BRASIL
Governo Federal amplia cargos da Agência Nacional de Mineração
BRASIL
O Governo Federal publicou, nesta sexta-feira (13/06), o Decreto nº 12.505 de 12 de junho de 2025, que amplia de 254 para 318 o número de cargos da Agência Nacional de Mineração (ANM). A medida é resultado das ações coordenadas pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para fortalecer a capacidade do Estado na regulação e fiscalização de um dos setores mais importantes para a economia brasileira. Recentemente, também foram anunciadas outras medidas, como realização de concurso público e equiparação salarial.
“Estamos empenhando esforços para corrigir distorções e fortalecer a ANM. Essa é uma medida estratégica deste governo para tornar a fiscalização mais eficaz e beneficiar as brasileiras e brasileiros, garantindo mais segurança para as comunidades e para o meio ambiente. Com a ANM mais forte, vamos também ampliar o atendimento aos municípios e proporcionar o aumento da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM)”, destacou o ministro Alexandre Silveira.
De acordo com o decreto, o número de unidades de Cargo Comissionado Executivo (CCE) na ANM será elevado em 43%, passando de 333,06 para 478,15 unidades. Na prática, o número de cargos chegará a 318. Além da quantidade, também se prevê um aumento na importância dos cargos, reforçando ainda mais a capacidade técnica da ANM, pela atração e retenção de servidores especializados.
Segurança, gestão ambiental e inovação
O aumento dos cargos possibilitará que a ANM estruture a área responsável pela segurança de pilhas de estéreis. Além disso, serão criados outros setores, que até então não eram viáveis, principalmente para processos relacionados à sustentabilidade, ao fechamento de minas ou minas abandonadas, e governança ambiental, social e corporativa (ESG).
A agência também deve reforçar as áreas de inovação, tecnologia e outorga minerais, com o objetivo de gerir os recursos do fundo resultante do acordo da Bacia do Rio Doce, que prevê a atualização tecnológica no aparato governamental responsável pela gestão mineral, algo que jamais foi realizado.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
BRASIL
MTE promove diálogo com trabalhadores e empregadores sobre regulamentação do comércio aos feriados
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realiza, nesta quinta-feira (25), às 11h30, reunião com representantes de entidades dos trabalhadores e dos empregadores que integram o Plano do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
O encontro tem como objetivo a apresentação de uma minuta, pelas entidades participantes, do relatório sobre a regulamentação do trabalho no comércio aos feriados, no âmbito do Grupo de Trabalho do Comércio Varejista, instituído pela Portaria MTE nº 356.
A reunião contará com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e de representantes das entidades envolvidas no processo de diálogo e construção de propostas.
Serviço
Assunto: Reunião do Grupo de Trabalho do Comércio Varejista
Data: 25 de junho (Quinta-feira)
Horário: 11h30
Local: Sala 545 do Edifício-sede do Ministério do Trabalho e Emprego – Brasília/DF


