MATO GROSSO
Setasc realiza 3º Encontro da Comissão Intergestores Bipartite de Assistência Social
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), realizou nesta quarta-feira (30.7), o III Encontro da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Assistência Social (CIB/SUAS), em Cuiabá.
O evento tem como objetivo debater sobre políticas públicas já existentes, vivências nos municípios, e implementação de novas políticas para o enriquecimento do trabalho da assistência social entre municípios e Estado, fortalecendo todo um trabalho baseado no Sistema Único de Assistência Social em Mato Grosso.
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destacou a importância do encontro como um espaço estratégico de pactuação entre Estado e municípios.
Klebson Gomes – Foto Por: Junior Silgueiro
“Aqui, discutimos os rumos da política de assistência social em Mato Grosso com foco no fortalecimento do SUAS, sempre buscando aprimorar os serviços, programas e benefícios ofertados à população. Nosso compromisso é trabalhar de forma integrada, respeitando as especificidades de cada território, para garantir que os direitos sociais cheguem a quem mais precisa”, afirmou o secretário.
Cristina Saito, secretária de Assistência Social de Várzea Grande, destaca a importância dos encontros da CIB/SUAS para o município.
“Participar das reuniões ordinárias da CIB é fundamental para as equipes técnicas, porque é onde conseguimos pactuar resoluções, trazer nossos anseios e dificuldades enquanto município, além de apresentar para todos os representantes do estado, as nossas vivências, e a partir disso realizar trocas que vão nos apoiar enquanto gestão municipal, isso vai ser traduzido em ações concretas da assistência social para a sociedade civil”, explicou Saito.
Durante os encontros da CIB/SUAS, os gestores municipais da assistência social incrementam ações em conjunto para fortalecer as políticas públicas existentes, além de debater novas políticas públicas, baseadas nas ações referentes ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Os municípios participantes são divididos de acordo com o tamanho da cidade (pequeno, médio, grande e capital) e sua localização regional. Os representantes são indicados pelo Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-MT).
De acordo com a secretária de Assistência Social do de Juara, Cristina Mota, o encontro é um meio importante de trocar experiências vividas nos municípios, garantindo assim, a absorção de conhecimento e produção de um trabalho ainda mais eficiente, especialmente aos municípios de portes menores.
Cristina Mota – Foto Por: Junior Silgueiro
“É uma reunião importante para os municípios, para receber informações que o Estado tem para nos oferecer, dividir e aprimorar conhecimentos. Para o município de Juara, que fica a 800km da Capital, a CIB é imprescindível para aprimorar e nos atualizarmos sobre os trabalhos da assistência social em nossa região”, acrescentou a secretária.
As reuniões ordinárias da CIB/SUAS são realizadas com enfoque em abordar políticas e questões importantes sobre as políticas socioassistenciais dos municípios em todo o Estado.
Os encontros não substituem os conselhos nem o papel do gestor municipal, mas ajudam a definir regras e procedimentos para melhorar os serviços sociais oferecidos à população. As reuniões são abertas ao público e acontecem de acordo com o calendário definido no início de cada ano.
Para o secretário de Assistência Social de Juína, Valteir Barreto Mariano, a CIB/SUAS é benéfica e eficaz para a manutenção do trabalho na área da assistência social e para o seu retorno à população.
“Sempre estamos presentes nas reuniões da CIB, porque sabemos que é onde as questões são esclarecidas e as resoluções decididas, os quais, trazem benefícios para os municípios e suas populações. É um espaço enriquecedor onde são trazidos os anseios e problemas dos municípios, para melhorarmos as políticas em relação ao sistema único de assistência social e assim, levar melhor atendimento a ser oferecido à população”, concluiu.
Com supervisão de Layse Ávila*
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Escola Técnica Estadual de Várzea Grande abre, pela primeira vez, vagas para curso técnico em enfermagem
A Escola Técnica Estadual (ETEC) de Várzea Grande está com inscrições abertas para a primeira turma do curso técnico em enfermagem. O ingresso será realizado por meio do Processo Seletivo 2026/2 da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), com inscrições gratuitas realizadas de forma online.
Ao todo, estão sendo ofertadas 80 vagas para o curso, que terá carga horária de 1.600 horas e aulas no período noturno. As oportunidades estão distribuídas entre ampla concorrência e ações afirmativas, contemplando candidatos negros, oriundos de escolas públicas, indígenas e pessoas com deficiência.
A formação inclui atividades teóricas e práticas, além de estágio curricular obrigatório em instituições parceiras da área da saúde, proporcionando aos estudantes experiência profissional e contato direto com a rotina dos serviços de atendimento à população.
Para o diretor da ETEC de Várzea Grande, Gabriel Fidelis, a implantação do curso representa avanços para a educação profissional e fortalecimento da rede de saúde da região.
“A oferta do Curso Técnico em Enfermagem pela ETEC de Várzea Grande representa um marco importante para a educação profissional e para a saúde da nossa cidade. Estamos ampliando as oportunidades de formação para jovens e adultos que desejam ingressar em uma das áreas mais essenciais da sociedade, ao mesmo tempo em que contribuímos para a qualificação da mão de obra que atua nos serviços de saúde de Várzea Grande, Cuiabá e municípios vizinhos”, destaca.
As inscrições seguem abertas até o dia 24 de junho. Podem participar candidatos que já concluíram ou que estejam cursando o Ensino Médio. A seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico público, marcado para o dia 1º de julho. O início das aulas está previsto para o dia 21 de julho
Segundo Gabriel Fidelis, a expectativa para a primeira turma é bastante positiva. “Estamos trabalhando para oferecer uma formação de excelência, aliando teoria e prática, para que os estudantes saiam preparados para os desafios do mercado de trabalho e para atuar com competência, ética e humanização no cuidado às pessoas. Temos a convicção de que essa será apenas a primeira de muitas turmas que irão transformar vidas e contribuir diretamente para o fortalecimento da saúde pública e privada em nossa região”, finaliza.
Link para o edital aqui (clique).
Link para as inscrições aqui (clique).
Fonte: Governo MT – MT

