VÁRZEA GRANDE
Campanha incentiva homens a procurarem atendimento médico em Várzea Grande
VÁRZEA GRANDE
Segundo a Secretaria de Saúde, a partir dos 40 anos, é fundamental que os homens realizem consultas com o urologista, médico especializado na saúde do sistema reprodutor masculino, para prevenção de doenças como câncer de próstata, câncer de pênis e outras anomalias
Após o vídeo divulgado pela prefeita Flávia Moretti sobre a importância da campanha Novembro Azul, mês dedicado à conscientização e aos cuidados com a saúde do homem, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande tem registrado um aumento significativo na procura por consultas com o médico urologista.
O movimento reforça a importância da iniciativa, que tem como foco a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de outras doenças que afetam a saúde masculina.
Um dos exemplos é o do motorista Lindomar Cardoso, de 43 anos, que tomou a iniciativa de buscar atendimento após assistir ao vídeo da prefeita, compartilhado em um grupo de WhatsApp do qual faz parte. Mesmo com a rotina intensa de viagens, ele aproveitou um intervalo entre os compromissos para procurar a Secretaria Municipal de Saúde e solicitar encaminhamento para consulta e exames.
“Como motorista, passo muito tempo na estrada, e às vezes deixamos a saúde em segundo plano. Mas depois que vi o vídeo, resolvi vir e cuidar da minha saúde”, contou Lindomar.
Segundo a Secretaria de Saúde, a partir dos 40 anos, é fundamental que os homens realizem consultas com o urologista, médico especializado na saúde do sistema reprodutor masculino, para prevenção de doenças como câncer de próstata, câncer de pênis e outras anomalias.
Durante todo o mês de novembro, o Município realiza uma série de ações voltadas à saúde do homem. O ponto alto da campanha será o Dia D, no próximo sábado (8 de novembro), quando as 26 unidades de saúde de Várzea Grande estarão abertas das 8h às 17h, sem intervalo para almoço, oferecendo:
• Consultas médicas
• Testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)
• Atendimento odontológico (nas unidades que possuem cadeira odontológica)
• Vacinação
• E outros serviços voltados ao bem-estar masculino.
A ação integra as estratégias da Prefeitura de Várzea Grande para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e estimular o cuidado preventivo, especialmente entre os homens, que ainda procuram menos as unidades de saúde.
Galeria de Fotos (1 foto)
VÁRZEA GRANDE
VG em Ação intensifica serviços em bairros como Cristo Rei, Ouro Verde, Panorama e Chapeu do Sol
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, realiza nesta quarta-feira (24) mais uma etapa do programa VG em Ação, força-tarefa que leva serviços de limpeza urbana, manutenção e melhorias estruturais a diversas regiões do município.
As equipes executam serviços de capinação, roçagem, retirada de entulhos, poda de árvores, revitalização de espaços públicos e pintura de meio-fio, contribuindo para a conservação da cidade, a valorização dos bairros e a melhoria da qualidade de vida da população.
Além das ações de zeladoria, o cronograma contempla intervenções voltadas à mobilidade urbana, com reforço da sinalização viária, implantação de quebra-molas e modernização da iluminação pública, ampliando a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres.
As frentes de trabalho integram o planejamento permanente da gestão municipal, que mantém equipes mobilizadas diariamente para promover mais organização, segurança, mobilidade e bem-estar aos moradores de Várzea Grande.
Locais atendidos nesta etapa (ordem alfabética):
- Avenida da FEB
- Bairro Chapeu do Sol
- Bairro Cristo Rei (região central)
- Bairro Figueirinha
- Bairro Flor do Ipê
- Bairro Jardim dos Estados
- Bairro Ouro Verde
- Bairro Panorama
- Bairro Vila Rica
- Orla da Alameda
- Parque Tanque do Fancho
Galeria de Fotos (3 fotos)


