CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Salão do Turismo, em Fortaleza, oferece ‘viagem pelo Brasil’ como presente antecipado de Dia das Mães

Publicados

BRASIL

Que tal presentear sua mãe com uma viagem pelo Brasil inteiro sem precisar de passagens aéreas? O 10º Salão do Turismo surge como o roteiro perfeito para o feriado de Dia das Mães, em Fortaleza. Entre os dias 7 e 9 de maio, o Centro de Eventos do Ceará se transforma em uma imersão cultural e gastronômica, reunindo os sabores, sons e cores das 27 unidades da federação em um só lugar.

A proposta é unir lazer e planejamento: o público poderá passear pelas manifestações culturais do país, degustar iguarias regionais e já sair com a próxima viagem da família comprada, aproveitando condições especiais de operadoras e companhias aéreas presentes no evento.

Sabores e presentes únicos: para quem busca um presente com história e identidade, o Armazém da Agricultura Familiar será um dos pontos altos. O espaço reunirá 14 produtores de oito estados brasileiros, oferecendo mais de 70 itens exclusivos. o público encontra cafés, chocolates, castanhas, farinhas, doces artesanais, além de itens da sociobiodiversidade, ervas medicinais e artesanato sustentável, produtos que carregam história, tradição e identidade regional.

Cultura e tradição: o Salão será um verdadeiro palco vivo. Durante os três dias, o público poderá conferir de perto a força das tradições brasileiras, com apresentações de Boi-Bumbá, Maracatu, Reisado, Quadrilhas Juninas e danças típicas. É a oportunidade de viver a energia das festas populares do Brasil centralizadas na capital cearense.

Leia Também:  MJSP e OAB discutem estratégias contra fraudes de falsos advogados

Planeje o seu próximo destino: além do passeio, o evento é o lugar ideal para quem quer viajar. Agências de viagens e operadoras estarão com balcões de atendimento oferecendo ofertas exclusivas para o público do Salão. É a chance de garantir as férias ou o próximo feriado com preços diferenciados, seja como um presente de última hora para a mãe ou para toda a família.

A ideia é aproveitar o passeio para já sair com o próximo destino definido, seja como presente de Dia das Mães ou como oportunidade de conhecer novos lugares pelo país.

O evento

O Salão do Turismo reunirá toda a cadeia produtiva em um ambiente estratégico de promoção dos destinos nacionais, articulação e geração de negócios.

Os 26 estados e o Distrito Federal estarão representados, mostrando o que o país tem de melhor. A programação é intensa e oferece atividades tanto para o público em geral quanto para empresários, gestores públicos, técnicos, estudantes, pesquisadores e representantes de entidades e associações envolvidas com o setor.

As palestras, oficinas e mesas-redondas debaterão o desenvolvimento e o futuro do turismo, abordando temas estratégicos como:
– Infraestrutura e investimentos públicos e privados.
– Acessibilidade e sustentabilidade.
– Crédito e economia criativa.
– Inovação digital, inteligência artificial e uso de novas tecnologias.

Leia Também:  Capacitação fortalece investigação de feminicídios com base em protocolo nacional

Como se inscrever

A entrada é gratuita, mas é necessário realizar um cadastro prévio para participar do evento. Passo a passo para a inscrição:
1. Acesse o portal oficial: gov.br/turismo/pt-br/salaodoturismo.
2. Na aba “Inscreva-se”, clique em “Visitantes”.
3. Informe seu e-mail ou WhatsApp e siga as instruções na tela.
4. Insira seus dados pessoais (nome, e-mail e CPF).
5. Escolha as atividades das quais deseja participar (caso queira apenas circular pelo Salão, basta deslizar a página até o fim).
6. Informe sua data de nascimento e o nome da sua mãe para concluir.
Pronto! A sua inscrição será efetivada e um QR Code será gerado e enviado para seu e-mail, o qual deverá ser apresentado na entrada do evento.

Programação

Confira as atividades de cada dia acessando os links diretos abaixo:
– Programação de quinta-feira (7): clique aqui. 
– Programação de sexta-feira (8): clique aqui. 
– Programação de sábado (9): clique aqui. 

Por Natália Moraes
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Propaganda

BRASIL

Escola Nacional de Hip Hop já tem adesão de 22 estados

Publicados

em

As redes estaduais, distrital e municipais de educação têm até terça-feira, 30 de junho, para aderir ao Programa Escola Nacional de Hip-Hop. Até 24 de junho, 22 estados e o Distrito Federal já haviam confirmado participação na iniciativa, que busca incorporar ao ambiente escolar saberes urbanos, periféricos e negros por meio da cultura e pedagogia hip-hop

A Escola Nacional de Hip-Hop integra a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) e prevê investimento de R$ 50 milhões entre 2026 e 2027. A adesão deve ser realizada exclusivamente pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), mediante assinatura do termo de adesão.  

A proposta da Escola Nacional de Hip-Hop é fortalecer práticas pedagógicas que dialoguem com as vivências dos estudantes por meio de atividades ligadas à música, dança, grafite, batalhas de rima e formação cultural. Entre as ações previstas estão trilhas formativas voltadas à gestão de carreira de MCs, breaking olímpico, slams estudantis, batalhas de rima, atividades de grafite e experiências pedagógicas relacionadas ao hip-hop na educação. 

Leia Também:  Capacitação fortalece investigação de feminicídios com base em protocolo nacional

Na educação básica, o hip-hop funciona como uma ferramenta de apoio ao sucesso acadêmico de estudantes em três grandes áreas: fortalecimento da identidade e da representatividade; integração de saberes e perspectivas decoloniais ao currículo; e melhoria do clima escolar, incluindo ações culturais que possam contribuir para reduzir o uso excessivo de celulares nos intervalos escolares. 

Adesão – No levantamento realizado em 24 de junho, 22 estados e o Distrito Federal já haviam aderido ao Programa Escola Nacional de Hip-Hop. Entre as unidades da Federação que ainda não haviam formalizado a participação estão Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso e Paraná. 

Nas capitais, 22 das 26 cidades já haviam confirmado adesão. Apenas Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Vitória (ES) ainda não haviam concluído o processo. 

O levantamento também mostra que a mobilização das redes municipais já alcança índices elevados em diversas unidades da Federação. O Amapá lidera o percentual de adesão entre os municípios, com 93,75%, seguido por Roraima (93,33%) e Acre (81,81%). Na sequência aparecem Maranhão (78,34%), Bahia (77,69%) e Rio de Janeiro (77,17%), demonstrando o avanço da implementação do programa em diferentes regiões do país. 

Leia Também:  MEC empossa reitor do Instituto Federal de Santa Catarina

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) 

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA