POLITÍCA MT
Deputado Chico Guarnieri destina R$ 1,2 milhão para Barra do Bugres
POLITÍCA MT
Chico Guarnieri (PRD) chega a 100 dias do mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) atuando pela região do Médio-Norte. Durante o período, o parlamentar destinou R$ 1,2 milhão, em emenda parlamentar, para Barra do Bugres, além de mais de 200 proposituras legislativas. O deputado estadual assumiu a vaga deixada por Cláudio Ferreira (PL) eleito prefeito de Rondonópolis, em 2024.
Dessa quantia, R$ 1 milhão será empregado em obras de pavimentação do município e o restante (R$ 200 mil) será empregado para a compra de computadores para a Saúde municipal que está com os equipamentos defasados. “Esse é apenas o começo do nosso trabalho e faremos muito mais pela nossa região e por nosso Estado”, garante o parlamentar.
Quanto aos projetos de Lei apresentados, uma das suas primeiras propostas levadas ao plenário em 2025 prevê a valorização de agentes comunitários de saúde (ACS) e de endemias (ACE) ao propor a criação de um núcleo técnico específico para auxiliar os municípios na regulamentação desses cargos (PL 33/2025). O parlamentar explica que apesar de uma decisão normativa do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), de outubro de 2023, muitos municípios ainda não realizaram esse procedimento regulamentador, então, o projeto de Lei tem como objetivo tornar real essa regulamentação.
No campo social, o parlamentar propôs a concessão do benefício de meia-entrada a quem doar cabelos para a confecção de perucas para pessoas em tratamento do câncer (PL 390/2025) e também, a inclusão de informações em materiais didáticos para conscientização dos alunos da rede pública de ensino sobre a doação de órgãos (PL 94/2025).
Já o cenário preocupante ocasionado pelos altos números de registros de arboviroses causadas pelo mosquito Aedes aegypti, levou o parlamentar a propor uma ação que incentive a vacinação contra a dengue, assim surgiu o projeto “Escola Livre da Dengue” (PL 337/2025).
No período, Chico Guarnieri também assumiu presidência da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia Legislativa onde propôs a política de incentivos e capacitações para o empreendedorismo sênior, ou seja, para pessoas a partir de 60 anos. O objetivo é incentivar o público idoso a abrir seu próprio negócio.
“Vamos trabalhar pelo desenvolvimento da indústria em nosso Estado e também na criação de políticas públicas que incentivem o turismo e o comércio, bem como a inovação e tecnologia”, disse Chico Guarnieri, responsável por propor e presidir a Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação.
O parlamentar continua o trabalho iniciado em 2023, à época em que era suplente. Desde esse período, tem acompanhado a pavimentação da MT-247, que liga Barra do Bugres a Lambari D’Oeste, iniciada em fevereiro de 2025 que é resultado da articulação política de Guarnieri. O deputado estadual também monitora a execução das obras do Hospital Municipal Roosevelt Figueiredo Lira, em Barra do Bugres.
“Estamos recebendo as demandas do nosso município e cidades vizinhas, representando o Médio-Norte de maneira atuante e contabilizando vitórias para a população. Continuaremos buscando desempenhar o melhor trabalho possível em prol do nosso Estado”, reforça Chico Guarnieri.
Fonte: ALMT – MT
POLITÍCA MT
Comissão de Fiscalização debate resultados do Relatório Anual de Gestão de 2025 em audiência pública
A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) da Assembleia realizou audiência pública para apresentação do Relatório Anual de Gestão (RAG) de 2025 na tarde desta quinta-feira (25). A exposição foi feita pelo representante da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Executivo estadual, Sandro Brandão.
O documento avalia anualmente a execução dos programas, indicadores e ações previstos no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e integra a prestação de contas do governo estadual. Durante a audiência, foram apresentados os resultados consolidados da gestão referentes ao exercício de 2025, abrangendo áreas como educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente, segurança pública, transformação digital e responsabilidade fiscal.
Segundo Sandro Brandão, o relatório apresentado representa o acompanhamento de metade do ciclo do atual PPA e permite verificar o cumprimento das metas estabelecidas para o período. “A gente vai conseguir identificar as atividades, as ações e as entregas que foram realizadas no ano de 2025. É um acúmulo de um grande planejamento que é feito até 2027”, afirmou.
Brandão destacou que o documento demonstra como o Estado vem articulando políticas públicas para ampliar sua capacidade de entrega à população. “O que a gente vai mostrar é como o [governo do] estado criou capacidade envolvendo a articulação dessas políticas públicas para poder entregar valor para a sociedade”, explicou.
Entre os destaques apresentados estão os avanços na educação, apontada pelo secretário adjunto como uma das áreas de melhor desempenho do governo. Segundo ele, os resultados são consequência de um conjunto de ações voltadas à melhoria da infraestrutura escolar, qualificação dos profissionais e ampliação do acesso à tecnologia. “Hoje Mato Grosso está numa posição muito mais favorável do que quando nós iniciamos. É o resultado de todas as políticas que foram feitas na Secretaria de Educação”, avaliou.
Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Os dados do relatório mostram que o governo alcançou 98% das metas dos indicadores estratégicos previstos para o período, executou 91% das ações planejadas e atingiu 97% de execução financeira dos recursos previstos para 2025. O documento também registra resultados em áreas como regularização fundiária, infraestrutura rodoviária e digitalização dos serviços públicos.
Presidente da comissão, o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) destacou que o RAG é uma ferramenta essencial para acompanhar a execução do planejamento governamental. “O relatório apresenta para a sociedade quais são essas mudanças e qual é o rumo para os quatro anos de uma gestão. É assim que a sociedade vai acompanhando todos os resultados”, afirmou.
Avallone também ressaltou a importância do trabalho técnico desenvolvido pelas equipes de planejamento do Estado. “As pessoas não veem, não reconhecem, mas essas equipes trabalham pensando em como alcançar as metas anunciadas. Elas têm que colocar tudo isso no orçamento, em ações e metas, e fazem isso com muita competência”, declarou.
O parlamentar ainda destacou o esforço para aproximar a população das discussões orçamentárias. Segundo ele, iniciativas como o Orçamento Mulher ajudam a tornar um tema técnico mais acessível. “O orçamento é uma peça muito distante da sociedade. O que nós temos tentado fazer é transformar uma peça técnica em um entendimento popular, para que as pessoas possam participar mais dela”, disse.
A audiência contou com a participação de representantes da sociedade civil. A presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, Tânia Regina de Matos, apresentou questionamentos relacionados ao Orçamento Mulher e às políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres.
Segundo ela, o interesse pelo tema surgiu após um processo de capacitação voltado ao controle social do orçamento público. “Nós buscamos entender o orçamento para que as mulheres pudessem dominar essa ferramenta e exercer efetivamente o controle social”, explicou.
Tânia afirmou que, após a análise prévia do relatório, o grupo identificou pontos que merecem maior esclarecimento. Entre eles, os indicadores relacionados à violência de gênero. “O feminicídio foi o único indicador que aumentou. Não faz sentido um estado que se diz campeão de prosperidade não planejar políticas públicas, ou planejar mal políticas públicas, para diminuir a violência contra a mulher”, argumentou.
Ela também relacionou o debate aos avanços registrados na área da educação e defendeu a criação de indicadores que permitam medir os resultados das ações de conscientização nas escolas. “A gente quer saber qual vai ser o indicador de que realmente essa temática está sendo absorvida pelos alunos das escolas públicas aqui do Estado de Mato Grosso”, questionou.
Transparência – Outro destaque da audiência foi a apresentação de uma plataforma digital baseada em inteligência artificial, desenvolvida pela Seplag para facilitar o acesso da população ao conteúdo do relatório. De acordo com Brandão, a ferramenta permite que qualquer cidadão consulte informações sobre políticas públicas em linguagem simples. “Qualquer cidadão mato-grossense pode perguntar o que foi feito para as mulheres, para os idosos, para a saúde ou para determinada região, e a plataforma apresenta essas informações de forma simples e acessível”, explicou. Acesse neste link.
Brandão definiu o Relatório Anual de Gestão como uma das principais ferramentas de avaliação da administração estadual. “O RAG fecha o ciclo do planejamento. Ele mostra o que foi planejado, o que recebeu orçamento e o que efetivamente foi realizado. É, na minha opinião, o documento mais importante que o governo entrega à sociedade”, concluiu.
Fonte: ALMT – MT


