MATO GROSSO
Líderes estudantis realizam prévias para o 2º Encontro Estadual dos Grêmios Estudantis; evento será em agosto
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai promover de 17 de junho a 1 julho, a última etapa dos encontros regionais dos grêmios estudantis. As ações são realizadas em parceria com as Diretorias Regionais de Educação (DREs). Os próximos polos a receberem o evento são Confresa, Alta Floresta, Matupá, Sinop e a Diretoria Metropolitana de Educação (DME).
De acordo com a Seduc, os encontros têm como objetivo fomentar a liderança jovem, a participação democrática e a organização dos grêmios estudantis, com dinâmicas formativas e reflexões sobre o papel do estudante como agente de transformação social dentro do ambiente escolar.
Mais de 700 líderes de grêmios estudantis participaram dos encontros realizados nos polos regionais de educação de Juína, Tangará da Serra, Diamantino, Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Cáceres, Primavera do Leste e Barra do Garças.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, explica que os eventos regionais são preparativos para o 2º Encontro Estadual dos Grêmios Estudantis que vai acontecer no segundo semestre desse ano, em Cuiabá. “A Seduc vai reunir os dirigentes dos grêmios para uma grande formação, troca de experiências e articulação de propostas”, disse.
Alan reforçou que a Seduc e as DREs estão investindo no protagonismo juvenil porque acreditam no poder transformador da participação estudantil. Para o secretário, “o grêmio estudantil é a ponte entre gestão e juventude. É ali que nascem as lideranças do presente e do futuro”, completou.
“Os estudantes que entendem seu papel, que participam, propõem e se engajam, contribuem diretamente para a construção de uma escola melhor e de uma educação pública de qualidade”, disse o secretário.
Além de atividades voltadas ao fortalecimento dos grêmios, os encontros também têm reforçado a importância da participação dos estudantes nas avaliações institucionais, como o SAEB 2025, ressaltando que o desempenho da rede é construído de forma coletiva, com o engajamento ativo dos próprios alunos.
Para Matheus Silva, coordenador do projeto de fortalecimento dos grêmios estudantis da Seduc, o grêmio é uma peça central na transformação do ambiente escolar. “O grêmio estudantil é mais do que um grupo de representação. É onde nascem ideias, se constroem sonhos e se transforma a escola de dentro para fora. Quando o grêmio anda junto com a gestão da escola e com a Seduc, todo mundo ganha: a escola fica mais viva, os projetos ganham mais sentido e os estudantes se sentem parte real da mudança”.
Para Matheus, o protagonismo juvenil não é só uma palavra bonita. “É atitude, é fazer acontecer, é mostrar que a juventude tem ideias, força e o poder de transformar o presente e o futuro da educação pública em Mato Grosso”.
De acordo com Saulo Scariot, diretor regional de Educação do Polo Tangará da Serra, os grêmios têm assumido um papel estratégico: “Eles representam uma liderança dos estudantes na educação pública. Os estudantes representados nos grêmios vêm nos ajudando na divulgação das políticas públicas, no engajamento junto aos colegas, com as habilidades que essa juventude vem desenvolvendo”.
Saulo acrescentou, por exemplo, a gravação de vídeos, o uso das redes sociais para ajudar na divulgação de ações ou mesmo de políticas públicas que precisamos fomentar dentro da unidade escolar. “Vejo também que o grêmio estudantil é um elo de ligação entre a gestão escolar, a Secretaria de Estado de Educação e os estudantes”.
Cronograma dos próximos encontros
17/06 Confresa
24/06 Alta Floresta
25/06 Matupá
26/06 Sinop
01/07 Grande Cuiabá
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas
A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.
O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.
Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.
“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.
Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.
“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.
As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.
Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.
Fonte: Governo MT – MT


