MATO GROSSO
Assistência Farmacêutica da SES distribui insulina para cerca de sete mil pacientes no Estado
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica, reforça o compromisso com a assistência aos pacientes diabéticos, especialmente por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).
O CEAF distribui, de forma gratuita, insulinas de ação lenta e ultrarrápida para o tratamento da diabetes mellitus tipos 1 e 2, que atendem a cerca de sete mil pacientes em todo o Estado.
Atualmente, a insulina de ação lenta, essencial para o controle contínuo da glicemia, beneficia 4.079 pacientes ativos em Mato Grosso. Destes, uma parcela significativa é diagnosticada com diabetes tipos 1 e 2. A prescrição da insulina de ação lenta é feita de acordo com os critérios clínicos estabelecidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.
Para o controle das hiperglicemias pós-prandiais, a insulina ultrarrápida é indicada tanto para o diabetes tipo 1 quanto para o tipo 2. Neste caso, são 2.836 pacientes beneficiados no Estado. O tratamento possibilita um controle mais rápido da glicemia depois das refeições e oferece um manejo mais eficaz para evitar complicações agudas ou crônicas da doença.
“Essa estrutura de assistência e o empenho das equipes da SES em Mato Grosso avançam na atenção integral aos pacientes diabéticos, oferecendo acesso a medicamentos essenciais e promovendo a qualidade de vida desses usuários”, declarou a secretária Adjunta de Unidades Especializadas, Caroline Dobes.
O diabetes é uma doença causada pela falta de produção ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose (açúcar) no sangue e garante energia para o organismo.
Produzida pelo pâncreas, a insulina tem a função de quebrar as moléculas de açúcar e transformá-las em energia para a manutenção das células do organismo. A doença pode levar a complicações graves no coração, artérias, olhos, rins e nervos se não for tratada adequadamente.
Tipos de Diabetes
Existem quatro tipos de diabetes:
– Diabetes Tipo 1: geralmente hereditária, caracterizada pela não produção ou produção baixíssima de insulina pelo pâncreas.
– Diabetes Tipo 2: mais comum, ocorre quando o corpo se torna resistente à insulina ou não a produz em quantidade suficiente.
– Diabetes Insípido: um tipo raro que não está relacionado à insulina, mas sim ao equilíbrio de água no organismo.
– Diabetes Gestacional: ocorre durante a gravidez, geralmente devido ao ganho rápido de peso.
Alguns sintomas comuns do diabetes incluem fome frequente, sede constante, vontade de urinar com frequência, perda de peso, fraqueza, fadiga e mudanças de humor. Ao apresentar alguns desses sintomas, é importante procurar auxílio médico para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Judiciário marca presença em capacitação sobre controle social na Saúde dos municípios
O juiz auxiliar da Presidência, secretário-geral do Tribunal de Justiça e coordenador do Comitê Estadual de Saúde no âmbito do Judiciário, juiz Agamenon Alcântara Moreno Júnior, participou da abertura da capacitação “Governança e Monitoramento dos Planos”, realizada pela Superior de Contas do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT.
“Quando se fala em capacitação a gente tem que dar a devida importância porque, a partir da capacitação dos gestores, dos órgãos de controle, você tem dados, tem melhores elementos para não só controlar, mas para auxiliar os gestores que estão lá na ponta, evitando-se, consequentemente, uma judicialização e permitindo que o serviço de saúde seja melhor prestado”, afirma o magistrado.
Agamenon Alcântara destaca que, em sua atuação à frente do Comitê Estadual da Saúde, tem tido a oportunidade de estar constantemente em debate com os secretários da Saúde do Estado, de Cuiabá e de Várzea Grande. “A gente percebe uma vontade muito grande dos gestores de trazer para a população uma saúde mais eficiente, mais rápida, mas, evidentemente há dificuldades, que todos que fazem parte do sistema têm que identificar e, dentro da possibilidade de cada um, buscar uma melhoria. O SUS é um sistema importante do nosso país, que atende à população, mas, como todo sistema, tem melhorias que devem ser constantemente vistas e implementadas”, comenta.
A capacitação está sendo realizada entre os dias 23 e 25 de junho, e é voltada aos conselheiros municipais, gestores e representantes da sociedade civil. Representando o Poder Judiciário de Mato Grosso
O presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas) do Tribunal de Contas, conselheiro Guilherme Maluf, ressaltou a importância do controle social como instrumento para aproximar a gestão pública da realidade dos municípios e das necessidades da população. “O controle da saúde pública não se faz apenas a partir dos gabinetes, dos relatórios ou dos sistemas de informação. Ele se fortalece, sobretudo, no território, onde a política pública acontece e onde a população percebe, de forma concreta, os resultados.
Autor: Celly Silva
Fotografo:
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]


