CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Katiuscia reforça a urgência de ampliar os atendimentos nas unidades de acolhimento

Publicados

CUIABÁ

18/03/2025
Katiuscia reforça a urgência de ampliar os atendimentos nas unidades de acolhimento
Carolina Miranda – Assessora de Imprensa da Vereadora Katiuscia Manteli
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (18), a primeira-secretária, vereadora Katiuscia Manteli, reforçou a importância da ampliação do atendimento nos espaços de acolhimento voltados às mulheres vítimas de violência doméstica, no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
Com essa proposta, a primeira-secretária da Câmara busca amparar essas mulheres, ampliando o tipo de atendimento. Atualmente, essas unidades atendem exclusivamente essas mulheres as mães que perderam os filhos de forma brutal ficam desamparadas.&nbsp
“É necessário também oferecer apoio àquelas mães que perdem seus filhos por acidente ou suicídio. Sabemos do empenho da Secretaria da Mulher, da Secretaria de Assistência Social, da nossa primeira-dama, vereadora Samantha, e do prefeito Abílio em dar suporte às famílias. Nos solidarizamos profundamente com a senhora Ana Paula, mãe de nossa pequena Emily, que teve seu filho tirado ainda em vida”, pontuou.&nbsp
Momentaneamente, a unidade de acolhimento está com os atendimentos suspensos para pequenos reparos, conforme orientação do Ministério da Saúde.&nbsp
“Peço a compreensão dos nobres pares para que possamos agilizar a tramitação desse projeto, para que ele seja votado rapidamente e, assim, o espaço de acolhimento da mulher esteja pronto o quanto antes e possa ampliar o acesso”, concluiu.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Alunos de escola municipal visitam Horto Florestal e ampliam conhecimentos sobre a educação ambiental

Propaganda

CUIABÁ

UPA Morada do Ouro registra vazamentos pontuais, mas mantém atendimentos normais

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que pontos isolados da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro registraram vazamentos de água durante a forte chuva. A situação ocorreu em razão da obra de substituição completa do telhado e das calhas da unidade, iniciada no fim de maio e ainda em execução. O caso foi registrado na noite de segunda-feira (22).

Como parte da reforma, alguns trechos da cobertura permanecem temporariamente abertos para a troca das telhas, calhas e demais estruturas do telhado. Nesses locais, a ocorrência de chuvas intensas pode provocar infiltrações pontuais, situação considerada possível durante esse tipo de intervenção.

Apesar dos vazamentos, nenhum atendimento foi comprometido. A UPA permaneceu funcionando normalmente durante toda a noite e segue operando nesta terça-feira (23), sem interrupção de consultas, exames ou atendimentos de urgência e emergência. Os consultórios, salas de exames e demais setores assistenciais não foram afetados, garantindo a continuidade da assistência prestada à população.

Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Secretaria Adjunta de Atenção Secundária, juntamente com a empresa responsável pela execução da obra, estiveram na unidade realizando os reparos necessários e acompanhando a evolução dos serviços para restabelecer completamente as áreas atingidas.

Leia Também:  CTUMADA delibera sobre PL em defesa dos animais

A escolha do período para execução da reforma levou em consideração as condições climáticas da região. Historicamente, o mês de junho, início do inverno, é marcado pelo período de estiagem no Centro-Oeste, com baixo volume de chuvas, sendo considerado o momento mais adequado para intervenções em coberturas. No entanto, as precipitações registradas nos últimos dias foram atípicas para esta época do ano.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a manutenção é uma obra estrutural necessária e que a resposta das equipes foi imediata.

“Estamos realizando uma intervenção importante e aguardada há anos. Durante a substituição completa do telhado e das calhas, é possível que ocorram situações pontuais como essa, especialmente diante de uma chuva fora do padrão esperado para esta época do ano. Assim que identificamos os vazamentos, nossas equipes e a empresa responsável foram acionadas e já estão trabalhando no local. O principal é que nenhum atendimento foi interrompido e a população continuou sendo assistida normalmente”, afirmou.

A necessidade das melhorias foi identificada durante visita técnica realizada em abril deste ano pela secretária Deisi Bocalon e pelo secretário adjunto Odair Mendonça. Na ocasião, foram levantadas as principais demandas estruturais da UPA Morada do Ouro e iniciado o planejamento de uma ampla reforma.

Leia Também:  Eduardo Magalhães parabeniza a aprovação de projetos de lei que devem impactar o desenvolvimento de Cuiabá

“A troca do telhado é uma intervenção de grande porte, necessária para solucionar problemas estruturais antigos. A obra segue dentro do cronograma e está sendo acompanhada diariamente pela equipe técnica para garantir a segurança da unidade e a continuidade dos atendimentos”, disse o secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonsa.

Além da substituição do telhado e das calhas, o projeto contempla a reestruturação dos banheiros, troca de portas, pintura geral, reforço na limpeza e instalação de exaustores, promovendo melhores condições para pacientes e profissionais.

A UPA Morada do Ouro realiza, em média, 400 atendimentos por dia e conta com sete médicos de plantão, sendo dois pediatras e cinco clínicos gerais, além de profissionais que atuam no box de emergência e médicos visitadores, garantindo assistência contínua à população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA