CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Sinop promove “Diálogos com as Juventudes” e aproxima estudantes da Justiça

Publicados

MATO GROSSO

Estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual São Vicente de Paula, em Sinop, começaram a descobrir nesta quarta-feira (08) como o conhecimento sobre leis e cidadania pode transformar seu dia a dia. A Comarca realizou o projeto “Diálogos com as Juventudes”, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com um bate-papo dinâmico sobre leis, cidadania, racismo e bullying.

A magistrada Melissa de Lima Araújo, titular da Vara da Infância e Juventude de Sinop, conduziu as atividades nos turnos da manhã e da tarde, esclarecendo dúvidas e estimulando o pensamento crítico dos estudantes. Ao final, os jovens registraram seu entusiasmo em cartinhas, elogiando a clareza da exposição da juíza e a relevância do conhecimento compartilhado.

“É de extrema importância para aproximar o Judiciário dos jovens, levando noções de cidadania e direitos humanos, esclarecendo dúvidas e fomentando o debate e o pensamento crítico”, destacou a juíza Melissa de Lima Araújo, reforçando o objetivo do projeto.

A juíza também ressaltou que o diálogo contribui para ampliar a percepção dos adolescentes sobre seus direitos e o acesso à Justiça. “O diálogo mostra aos adolescentes a gama de direitos a que fazem jus e os meios disponíveis e oficiais para efetuar denúncias em casos de violação dos seus direitos”, afirmou.

Leia Também:  Governo lança licitação para transporte intermunicipal em quatro regiões

Os estudantes destacaram questões como racismo, bullying, abuso e exploração sexual infantil, além da violência contra a mulher, reforçando a importância de se conhecer o sistema de garantia de direitos. Segundo a juíza Melissa, essas interações são essenciais para que os jovens compreendam como se proteger e agir diante de situações de violação de direitos. “Vários deles esclareceram suas dúvidas e relataram a importância do debate para que esses crimes não voltem a acontecer, principalmente no ambiente escolar”, contou a magistrada.

O projeto terá continuidade em Sinop, com a parceria da Delegacia Regional Estadual (DRE), e deve ser levado para as 30 escolas estaduais do município, seguindo um cronograma que se estenderá durante este ano e ao longo de 2026. “Queremos que cada escola tenha a oportunidade de participar e fortalecer a cidadania entre os adolescentes”, concluiu a juíza.

Autor: Roberta Penha

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Judiciário marca presença em capacitação sobre controle social na Saúde dos municípios

Publicados

em

Foto horizontal em plano aberto que mostra o auditório do Tribunal de Contas lotado de pessoas sentadas. Á frente, no palco, diversas autoridades sentadas.O juiz auxiliar da Presidência, secretário-geral do Tribunal de Justiça e coordenador do Comitê Estadual de Saúde no âmbito do Judiciário, juiz Agamenon Alcântara Moreno Júnior, participou da abertura da capacitação “Governança e Monitoramento dos Planos”, realizada pela Superior de Contas do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT.

“Quando se fala em capacitação a gente tem que dar a devida importância porque, a partir da capacitação dos gestores, dos órgãos de controle, você tem dados, tem melhores elementos para não só controlar, mas para auxiliar os gestores que estão lá na ponta, evitando-se, consequentemente, uma judicialização e permitindo que o serviço de saúde seja melhor prestado”, afirma o magistrado.

Agamenon Alcântara destaca que, em sua atuação à frente do Comitê Estadual da Saúde, tem tido a oportunidade de estar constantemente em debate com os secretários da Saúde do Estado, de Cuiabá e de Várzea Grande. “A gente percebe uma vontade muito grande dos gestores de trazer para a população uma saúde mais eficiente, mais rápida, mas, evidentemente há dificuldades, que todos que fazem parte do sistema têm que identificar e, dentro da possibilidade de cada um, buscar uma melhoria. O SUS é um sistema importante do nosso país, que atende à população, mas, como todo sistema, tem melhorias que devem ser constantemente vistas e implementadas”, comenta.

Leia Também:  Polícia Civil apreende oito armas e quase 3 mil munições de investigado por violência doméstica

A capacitação está sendo realizada entre os dias 23 e 25 de junho, e é voltada aos conselheiros municipais, gestores e representantes da sociedade civil. Representando o Poder Judiciário de Mato Grosso

O presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas) do Tribunal de Contas, conselheiro Guilherme Maluf, ressaltou a importância do controle social como instrumento para aproximar a gestão pública da realidade dos municípios e das necessidades da população. “O controle da saúde pública não se faz apenas a partir dos gabinetes, dos relatórios ou dos sistemas de informação. Ele se fortalece, sobretudo, no território, onde a política pública acontece e onde a população percebe, de forma concreta, os resultados.

Autor: Celly Silva

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA