CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Brasil é reeleito para a presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo

Publicados

BRASIL

Em uma votação realizada na manhã desta terça-feira (11.11), em Riade, na Arábia Saudita, o Brasil foi reeleito por maioria para seguir no comando do Conselho Executivo da ONU Turismo. O ministro do Turismo, Celso Sabino, seguirá como presidente do órgão responsável pela tomada de decisões no setor, com mandato até o final de 2026, reafirmando o protagonismo do Brasil no turismo mundial. Por um placar de 21 a 13, o país venceu a disputa contra a Eslovênia.

Ana Carla Lopes, secretária-executiva do Ministério do Turismo, presidiu a reunião do 125º Conselho Executivo, que definiu, ainda, a Eslovênia como primeira vice-presidente do órgão e a China como segunda vice-presidente.

Como chefe da delegação brasileira, coube a Ana Carla Lopes representar o país no pleito. ‘Gostaria de agradecer do fundo do meu coração e da minha alma por mais esse voto de confiança no trabalho que este Conselho vem realizando e garanto que vamos fazer do próximo ano um ano espetacular para o turismo mundial”, celebrou Ana Carla.

Leia Também:  MEC anuncia programa de aceleração da inovação tecnológica

Do Brasil, onde participa da COP30, o ministro do Turismo, Celso Sabino, enviou uma mensagem elencando os feitos de sua gestão, como a inauguração do primeiro escritório da ONU Turismo da Região das Américas, no Rio de Janeiro (RJ); a criação dos Comitês de Mérito e de Turismo e Ações Climáticas, para os quais o país também foi eleito para o comando pelos próximos dois anos; e a realização do processo eleitoral que indicou Shaikha Nasser Al Nowais como primeira mulher ao cargo de secretária-geral da agência da Organização das Nações Unidas dedicada à promoção do turismo responsável, sustentável e universalmente acessível.

“Nesse último ano, avançamos muito no turismo na região das Américas, com índices de crescimento muito superiores ao registrado em outras partes do mundo. E isso tem sido possível graças a um trabalho estruturado, pautado na promoção turística integrada e no fortalecimento do nosso relacionamento multilateral”, comentou Sabino.

A decisão mantém o Brasil no comando das decisões estratégicas para o setor, como atração de investimentos, qualificação profissional, sustentabilidade, a relação entre o setor e as mudanças climáticas e a digitalização, entre outras. A reunião do Conselho foi marcada pela despedida de Zurab Pololikashvili do comando da ONU Turismo após oito anos.

Leia Também:  MEC investe R$ 593,9 milhões em infraestrutura da educação básica do Tocantins

Por Lívia Nascimento

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Propaganda

BRASIL

Inscrições abertas para pós-graduação em Segurança Pública e Políticas sobre Drogas

Publicados

em

Brasília, 23/6/2026 – Estão abertas as inscrições para a pós-graduação lato sensu em Segurança Pública e Políticas sobre Drogas. A capacitação é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Esta é a segunda edição do curso, que teve o início das inscrições quinta-feira (18).

Os interessados podem se inscrever até 12 de julho, por meio da página do Centro de Educação a Distância (Cead) da universidade. Na modalidade de ensino a distância (EaD), são ofertadas 150 vagas destinadas a profissionais das polícias militares, civis, corpos de bombeiros militares, perícias e guardas municipais.

De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da DEP, Michele dos Ramos, o curso integra as diferentes dimensões das políticas sobre drogas, incluindo abordagens de prevenção, atenção à saúde e repressão qualificada.

“O enfrentamento do tráfico de drogas e do crime organizado precisa contemplar políticas repressivas, políticas de prevenção, foco no atendimento a saúde do usuário e a oferta de alternativas lícitas de renda”, destaca.

Leia Também:  Afroturismo ganha destaque em Gramado com palestra sobre o programa Rotas Negras

Segundo o diretor de Pesquisa, Avaliação e Gestão de Informações da Senad, Daniel Edler, o curso é parte de uma iniciativa de todo o MJSP de promoção de políticas públicas baseadas em evidências e praticadas por servidores cada vez mais capacitados, diz.

Conteúdo e resultados do curso

A capacitação foi desenvolvida para ampliar os conhecimentos dos profissionais do Sistema Único de Segurança Pública sobre políticas sobre drogas, promovendo uma abordagem baseada em evidências, na atuação intersetorial e no respeito aos direitos fundamentais.

A formação apresenta os principais marcos legais da política de drogas no Brasil, analisa os impactos da Lei nº 11.343/2006 na segurança e na saúde pública e estimula a adoção de práticas qualificadas, preventivas e integradas.

Também incentiva o diálogo entre o conhecimento acadêmico e a experiência dos profissionais de segurança, fortalecendo metodologias participativas de ensino e contribuindo para a construção de estratégias mais eficazes, racionais e humanizadas no enfrentamento ao tema das drogas.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA