BRASIL
MEC promoverá encontro de inovação e empreendedorismo
BRASIL
Estão abertas as inscrições para o 3º Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT). O evento acontecerá no período de 10 a 12 de junho, no Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Brasília. A organização é do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). A iniciativa tem o objetivo de criar um ambiente para a troca de conhecimentos e a discussão de práticas inovadoras. Podem se inscrever gestores, professores, estudantes e a comunidade em geral.
O InovEPT é um evento gratuito voltado ao debate dos caminhos da inovação, do empreendedorismo e da sustentabilidade na educação profissional e tecnológica (EPT). No encontro, os participantes terão momentos de troca de experiências durante três dias de programação que envolvem discussões, oficinas e apresentações.
As discussões previstas abordarão temas como startups, inteligência artificial, pesquisas aplicadas, incubadoras tecnológicas, sustentabilidade, economia solidária, empreendedorismo e polos de inovação. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) também entram na pauta dos debates, entre outros temas atuais e relevantes para os profissionais da educação que trabalham com inovação e empreendedorismo.
Histórico – A primeira edição do InovEPT ocorreu em 2023, durante a 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, realizada em outubro. A segunda edição foi em maio de 2024, no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do Ministério da Educação (Cetremec), em Brasília (DF). A iniciativa fomenta a articulação entre gestores, lideranças e pesquisadores sobre os principais direcionadores para a criação de um ecossistema de inovação na EPT.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec
Fonte: Ministério da Educação
BRASIL
Encontro Nacional reúne diretores e superintendentes da Polícia Federal para alinhar estratégias e fortalecer gestão institucional
Brasília, 24/6/2026 — A Academia Nacional da Polícia Federal, em Brasília, sediou nesta semana o Encontro Nacional de Diretores e Superintendentes Regionais da Polícia Federal, evento institucional estratégico que reúne dirigentes dos órgãos centrais e das 27 unidades regionais do país. O encontro, realizado duas vezes por ano, começou na terça-feira (23) e se encerra nesta quinta-feira (25).
Ao longo dos três dias, foram discutidas estratégias para o aprimoramento da gestão, o fortalecimento do planejamento institucional e o estabelecimento de diretrizes para a atuação da PF em todo o território nacional.
O formato privilegia a troca de experiências entre as lideranças regionais e a construção coletiva de soluções para os desafios enfrentados pelo órgão.
Na quarta-feira (24), os participantes receberam o ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, além de outras autoridades do Ministério: o secretário nacional de Segurança Pública, Chico Leite; a secretária nacional de Justiça, Maria Rosa Loula; o diretor nacional de Políticas Penais, André Garcia; e o secretário nacional de Direitos Digitais, Victor Fernandes. O encontro contou ainda com a presença do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues; do diretor-executivo do órgão, William Murad; e da diretora de Ensino da Academia Nacional da PF, Christiane Corrêa Machado.
O ministro Wellington César destacou a relevância do trabalho realizado pela instituição. “Encontros como este são fundamentais para que as estratégias nacionais se traduzam em ações concretas em cada unidade do país. É assim que construímos uma segurança pública mais integrada”, afirmou.
O diretor-geral Andrei Rodrigues ressaltou o caráter coletivo do evento. “É um momento de alinhamento e troca de boas práticas, um grande esforço de construção coletiva”, disse.
O Encontro Nacional de Diretores e Superintendentes Regionais integra a estratégia do Ministério da Justiça e Segurança Pública de fortalecer a integração institucional entre as forças federais de segurança pública, em consonância com as diretrizes do Programa Brasil Contra o Crime Organizado.

- .


