CUIABÁ
Prefeito assina ato para estudo e recuperação da área degradada por ‘lixão; Secretário Nacional destaca Cuiabá como referência
CUIABÁ
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e o secretário Nacional de Saneamento Básico do Ministério de Desenvolvimento Regional, Pedro Maranhão, assinaram na manhã desta sexta-feira (16), protocolo para estudo e recuperação da área degradada para a construção de cinquenta casas populares.
O ato foi assinado durante coletiva de imprensa em que o prefeito apresentou um cronograma de ações para a desativação do atual ‘aterro sanitário’, que funcionou por mais de três décadas ‘acumulando’ nesse período mais de 4 milhões de toneladas de resíduos.
Hoje, graças a gestão Emanuel Pinheiro, Cuiabá já conta com os serviços daempresa Orizon Valorização de Resíduos, responsável em operacionalizar o novo aterro, o Ecoparque Pantanal). A capital conta com um arrojado planejamento a ser cumprido até março de 2024, que abarca a ampliação da coleta seletiva, assim como a instalação de oito de ecopontos, além de um centro de triagem mecanizada para as cooperativas de recicláveis.
A normativa que prevê diagnóstico especializado da área degradada institui parceria entre a Prefeitura de Cuiabá com a Secretaria Nacional de Saneamento e Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais- ABRELC.
“Com esse protocolo, será iniciado estudo técnico e de impacto ambiental, do atual aterro, onde os resíduos sólidos têm sido descartados de forma irregular há mais de trinta anos. Agradeço o incentivo e apoio para encerramento do atual aterro da Secretaria Nacional, uma vez que, será mais um avanço que a Prefeitura irá proporcionar à população. Além também de proporcionar melhores condições de vida e de trabalhadores aos catadores de recicláveis”, disse o chefe do Executivo Municipal.
Durante o ato de apresentação do cronograma de desativação do atual aterro sanitário, o secretário Nacional de Saneamento Básico, Pedro Maranhão, exaltou a importante iniciativa do prefeito Emanuel Pinheiro que teve a coragem e aceitou o desafio em fazer essa grande mudança. O assunto começou a ser discutido há pouco mais de um ano após interesse por parte do prefeito em tomar a decisão política.
“Com essa atitude, de desativar o atual lixão, Cuiabá servirá de exemplo para outras cidades pois, desativar um sistema em andamento há mais de três décadas não é uma decisão fácil. Vou encerrar a minha gestão com mais esse compromisso e desafio cumpridos. Além do mais, estamos tratando de vidas que dependem desse trabalho para sobreviver. Essa transformação representa inclusão dos catadores que passam a ser agentes de recicláveis, o que representa mais educação, saúde e elevação da auto estima”, ponderou o secretário.
O prêmio recentemente recebido pelo prefeito em São Paulo, concedido pelo Instituto Trata Brasil, na categoria inovação e tecnologia, foi rememorada pelo secretário nacional.
“Tive a oportunidade de fazer a abertura do evento e saber que o prefeito cumpriu com o que havia prometido sobre a universalização da água e esgoto em Cuiabá. Estamos registrando um marco regulatório em saneamento, que servirá de exemplo educacional para outras cidades. Estou muito contente”, afirmou Pedro.
Dados apontam registros de que existem mais de100 milhões de pessoas sem esgoto. Outras, 35 milhões sem água tratada e a existência de dois mil lixões espalhados no país, descreveu o secretário.
“Além de ofertar melhores condições de trabalho, com ambientes adequados e corretos, o prefeito solicitou e nós conseguimos. 50 novas casas populares serão construídas. A gestão Emanuel Pinheiro está de parabéns com mais essa virada de chave”, destacou Pedro.
Na capital, mais de 442 km de rede de esgoto foram implantadas, de 2017 a 2022. “Sou mais uma vez agradecido pela rica oportunidade em estar à frente do comando da administração da terra em que nasci. Até o final do meu segundo mandato vou entregar Cuiabá à população muito melhor do que quando recebi. Parcerias como essa contribuem para o efetivo cumprimento das ações previstas em meu plano de governo. A desativação do atual aterro e a ativação por meio de um processo licitatório para contratação de uma empresa especializada, a Orizon Valorização de Resíduos, que será responsável em operar a Ecoparque Pantanal ,pelo gerenciamento dos resíduos, é mais um passo dos grandes avanços que ainda teremos na nossa querida e estimada Cuiabá”, finalizou o prefeito.
ECOPARQUE PANTANAL – CUIABÁ
Com investimento de R$ 81 milhões, a Orizon Valorização de Resíduos já opera o Ecoparque Pantanal, o primeiro da região Centro-Oeste voltado para dar destinação ambientalmente adequada aos resíduos descartados por mais de 1 milhão de pessoas. Isso significa uma importante contribuição para a preservação de um dos maiores ecossistemas do planeta, porta de entrada para o Pantanal.
O ecoparque é a única área licenciada para recebimento dos resíduos, um volume que chega a 145 mil toneladas por ano. Essa planta tem tecnologia de ponta, seguindo as melhores práticas internacionais, para extrair o máximo valor dos resíduos com separação mecânica e reciclagem, além de geração de combustível derivado de resíduo, tornando a região um pólo de atração da indústria conectada à economia circular. O ecoparque também vai gerar energia renovável e créditos de carbono.
Os resíduos que não puderem ser reaproveitados serão destinados em células de encapsulamento construídas com dutos para captação de gás. A companhia prevê transformar em energia cerca de 13 milhões de metros cúbicos de metano – gás altamente poluente. Isso equivale à retirada de 45 mil carros das ruas ou ao plantio de 1,2 milhão de árvores, garantindo a geração de 170 mil créditos de carbono por ano.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Agricultura familiar garante mais de 4 toneladas de alimentos para famílias atendidas na Semana do Migrante
A Secretaria Municipal de Agricultura contribuiu para fortalecer as ações de segurança alimentar da 41ª Semana do Migrante, realizada pelo Centro Pastoral para Migrantes (CPM), em Cuiabá, por meio do apoio logístico ao transporte de alimentos produzidos pela agricultura familiar. A iniciativa possibilitou a entrega de mais de quatro toneladas de frutas, verduras e hortaliças destinadas às famílias migrantes em situação de vulnerabilidade social atendidas pela instituição.
Celebrada nacionalmente entre os dias 14 e 21 de junho, a Semana do Migrante tem como tema neste ano “Migração e Moradia: Eu não tenho onde morar”. Em Cuiabá, a programação reúne diversos órgãos públicos e entidades parceiras para oferecer serviços de cidadania, inclusão social, orientação profissional, assistência social, saúde e segurança alimentar.
A participação da Secretaria Municipal de Agricultura ocorreu por meio da articulação entre produtores da agricultura familiar, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Centro Pastoral para Migrantes, garantindo o escoamento da produção e a chegada dos alimentos às famílias beneficiadas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Vicente Falcão, o apoio logístico atende a uma orientação da gestão municipal para fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar e dar suporte aos pequenos produtores rurais.
“O apoio logístico aos produtores da agricultura familiar na Semana do Migrante atende a uma orientação do prefeito Abilio Brunini. Muitas comunidades ficam distantes e os produtores não possuem transporte próprio. A Secretaria de Agricultura está à disposição para garantir a entrega das mercadorias em programas como o PAA e o PNAE, fortalecendo as políticas de segurança alimentar”, afirmou.
O secretário destacou ainda que diversas comunidades rurais, localizadas entre 30 e 50 quilômetros da área urbana, dependem desse suporte para comercializar sua produção.
“Nossa preocupação é garantir condições para que esses agricultores possam entregar seus produtos. É gratificante ver a agricultura familiar produzindo e contribuindo diretamente para ações de segurança alimentar”, acrescentou.
De acordo com o coordenador das Feiras da Secretaria Municipal de Agricultura, Luís Alberto Rodrigues Leite, cerca de três toneladas de alimentos foram fornecidas por produtores vinculados à Associação Maria Terra, formada por 25 mulheres agricultoras das comunidades Terra Vermelha, Pai Joaquim, Serra das Laranjeiras, Casulo, Bocaival, Monjolo e região dos distritos da Guia e do Águaçu.
Além desse volume, mais de uma tonelada de alimentos foi entregue por produtoras da comunidade Serra das Laranjeiras, também participantes do projeto Maria Terra. Entre os produtos destinados à ação estão mandioca, mamão, limão, quiabo, jiló, alface e cebolinha.
Segundo Luís Alberto, o trabalho da Secretaria consistiu em disponibilizar veículos e organizar a logística necessária para buscar os alimentos nas comunidades rurais e transportá-los até o Centro Pastoral para Migrantes.
“O nosso apoio fortalece os produtores porque, sem essa estrutura, eles teriam custos adicionais com frete, reduzindo sua renda. A Secretaria realiza as viagens necessárias para garantir que a produção chegue ao destino e cumpra sua finalidade social”, explicou.
O coordenador informou ainda que novas entregas estão programadas até o fim do mês, ampliando o alcance da ação e reforçando o atendimento às famílias assistidas pelo Centro Pastoral para Migrantes.
Coordenador da Semana do Migrante e diretor do Centro Pastoral para Migrantes, o padre Mauro Verzeletti já havia destacado a importância da atuação conjunta entre instituições públicas e entidades da sociedade civil para atender a população migrante que vive em Mato Grosso. Segundo ele, o Centro Pastoral acolheu mais de 1.200 migrantes desde o início do ano passado, oferecendo hospedagem, alimentação e apoio para a inserção social e econômica dessas famílias.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

