BRASIL
MME prepara lançamento do Portal Brasileiro de Hidrogênio
BRASIL
O Ministério de Minas e Energia (MME) dá mais um passo decisivo para posicionar o Brasil na vanguarda da transição energética. No próximo dia 22 de setembro de 2025, em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), será lançado oficialmente o Portal Brasileiro de Hidrogênio, uma plataforma inovadora que promete transformar a forma como o país organiza, compartilha e impulsiona informações estratégicas sobre esse mercado em expansão.
O evento será realizado no Auditório da EPE, no Rio de Janeiro, exclusivamente para convidados e marca o cumprimento de um compromisso internacional assumido pelo Brasil durante o Diálogo de Alto Nível em Energia da ONU em 2021. Haverá transmissão ao vivo pelos canais do MME e da EPE no YouTube.
O portal será o ponto de encontro para dados e análises estruturados em torno dos eixos do Programa Nacional do Hidrogênio, que vão do fortalecimento da base científico-tecnológica e da capacitação de profissionais ao planejamento energético, passando pelo aprimoramento do arcabouço legal e regulatório e pelo incentivo à neoindustrialização, à abertura de mercados e ao aumento da competitividade.
Coordenado pelo MME e com apoio da EPE, o portal teve financiamento do programa UK-SIP por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
BRASIL
Senacon oferece mais de 30 cursos gratuitos em parceria com a UnB para fortalecer defesa do consumidor
Brasília, 24/6/2026 – A Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), vinculada à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), está com inscrições abertas para mais de 30 cursos gratuitos de capacitação na área de relações de consumo. A iniciativa, realizada em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), busca ampliar o conhecimento de integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), servidores públicos e da sociedade em geral sobre temas estratégicos relacionados à proteção dos consumidores.
As inscrições podem ser realizadas até 20 de julho pelo portal da ENDC. As aulas começam a partir de 27 de julho e são realizadas totalmente on-line.
A programação reúne cursos sobre diferentes áreas da defesa do consumidor, incluindo direitos básicos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC), práticas abusivas, oferta e publicidade, proteção contratual, bancos de dados, proteção de dados pessoais, consumo seguro, saúde suplementar, transporte aéreo, combustíveis, educação financeira e prevenção ao superendividamento.
Entre os destaques da nova formação está o curso Direitos dos consumidores-apostadores e as bets: além do jogo, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA), do Ministério da Fazenda. A capacitação aborda os direitos dos consumidores diante do mercado regulado de apostas de quota fixa e os impactos das novas relações de consumo envolvendo o setor.
Também integra a programação o curso Consumo de crédito, prevenção e tratamento do superendividamento, elaborado em parceria com o Instituto Brasileiro de Política e Defesa do Consumidor (Brasilcon), com foco na educação financeira e na proteção dos consumidores em situação de vulnerabilidade.
Atualmente, a ENDC disponibiliza 31 cursos, com cargas horárias que variam entre 15 e 60 horas-aula. Desde sua criação, em 2007, a Escola já registrou mais de 300 mil matrículas, contribuindo para a formação de agentes públicos e para o aprimoramento das políticas de proteção e defesa do consumidor no País.
As capacitações têm como objetivo fortalecer a atuação dos órgãos que integram o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e ampliar o acesso da população a informações sobre direitos, deveres e mecanismos de proteção nas relações de consumo.
Escola Nacional de Defesa do Consumidor
Criada em 13 de agosto de 2007, por meio da Portaria Ministerial nº 1.387, a Escola Nacional de Defesa do Consumidor promove a formação e capacitação técnica de agentes e técnicos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, além da sociedade em geral.
A instituição atua para fortalecer a estrutura nacional de proteção ao consumidor e aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelos órgãos responsáveis pela defesa dos direitos dos consumidores em todo o Brasil.


