CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

MEC inaugura estruturas no Hospital Universitário da Ufal

Publicados

BRASIL

O Ministério da Educação (MEC) inaugurou, nesta quinta-feira, 25 de junho, a UTI Pediátrica e a reforma da UTI Adulta do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foram investidos R$ 7,4 milhões em recursos de emendas parlamentares e da Rede HU Brasil – Hospitais Universitários Federais, empresa vinculada ao MEC. Além disso, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), a pasta investe outros R$ 36,8 milhões na universidade, sendo R$ 11,8 milhões para melhorias estruturais no hospital e R$ 25 milhões para ações de expansão e consolidação. 

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, foi representado pelo presidente da HU Brasil, Arthur Chioro, que destacou o papel dos investimentos na qualificação da assistência prestada à população e na superação de desafios históricos enfrentados pelo hospital. “Hoje, vivemos uma gestão que pensa a saúde e a educação não como gasto, mas como investimento para o desenvolvimento do país e para a melhoria na qualidade de vida da população. Essa ampliação que inauguramos aqui hoje, não só aumenta a capacidade da unidade de atender a casos de alta complexidade, como também vai auxiliar na diminuição das filas para episódios mais simples, como os períodos de doenças sazonais”, disse. 

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, ressaltou que o HU-Ufal é parte integrante do crescimento da universidade e que os investimentos feitos pelo governo federal têm contribuído para o aprimoramento das entregas à população. “Além da nova UTI Pediátrica, que vem para fechar uma lacuna histórica do estado, os recursos repassados à Ufal foram convertidos, de maneira efetiva, em melhorias nos cursos de graduação, nos programas de pós-graduação, na produção de conhecimento e, principalmente, no atendimento geral à população. Junto às inaugurações de hoje, a Ufal também terá mais três empreendimentos, possibilitados pelo Novo PAC. Isso é importante porque o futuro não é só um lugar para o qual estamos indo, mas um ponto que construímos todos os dias”, finalizou. 

Leia Também:  MME defende MP nº 1.300 como ponto chave para tornar energia elétrica mais justa e equilibrada

25/06/2026 - Inauguração da UTI Pediátrica e Entrega da UTI Adulto do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-UFAL).

O superintendente do Hospital Universitário da Ufal, Célio Fernando de Sousa, comentou sobre o papel da unidade para a saúde no estado e sobre os novos médicos e enfermeiros que vão trabalhar no local. “O hospital atende a 640 mil pessoas por ano, por meio do Serviço Único de Saúde (SUS), nos 102 municípios alagoanos. Em todo o estado, apenas nós oferecemos ressonância e tomografia com contraste, consultas de genética médica e, agora, serviços de UTI Pediátrica. Então, essa nova unidade, que será composta por 87 profissionais intensivistas pediátricos especialistas, vem para assegurar atendimentos melhores à população, oferecendo serviços que antes não eram acessíveis na rede pública do estado, como nefropediatria, cardiopediatria e neuropediatria”, concluiu.  

A abertura das duas áreas amplia o acesso à terapia intensiva infantil em Alagoas e fortalece a rede pública de saúde, além de consolidar o hospital como referência em ensino, assistência e pesquisa. A nova UTI Pediátrica conta com 10 leitos destinados ao atendimento de crianças de 29 dias a 14 anos e foi concebida para suprir uma demanda antiga no estado, já que o hospital não possuía UTI Pediátrica e, em Alagoas, existe uma demanda crescente por leitos de UTI via Sistema Único de Saúde (SUS). As obras no local estavam paralisadas desde 2022, com execução inferior a 20%, mas foram retomadas em outubro de 2024, após complemento de R$ 2 milhões da HU Brasil. 

A inauguração da UTI Pediátrica transforma a oferta assistencial no HUPAA, assegurando cuidado pediátrico integral, desde a enfermaria até a terapia intensiva. Isso permite que bebês e crianças sejam tratados sem a necessidade de transferências externas, o que garante maior continuidade do cuidado e melhores resultados futuros. A unidade também atuará como retaguarda estratégica para pacientes críticos, com comorbidades graves e situações de aumento sazonal de doenças respiratórias. 

Leia Também:  Pé-de-Meia: workshop debate criação de portal de evidências

A UTI Adulto já funcionava no hospital, mas estava restrita a sete leitos por necessidade de adequação estrutural. Com a reforma, além da revitalização do ambiente, a UTI voltou a funcionar com 10 leitos, de maneira a ampliar o atendimento e qualificar a assistência. Além disso, as ações fortalecem as atividades acadêmicas do hospital, expandindo os cenários de prática para graduação, pós-graduação, residências médicas e multiprofissionais. Com a inauguração, a UTI deve atender em média de 50 a 100 pessoas mês, a depender do tempo de permanência de internação. 

Ufal – A Universidade Federal de Alagoas foi fundada em 1961, após a fusão entre as Faculdades de Direito, Medicina, Filosofia, Economia, Engenharia e Odontologia. A instituição é composta pelas unidades Sertão, em Delmiro Golveia; Agreste, em Arapiraca; e por dois campi em Maceió: Engenharia e Ciências Agrárias (CECA), bem como o Aristóteles Calazans Simões (AC Simões). Atualmente, cerca de 27 mil estudantes estão divididos nos 100 cursos de graduação e 51 programas de pós-graduação ofertados pela Ufal. 

Novo PAC – No Campus AC Simões, o MEC está investindo R$ 4 milhões para ampliação do restaurante universitário, por meio do Novo PAC. Já o Campus Penedo ganhará novas estruturas acadêmicas, no valor de R$ 7 milhões; o Campus CECA receberá R$ 5 milhões para a construção das salas de aula; e o Campus Arapiraca também terá novas estruturas acadêmicas, com investimento de R$ 9 milhões. 

Resumo | Mais educação para Alagoas 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da HU Brasil 

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

BRASIL

Ministro Luiz Marinho recebe proposta tripartite para regulamentação do trabalho no comércio aos feriados

Publicados

em

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recebeu nesta quinta-feira (25) o relatório final do Grupo de Trabalho Tripartite do Comércio Varejista. O colegiado foi instituído em fevereiro deste ano com o objetivo de aprimorar a Portaria MTE nº 3.665/2023, que trata do trabalho em dias de feriado. As entidades representativas dos trabalhadores e dos empregadores entregaram uma proposta de minuta, que segue agora para parecer jurídico do Ministério antes de ser formalmente assinada.

Na proposta, as bancadas pedem que seja concedida, em caráter permanente, autorização para o trabalho aos feriados em algumas atividades específicas do setor de comércio, bens, serviços e turismo. A Portaria MTE nº 3.665/2023 entrou em vigor no dia 27 de maio de 2026. O texto estabeleceu que o trabalho no comércio em geral nos feriados fica condicionado à autorização por Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), firmada entre os sindicatos de trabalhadores e de empregadores. Com isso, a medida restabeleceu a legalidade da Lei nº 10.101/2000, que já previa a exigência de convenção coletiva para essas atividades.

Leia Também:  Boas práticas na negociação coletiva revelam avanços e apontam novos caminhos para o diálogo social

Ao receber o documento, Luiz Marinho agradeceu o esforço da bancada dos trabalhadores e dos empregadores, destacando a importância do diálogo permanente entre as partes envolvidas. Ele reiterou que o Ministério está sempre aberto ao diálogo, mesmo em temas complexos. “Às vezes, dá mais trabalho conversar, mas também dá mais efetividade. É possível fazer a canetada em menos tempo, mas nós não acreditamos nesse processo. Acreditamos, valorizamos e estimulamos o diálogo. Costumo dizer que, se as duas bancadas estão de acordo na mesa, é desnecessário que o governo interfira. O papel do governo é coordenar, estimular e, muitas vezes, provocar o diálogo entre as partes”, ressaltou o ministro.

O vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Guiomar Vidor, avaliou o processo de negociação de forma positiva e afirmou que o diálogo entre as bancadas foi maduro, sempre buscando atender às demandas apresentadas. Segundo ele, a proposta entregue ao MTE contempla atividades consideradas essenciais para o setor de comércio, bens, serviços e turismo, permitindo a utilização da mão de obra nos feriados de acordo com as especificidades do setor, mas atendendo aos requisitos da legislação. “São atividades em que as empresas não podem ter sua atividade suspensa. Foi nesse sentido que construímos a proposta”, explicou Vidor.

Leia Também:  Tecnologia brasileira de biodigestores será levada à COP30 pelo Projeto Cozinhas Solidárias Sustentáveis

O presidente da Fecomércio São Paulo e diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Ivo Dall’Acqua Junior, elogiou a posição do ministro Luiz Marinho em relação ao processo de negociação e à autonomia coletiva privada. “O ministro disse que não iria ‘canetar’, que teríamos que decidir por sermos os operadores. Isso foi magnífico e merece ser realçado. Essa atitude atende ao espírito do tripartismo, em que o Estado atua como mediador e encaminhador das soluções dos conflitos”, declarou Dall’Acqua.

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA