CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Desembargador e advogados tomam posse como juízes-membros do TRE-MT

Publicados

MATO GROSSO

Um desembargador e três advogados tomaram posse como juízes-membros do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), na manhã desta quinta-feira (22.05), no Plenário do órgão, em Cuiabá. Durante a sessão solene, também foi apresentada a nova composição do Pleno para o biênio 2025-2027.

Tomaram posse o desembargador Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro (juiz-membro substituto – categoria desembargador), e os advogados Pérsio Oliveira Landim (juiz-membro titular – categoria jurista); Raphael de Freitas Arantes (juiz-membro titular – categoria jurista); e Marcelo Alexandre Oliveira da Silva Morgado (juiz-membro substituto – categoria jurista).

Após a assinatura dos termos de posse e leitura dos termos de compromisso pelos empossandos, as autoridades presentes os parabenizaram pelos cargos assumidos no Pleno do TRE-MT.

A procuradora regional eleitoral substituta, Thereza Luiza Fontenelli Costa Maia, destacou que a posse marca a união entre a experiência e a inovação junto à Justiça Eleitoral. “Temos dois dos novos membros que são veteranos, o desembargador Saboia e o Dr. Pérsio, e acredito que a experiência ajudará bastante. E também creio que os que ingressam agora pela primeira vez irão engrandecer o Tribunal. Que os trabalhos se desenvolvam da melhor forma e que possamos cumprir as nossas missões de acordo com o que prevê a Constituição”.

O juiz-membro decano do TRE-MT, Edson Dias Reis, fez um destaque ao juiz-membro empossado, Raphael Arantes, e também deu boas-vindas aos demais. “Sua trajetória pessoal e profissional revela, não apenas um jurista comprometido com a Justiça e o Estado Democrático de Direito, mas também um homem de fé, valores sólidos e amor pela sua terra. Com mais de duas décadas de advocacia, Dr. Raphael não chega a esta Casa como um estranho em seus corredores. Ao contrário disso, é alguém que conhece a alma desse Tribunal, teve a honra de atuar como assessor da Corregedoria, vice-presidência e presidência, entre os anos de 2005 e 2008, especialmente ao lado do desembargador Antônio Bitar Filho, que muito nos honra com sua presença. Para nós, a posse de todos os membros hoje representa o fortalecimento do ideal de Justiça Eleitoral, técnica, ética, comprometida com a democracia e com a lisura dos pleitos. Desejamos uma jornada profícua, inspirada neste novo ciclo, que suas decisões sejam justas e sensíveis ao clamor da cidadania”.

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, a escolha de um jurista para compor o TRE-MT é a expressão do compromisso da Constituição Federal com uma Justiça plural, em que a advocacia, como função essencial à administração da justiça, contribui diretamente para o fortalecimento da democracia. “A OAB-MT sente-se representada pelos nomes que traduzem o espírito público, a competência técnica e o equilíbrio que esse Tribunal exige. Desejo êxito nessa nobre missão que se inicia agora. Tenho certeza de que os novos membros irão contribuir, e muito nos honra tê-los como representantes da advocacia”.

Leia Também:  Contas de Terra Nova do Norte e Vila Bela da Santíssima Trindade recebem parecer favorável do TCE

Representando o Governo do Estado de Mato Grosso, o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia, destacou a satisfação em participar deste momento. “É satisfatório ver essa Corte completa, com seus juízes titulares e substitutos, para que possamos, juntos, conduzir um processo eleitoral que se avizinha, num ambiente cada dia mais complexo. Nos colocamos à disposição, respeitando a autonomia dos Poderes, para fazermos um processo eleitoral limpo, justo e isento”.

O novo juiz-membro titular, Raphael Arantes, disse que considera um retorno ao TRE-MT, já que atuou anteriormente como assessor em anos anteriores. Em um discurso emocionado, ele agradeceu aos familiares e aos presentes. “Este é um momento muito importante, agradeço a meus pais, aos quais eu devo tudo, meus valores, minha vida. Também agradeço à minha família, esposa e filhos, que são meus tesouros. Faço, também, um reconhecimento público a todos os servidores e servidoras, em nome da minha mãe, que muito se dedicou à Justiça Eleitoral e se aposentou nessa Casa”, frisou.

Em seguida, o juiz-membro titular empossado, Pérsio Oliveira Landim, cumprimentou a todos, especialmente os que o apoiaram na conquista da vaga. “Agradeço à minha família, amigos, autoridades presentes, primeiros clientes da advocacia, desembargadores e juízes que me acompanharam desde o início no Direito Eleitoral, aos servidores dessa Casa e amigos que adquiri. Recebo com humildade e profundo senso de responsabilidade a missão o cargo de juiz-membro do TRE-MT. Que não me falte sabedoria”.

Também empossado, o juiz-membro substituto, desembargador Luiz Saboia Ribeiro, agradeceu à família, especialmente sua mãe, dona Candelária, que estava presente na solenidade, além de esposa e filhos. “É por eles que me comprometo a exercer essa magistratura com a máxima dedicação. Além da desinformação e das novas tecnologias, cito como desafio a necessidade de harmonizar a liberdade de expressão com a integridade do pleito eleitoral, e a constante necessidade de adaptação normativa às transformações sociais. Me comprometo e conclamo a que nós, todos os membros, substitutos e efetivos, possamos construir uma Justiça Eleitoral cada vez mais próxima do cidadão, mais eficiente e mais transparente em suas decisões”.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate 24 incêndios florestais nesta terça-feira (16)

O juiz-membro substituto, agora empossado, Marcelo Morgado, focou o discurso na defesa dos princípios da democracia e da Constituição Federal. “A Justiça Eleitoral é um dos agentes garantidores do Estado democrático. É com muita honra e promessa de extrema dedicação que me coloco à disposição dessa douta Corte, para quando for convocado, na condição de juiz-membro substituto – classe jurista, esteja preparado para cumprir meu papel de julgador com zelo, isenção, independência e integridade”, assegurou, complementando com agradecimentos à família e amigos.

Ao fazer os cumprimentos, a presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, ressaltou a imparcialidade da Justiça Eleitoral. “Somos impessoais, trabalhamos dentro da legalidade, é o que a sociedade pode esperar de nós. Vamos conversar com todos que compõem o Estado democrático de Direito. E vamos em busca de manter o Selo Diamante deste Tribunal, com excelência. Contamos com a cooperação dos demais órgãos e instituições, porque não se faz nada sozinho. Temos um Tribunal com servidores e servidoras preparados e reconhecidos pelo excelente trabalho, assim como o Pleno, agora completamente formado. Saúdo a todos os presentes e os agora empossados”.

O vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-MT, desembargador Marcos Henrique Machado, parabenizou os empossados e reafirmou o compromisso com a Justiça Eleitoral. “Quero saudar a todos os empossados. É uma alegria muito grande. Quero crer que suas palavras reforçam este coro muito forte, que aqui nós temos consciência dessa hibridez que a Justiça Eleitoral representa. Tribunal não é decisão monocrática, Tribunal não é individualidade, Tribunal envolve um contexto, uma comunhão e é isso que nós temos buscado, eu e a desembargadora Serly. Quero reafirmar meu compromisso de convergência, de absoluta lealdade e transparência e ética”.

Jornalista: Nara Assis

Fotos: Josi Dias (TJMT)

#PraTodosVerem: Foto principal que mostra os integrantes do Pleno do TRE-MT, todos de pé, vestindo toga preta, no Plenário. Ao final da matéria, tem mais fotos da solenidade de posse.

1/ Galeria de imagens

Fonte: TRE – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Projeto de Barra do Garças que previne violência doméstica é selecionado para o Prêmio Innovare 2026

Publicados

em

Arte de divulgação da 23ª edição do Prêmio Innovare, premiação que reconhece práticas inovadoras no sistema de Justiça brasileiroO projeto Homens que Cuidam, desenvolvido pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Barra do Garças em parceria com a Prefeitura Municipal, foi selecionado para concorrer à 23ª edição do Prêmio Innovare. A iniciativa se destaca por colocar os homens no centro das ações de prevenção à violência doméstica, por meio de atividades educativas que estimulam a reflexão sobre masculinidade, saúde emocional, autocuidado e relações familiares.

Lançado no final de 2025 e executado desde março deste ano, o projeto reúne o Poder Judiciário, a Prefeitura de Barra do Garças, forças de segurança, escolas, lideranças religiosas e outros atores sociais para desenvolver ações educativas voltadas ao público masculino. As atividades incluem palestras, encontros educativos e a integração com o Grupo Reflexivo para Homens (GRH), ampliando as estratégias de prevenção. A proposta é atuar antes que a violência aconteça, levando ações de conscientização a diferentes espaços da comunidade e incentivando mudanças de comportamento desde a infância até a vida adulta.

Idealizador da iniciativa, o juiz Marcelo Sousa Melo Bento de Resende, que atua na Segunda Vara Criminal da Comarca, com competência em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, explica que o projeto nasceu da constatação de que o machismo produz consequências não apenas para as mulheres, mas também para os próprios homens.

Juiz Marcelo Sousa Melo Bento de Resende apresenta o projeto Homens que Cuidam durante palestra em Barra do Garças.“O machismo não afeta só as mulheres. Homens têm expectativa de vida menor, bebem mais, cometem mais homicídios e são maioria na população carcerária. E, para cuidar da família, esse homem precisa, antes, cuidar de si próprio. Ele precisa perceber o risco que esse comportamento traz para a própria vida”, contextualiza.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre ordens judiciais contra suspeitas de agiotagem em Cuiabá

Segundo o magistrado, campanhas tradicionais costumam estimular a mudança de comportamento em benefício da mulher ou da família. Na avaliação dele, esse modelo nem sempre é suficiente para provocar transformações efetivas. Por isso, o projeto busca mostrar aos homens os benefícios pessoais de abandonar padrões machistas, como a melhoria da saúde física e emocional, dos relacionamentos familiares e da qualidade de vida.

As atividades abordam temas como masculinidade, construção social dos papéis de gênero, influência da chamada “machosfera”, radicalização em ambientes digitais, manejo da raiva, reconhecimento e regulação das emoções, saúde do homem, autocuidado, parentalidade e os impactos do consumo abusivo de álcool.

A iniciativa estreou com uma palestra em uma escola da rede municipal de ensino. Em seguida, foi realizada uma reunião de alinhamento com representantes das instituições parceiras para definir as estratégias de atuação conjunta. A partir dessa articulação, o projeto passou a ser implementado em diferentes espaços da comunidade. Uma das ações ocorreu no destacamento do Cindacta, reunindo militares da Aeronáutica em uma palestra sobre masculinidade e prevenção da violência doméstica. Outra foi realizada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia, onde cerca de 100 estudantes, entre homens e mulheres, participaram de um debate sobre igualdade de gênero, relações saudáveis e prevenção da violência. O projeto também deu início a um ciclo de três palestras voltadas aos servidores do sexo masculino da Prefeitura de Barra do Garças.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate 24 incêndios florestais nesta terça-feira (16)

Outra frente do projeto é a integração com GRHs, conduzidos pela Segunda Vara Criminal. Além dos participantes encaminhados judicialmente, os encontros passaram a admitir a participação voluntária de homens interessados em refletir sobre seus comportamentos e prevenir situações de violência.

“O fato de homens procurarem espontaneamente o Grupo Reflexivo mostra que estamos conseguindo ampliar o alcance da prevenção. Nossa intenção é chegar antes da violência, oferecendo um espaço de reflexão e mudança de comportamento”, avalia o juiz.

Prêmio Innovare – Criado em 2004, o prêmio reconhece e dissemina práticas que contribuem para o aprimoramento do sistema de Justiça brasileiro, independentemente de alterações legislativas. Ao longo de sua trajetória, a premiação já analisou mais de 10 mil práticas desenvolvidas em todos os estados do país, consolidando-se como uma das principais vitrines de iniciativas inovadoras da Justiça brasileira.

Autor: Alcione dos Anjos

Fotografo:

Departamento: Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA