CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Sema participa de seminário nacional com palestras sobre o Pantanal

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) participará, nos dias 25 e 26 de novembro de 2025, do Seminário Nacional “O Uso Sustentável das Formações Campestres no Brasil”, que será realizado em Campo Grande (MS). A secretaria apresentará resultados técnicos e científicos produzidos em ações de pesquisa, monitoramento ambiental e políticas de conservação executadas no Pantanal mato-grossense.

As atividades serão transmitidas ao vivo pelo YouTube e tem como público alvo estudantes, pesquisadores, técnicos ambientais, gestores públicos e demais profissionais envolvidos com biodiversidade, políticas ambientais e manejo de ecossistemas campestres.

Os interessados poderão se inscrever por meio deste formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdeo5oP05nTsneCZjk0XUEtajv0hY3TPQMT3ycRRwQaHZSV7g/viewform

O evento reunirá pesquisadores, gestores públicos, instituições ambientais e especialistas de diversas regiões do país para discutir estratégias de conservação e manejo sustentável dos campos naturais brasileiros, incluindo Pampas, Campos de Altitude e os campos nativos do Pantanal. Também participarão do evento pesquisadores das Universidades Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Mato Grosso do Sul (UFMS), da Universidade Estadual de Ponta Grosso (UEPG), Embrapa Pantanal, Ibama e Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Leia Também:  Gefron realiza 7º Torneio de Tiro neste sábado em Cáceres

A programação oficial inclui palestras sobre ecologia, conservação, processos ecológicos, distúrbios naturais, uso sustentável e desafios de políticas públicas voltadas para a manutenção desses ecossistemas de elevada importância biológica. Representando a Sema, o Analista Ambiental Dr. Alexandre Ebert, ministrará a palestra: “Indicadores Florísticos e Funcionais como Ferramentas para a Conservação de Campos Naturais”, no dia 25 de novembro, às 16:30.

Onde assistir

Transmissão online pelo Youtube:

Dia 25.11: https://www.youtube.com/live/e_CMVL28Pjk

Dia 26.11: https://www.youtube.com/watch?v=IV8kVxkd3TI

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Investimento de R$ 1,9 bilhão do Governo garante 1,4 mil casas, colégios integrados e asfalto novo em Sinop

Publicados

em

Com mais de R$ 1,9 bilhão em investimentos, o Governo de Mato Grosso impulsionou, nos últimos sete anos, o desenvolvimento urbano e econômico de Sinop por meio de diversas obras, ações e programas.

Só na área da habitação, por exemplo, os investimentos ultrapassam R$ 108 milhões e garantiram um lar para 1.440 famílias no Residencial Nico Baracat, etapas 1, 2, 3, 4 e 6, por meio do programa SER Família Habitação.

Em infraestrutura, o Estado executa importantes obras de asfaltamento e recuperação rodoviária. Entre elas, estão o asfaltamento da MT-329, além das estradas municipais Nanci, Ângela, Adalgisa e Silvana, com investimento de R$ 87,1 milhões. Também está em andamento a construção de asfalto novo de 55,9 quilômetros da MT-222, entre a MT-010 e o Rio Teles Pires, em Sorriso, com investimento de R$ 58,4 milhões.

Além disso, foram destinados R$ 39,8 milhões para a restauração da MT-423 e R$ 17,5 milhões para a transferência de 30.846 luminárias de LED ao município, fortalecendo a iluminação pública e a segurança urbana.

Os investimentos na saúde incluem a aquisição de 663 equipamentos hospitalares para o Hospital Regional de Sinop, no valor de R$ 5,1 milhões, além da reforma da unidade, com aporte de R$ 3,5 milhões. O Estado também entregou duas ambulâncias para reforçar o atendimento à população, em um investimento de R$ 398,2 mil.

Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno está bloqueado das 9h às 11h

Na educação, os recursos aplicados contemplam a construção de três Colégios Estaduais Integrados (CEIs) nos bairros Santa Cecília, Jardim das Oliveiras e Dauri Riva, com investimento de R$ 62,7 milhões. As obras dessas unidades devem começar em breve.

Também foram destinados R$ 6,6 milhões para a construção da Escola Estadual Djalma Guilherme da Silva e R$ 15 milhões para a reforma das escolas estaduais Ênio Pepino e Paulo Freire. Para fortalecer o transporte escolar, o município recebeu 13 ônibus, em um investimento superior a R$ 5,2 milhões.

As ações de assistência social também têm alcançado milhares de famílias sinopenses. Por meio do programa SER Família, foram entregues 9.500 cestas básicas e 3.720 cobertores. Além disso, trabalhadores do município foram beneficiados com cursos de qualificação profissional pelo programa SER Família Capacita.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA