CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

POLITÍCA MT

Deputado Valdir Barranco recebe título de ‘Cidadão Comodorense’

Publicados

POLITÍCA MT

Na última sexta-feira (29), o deputado estadual Valdir Barranco (PT) foi agraciado com o título de “Cidadão Comodorense”, em uma cerimônia emocionante realizada no assentamento Colônia dos Mineiros, em Comodoro. A homenagem foi concedida pela Câmara de Vereadores da cidade, em reconhecimento ao trabalho do parlamentar em favor da comunidade rural e ao desenvolvimento do município.

O título foi entregue durante a solenidade de entrega de 70 títulos de propriedade para as famílias do assentamento, uma das maiores conquistas para os moradores da região, que aguardavam há 29 anos pela regularização de suas terras. A cerimônia foi marcada por celebrações, com a presença de autoridades locais, como o prefeito Rogério Vilela (PODE), vereadores e lideranças comunitárias, que acompanhavam o deputado Barranco no palco de entrega das honrarias.

“Receber o título de cidadão comodorense é uma grande honra para mim. Quero agradecer de coração à Câmara de Vereadores de Comodoro, especialmente ao vereador Malagão (PT), por me conceder essa honraria. Também agradeço a todos e todas que acreditaram no meu trabalho e me acolheram em Comodoro. Esta homenagem representa o reconhecimento do esforço coletivo em busca de melhorias para as famílias da nossa região”, afirmou o deputado Barranco.

Leia Também:  Thiago Silva cobra governador sobre campus definitivo da Unemat em Rondonópolis

Barranco destacou a importância da parceria com a Câmara de Vereadores e a prefeitura, que, segundo ele, têm sido fundamentais na busca por soluções para os desafios da cidade e da zona rural. O parlamentar fez questão de ressaltar que a homenagem não é apenas uma conquista pessoal, mas sim um reflexo do trabalho conjunto com os comodorenses para melhorar as condições de vida no município, especialmente no que diz respeito à regularização fundiária, saúde, educação e infraestrutura.

“Este título simboliza a confiança do povo de Comodoro em nosso trabalho. É uma cidade que, desde que iniciei minha trajetória política, sempre tive o maior carinho. Agradeço aos vereadores e ao prefeito Rogério Vilela por me concederem essa honraria e reforço o compromisso de continuar trabalhando por Comodoro e por todas as famílias do nosso estado”, completou Barranco.

Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLITÍCA MT

Deputado Valdir Barranco apresenta projeto que cria Fundo Estadual de Saúde Mental

Publicados

em

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Projeto de Lei nº 533/2026, que institui o Fundo Estadual de Saúde Mental em Mato Grosso. A proposta tem como objetivo garantir recursos permanentes para o financiamento de políticas públicas voltadas à promoção, prevenção e cuidado em saúde mental em todo o estado.

De acordo com o texto do projeto, o fundo será destinado ao custeio de ações estratégicas na área, incluindo a implantação e manutenção de serviços especializados, capacitação de profissionais, financiamento de projetos municipais, campanhas educativas e aquisição de equipamentos e insumos.

Para o parlamentar, o fortalecimento da rede de atenção psicossocial exige investimento contínuo e planejamento de longo prazo. “A saúde mental deixou de ser um tema secundário. Hoje, milhares de famílias convivem diariamente com ansiedade, depressão, sofrimento psíquico e dependência química sem acesso adequado ao atendimento público. Não podemos tratar essa crise com improviso ou ações temporárias. O Estado precisa assumir a responsabilidade de garantir financiamento permanente para cuidar das pessoas”, afirmou Barranco.

Leia Também:  Projeto que proíbe pesca de espécies como dourado será discutido em audiência de conciliação no STF

O projeto estabelece que os recursos do fundo poderão ser provenientes de dotações orçamentárias do Estado, transferências da União, convênios, parcerias institucionais, doações e outras receitas vinculadas. A proposta também determina que os recursos sejam geridos pelo órgão estadual competente, com mecanismos de transparência e prestação de contas.

Segundo Barranco, a criação de um fundo específico permitirá maior estabilidade administrativa e evitará a interrupção de programas essenciais. “Quando não existe orçamento garantido, quem sofre é a população mais vulnerável. A criação do Fundo Estadual de Saúde Mental significa dar segurança financeira para ampliar serviços, fortalecer os municípios e garantir continuidade às políticas públicas. Saúde mental não pode depender da sobra do orçamento”, destacou o deputado.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que os transtornos mentais estão entre as principais causas de incapacidade no mundo. No Brasil, índices de ansiedade e depressão cresceram significativamente nos últimos anos, ampliando a demanda por atendimento psicológico e psiquiátrico na rede pública.

Barranco defende que Mato Grosso precisa avançar na estruturação de uma política estadual sólida e permanente para enfrentar o problema. “Estamos falando de uma política pública que salva vidas. Precisamos ampliar o acesso ao cuidado psicológico, fortalecer os CAPS, investir em prevenção e oferecer suporte principalmente à juventude, aos trabalhadores e às pessoas em situação de vulnerabilidade. Esse fundo representa um passo decisivo para transformar a saúde mental em prioridade real dentro do orçamento do Estado”, concluiu.

Leia Também:  Thiago Silva cobra governador sobre campus definitivo da Unemat em Rondonópolis

A proposta, apresentada no início de maio, está agora sob análise da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Fonte: ALMT – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA