CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Estados vão apresentar destinos e levar cultura e sabores ao Salão do Turismo

Publicados

BRASIL

Imagine conhecer a Região Sul do Brasil, logo depois caminhar até a Região Sudeste e, com mais alguns passos, chegar à Região Norte? Impossível? No Salão do Turismo, não. Essa é exatamente a formatação do espaço dedicado às macrorregiões brasileiras no evento, que acontece de 7 a 9 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

O Salão — a maior vitrine do setor no país — é organizado pelo Ministério do Turismo e acontece pela primeira vez no Nordeste. 

O evento vai reunir toda a cadeia produtiva do turismo brasileiro em um ambiente estratégico de promoção dos destinos nacionais, articulação e geração de negócios. A entrada para o público é gratuita.

“O Salão do Turismo vai levar a Fortaleza uma ampla diversidade cultural e histórica de cada estado e de cada região do país. E tudo isso poderá ser explorado pelo público em único espaço, que só o Salão proporciona”, afirma o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.

•             Vai ao Salão do Turismo? Saiba o que curtir em Fortaleza AQUI.

Leia Também:  Brasil celebra o Dia Internacional dos Museus com roteiros que revelam a diversidade cultural do país

Logo na entrada do Salão, os visitantes terão uma visão ampla e completa, com todos os estandes posicionados e divididos por macroregiões. No espaço, os visitantes poderão vivenciar experiências, conhecer a gastronomia típica, se informar sobre os principais produtos, equipamentos e atrativos turisticos e mergulhar na cultura local de cada estado e do Distrito Federal.

Para refletir a identidade, a riqueza e a pluralidade de cada localidade, as regiões serão visualmente reconhecidas por cores, facilitando a visita do público.

Confira a cor de cada região:

– Região Norte: será representada pelo verde, em alusão à floresta e à riqueza natural;

– Região Nordeste: ficará com o vermelho, que remete à energia vibrante da cultura local;

– Região Centro-Oeste: estará simbolizada pelo amarelo, evocando as paisagens do cerrado e do Pantanal;

– Região Sul: será identificado pelo azul-claro, refletindo suas belezas naturais e tradições;

– Região Sudeste: terá o azul-escuro como cor oficial, destacando sua diversidade econômica e cultural.

Todos os estandes dos estados serão padronizados, com uma área de 36 metros quadrados para cada unidade federativa, garantindo igualdade de exposição e reforçando a representatividade nacional no evento.

Leia Também:  MJSP e USP entregam primeiro diagnóstico e avançam na criação de centro de governança em segurança pública

Os estados irão apresentar para o público manifestações culturais, atrativos locais e culinária típica regional, com diversas receitas disponíveis para degustação. A iniciativa valoriza a cultura nacional, promove a identidade regional e reforça o papel da gastronomia como um dos grandes atrativos do turismo no Brasil.

Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Propaganda

BRASIL

Escola Nacional de Hip Hop já tem adesão de 22 estados

Publicados

em

As redes estaduais, distrital e municipais de educação têm até terça-feira, 30 de junho, para aderir ao Programa Escola Nacional de Hip-Hop. Até 24 de junho, 22 estados e o Distrito Federal já haviam confirmado participação na iniciativa, que busca incorporar ao ambiente escolar saberes urbanos, periféricos e negros por meio da cultura e pedagogia hip-hop

A Escola Nacional de Hip-Hop integra a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) e prevê investimento de R$ 50 milhões entre 2026 e 2027. A adesão deve ser realizada exclusivamente pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), mediante assinatura do termo de adesão.  

A proposta da Escola Nacional de Hip-Hop é fortalecer práticas pedagógicas que dialoguem com as vivências dos estudantes por meio de atividades ligadas à música, dança, grafite, batalhas de rima e formação cultural. Entre as ações previstas estão trilhas formativas voltadas à gestão de carreira de MCs, breaking olímpico, slams estudantis, batalhas de rima, atividades de grafite e experiências pedagógicas relacionadas ao hip-hop na educação. 

Leia Também:  Salão do Turismo, em Fortaleza, oferece ‘viagem pelo Brasil’ como presente antecipado de Dia das Mães

Na educação básica, o hip-hop funciona como uma ferramenta de apoio ao sucesso acadêmico de estudantes em três grandes áreas: fortalecimento da identidade e da representatividade; integração de saberes e perspectivas decoloniais ao currículo; e melhoria do clima escolar, incluindo ações culturais que possam contribuir para reduzir o uso excessivo de celulares nos intervalos escolares. 

Adesão – No levantamento realizado em 24 de junho, 22 estados e o Distrito Federal já haviam aderido ao Programa Escola Nacional de Hip-Hop. Entre as unidades da Federação que ainda não haviam formalizado a participação estão Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso e Paraná. 

Nas capitais, 22 das 26 cidades já haviam confirmado adesão. Apenas Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Vitória (ES) ainda não haviam concluído o processo. 

O levantamento também mostra que a mobilização das redes municipais já alcança índices elevados em diversas unidades da Federação. O Amapá lidera o percentual de adesão entre os municípios, com 93,75%, seguido por Roraima (93,33%) e Acre (81,81%). Na sequência aparecem Maranhão (78,34%), Bahia (77,69%) e Rio de Janeiro (77,17%), demonstrando o avanço da implementação do programa em diferentes regiões do país. 

Leia Também:  Brasil celebra o Dia Internacional dos Museus com roteiros que revelam a diversidade cultural do país

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) 

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA