BRASIL
Ministro Celso Sabino e vice-presidente Geraldo Alckmin abrem o Salão do Turismo nesta quinta-feira (21.08), em São Paulo (SP)
BRASIL
São Paulo (SP) recebe, a partir desta quinta-feira (21.08), a 9ª edição do Salão do Turismo, no Distrito Anhembi. O evento, gratuito e aberto ao público, oferece atrações naturais, culturais, gastronômicas e musicais, além de palestras, espaços de comercialização de produtos e oportunidades de viagem no Feirão do Turismo, com descontos de até 30% em pacotes turísticos, hospedagens e passeios.
A cerimônia oficial de abertura do Salão será realizada às 10h, com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino, entre outras autoridades. Ao final da solenidade, o ministro Sabino e o vice-presidente Alckmin estarão à disposição da imprensa para entrevistas.
Durante o Salão, será lançada a pesquisa Tendências do Turismo, que vai apresentar dados inéditos sobre o setor no Brasil, incluindo o perfil dos viajantes, os destinos mais procurados pelos brasileiros, hábitos de consumo, formas de planejamento das viagens e as perspectivas de crescimento do turismo nacional.
O EVENTO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o Salão é a maior vitrine do setor no país. O evento reúne representantes das 27 Unidades da Federação em um único espaço para promover a cultura, a gastronomia, os destinos turísticos e as experiências regionais.
O encontro é uma iniciativa estratégica do Ministério do Turismo voltada à promoção, valorização e à comercialização de roteiros e experiências nacionais, em sintonia com as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e da Política Nacional de Turismo. O evento tem como objetivos fomentar a economia do ramo, democratizar o acesso a viagens e valorizar as riquezas culturais e naturais do Brasil.
O Salão é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC, SENAC e do Sebrae Nacional, além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
CONFIRA OS HORÁRIOS:
• Abertura oficial: 21/08, às 10h
• Núcleo do Conhecimento (palestras e painéis): 21 de agosto, a partir das 14h, e nos dias 22 e 23 de agosto, a partir das 9h30
• Abertura para o público: todos os dias, a partir das 12h
• Fechamento da visitação: 19h
• Shows: a partir das 19h30
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
BRASIL
MJSP direciona mais de R$ 2,8 milhões à segurança pública da Baixada Santista
Praia Grande, 22/6/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), firmou parceria com os municípios de Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente, na Baixada Santista, no âmbito do Programa Município Mais Seguro. A cerimônia ocorreu na sexta-feira (19), em Praia Grande (SP).
A iniciativa busca integrar União e municípios por meio de ações voltadas ao fortalecimento da segurança pública local. Foram anunciadas a doação de 649 unidades de kits Taser (instrumentos de menor potencial ofensivo) às guardas municipais e 1.410 espargidores (dispositivos portáteis de defesa pessoal). O investimento ultrapassa R$ 2,8 milhões.
“O Governo Federal tem investido fortemente na segurança pública local e na valorização das guardas municipais. É neste cenário que o programa se consolida como uma das principais ações da Senasp para fortalecer a prevenção da violência e a promoção de ambientes mais seguros”, afirmou o diretor do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp) do MJSP, João Alberto Nogueira Junior. “O programa reconhece a importância dos governos locais e das guardas municipais na construção de uma segurança pública mais próxima da população”, acrescentou.
Para o prefeito de Praia Grande, Alberto Pereira Mourão, a iniciativa do Governo Federal de se aproximar e reconhecer a importância das guardas municipais é positiva. Segundo ele, o programa contribui para a qualificação das corporações e auxilia municípios com menor capacidade estrutural a aprimorar sua atuação.
“O papel da Senasp, de apoiar e orientar as corporações nos municípios, permite que aquelas com menos condições possam refletir melhor sobre como agir no território”, complementou.
Além da assinatura do Termo de Adesão pelos representantes municipais, foi realizado um seminário de apresentação do programa aos gestores locais, com detalhamento dos projetos prioritários, das oportunidades de investimento, das capacitações oferecidas e dos requisitos para adesão.
O Programa Município Mais Seguro busca fortalecer as guardas municipais por meio de ações de capacitação, modernização, prevenção à violência e aprimoramento da atuação integrada no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).


