores que estão lá na ponta, evitando-se, consequentemente, uma judicialização e permitindo que o serviço de saúde seja melhor prestado”, afirma o magistrado.

Agamenon Alcântara destaca que, em sua atuação à frente do Comitê Estadual da Saúde, tem tido a oportunidade de estar constantemente em debate com os secretários da Saúde do Estado, de Cuiabá e de Várzea Grande. “A gente percebe uma vontade muito grande dos gestores de trazer para a população uma saúde mais eficiente, mais rápida, mas, evidentemente há dificuldades, que todos que fazem parte do sistema têm que identificar e, dentro da possibilidade de cada um, buscar uma melhoria. O SUS é um sistema importante do nosso país, que atende à população, mas, como todo sistema, tem melhorias que devem ser constantemente vistas e implementadas”, comenta.

Leia Também:  Empaer apresenta serviços, tecnologia e inovações em feira agroindustrial em Sinop

A capacitação está sendo realizada entre os dias 23 e 25 de junho, e é voltada aos conselheiros municipais, gestores e representantes da sociedade civil. Representando o Poder Judiciário de Mato Grosso

O presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas) do Tribunal de Contas, conselheiro Guilherme Maluf, ressaltou a importância do controle social como instrumento para aproximar a gestão pública da realidade dos municípios e das necessidades da população. “O controle da saúde pública não se faz apenas a partir dos gabinetes, dos relatórios ou dos sistemas de informação. Ele se fortalece, sobretudo, no território, onde a política pública acontece e onde a população percebe, de forma concreta, os resultados.

Autor: Celly Silva

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA