BRASIL
No Paraguai, chefe de gabinete do Ministério do Turismo participa do lançamento da Secretaria Técnica do Caminho dos Jesuítas na América do Sul
BRASIL
O Ministério do Turismo deu um passo importante nesta sexta-feira (12/12) para a estruturação de um dos principais produtos turísticos da América do Sul. A chefe de Gabinete da Pasta, Janara Braga, representou o ministro Celso Sabino no Paraguai durante a cerimônia de assinatura do acordo oficial entre a ONU Turismo, o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) e a Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai (SENATUR). O ato concretizou a abertura da Secretaria Técnica do Caminho dos Jesuítas na América do Sul, sediada no país vizinho.
A iniciativa reforça o compromisso contínuo dos países do Mercosul em fortalecer as experiências da Rota dos Jesuítas, um corredor turístico internacional que conecta Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Chile e Uruguai, reconhecido por sua inestimável riqueza histórica, cultural e espiritual.
Para Janara Braga, a criação da secretaria é um marco para a integração regional. “Esta iniciativa vai muito além da preservação do nosso patrimônio; ela representa a união de seis nações em torno de um objetivo comum: desenvolver o turismo de forma integrada e sustentável. Ao estruturarmos o Caminho dos Jesuítas com uma governança sólida, estamos criando oportunidades de emprego e renda para as nossas populações e posicionando a América do Sul como um destino de excelência para o mundo”, destacou a chefe de gabinete.
O projeto conta com o acompanhamento da Comissão Regional para as Américas da ONU Turismo, que já presta apoio aos países integrantes da rota, ganhando agora o reforço da CAF. Essa articulação permitirá otimizar recursos e consolidar a cooperação entre as nações, projetando a Rota dos Jesuítas como um produto emblemático e competitivo no cenário turístico global.
COOPERAÇÃO – A nova Secretaria Técnica insere-se em uma linha de trabalho orientada para aprofundar a cooperação público-privada na região. O objetivo central é incorporar critérios rigorosos de qualidade e sustentabilidade nos produtos e destinos que compõem o roteiro, garantindo que o crescimento do fluxo de visitantes ocorra de maneira ordenada e benéfica para as comunidades locais.
Além disso, a iniciativa busca padronizar e elevar o nível das experiências oferecidas ao longo dos cinco países. Com uma gestão técnica centralizada, será possível monitorar avanços, identificar gargalos e implementar soluções conjuntas que fortaleçam a identidade do Caminho dos Jesuítas como o principal corredor turístico da América do Sul.
INVESTIMENTOS – Paralelamente às discussões sobre a rota, a agenda no Paraguai também contemplou a apresentação da atualização do Guia de Investimento “Tourism Doing Business – Investindo no Paraguai”, elaborado pela ONU Turismo. O Brasil teve participação colaborativa nesse processo, trocando experiências sobre a estruturação do seu próprio guia, lançado em janeiro deste ano, e compartilhando referências de produtos desenvolvidos e resultados alcançados.
O documento tem como finalidade fornecer uma visão integral do contexto econômico, do marco legal e do cenário de investimentos no setor de turismo paraguaio. Ao destacar vantagens competitivas e estabilidade macroeconômica, o guia serve como uma ferramenta essencial para atrair capitais e fomentar o desenvolvimento de novos projetos turísticos na região, seguindo o exemplo de sucesso da edição brasileira.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
BRASIL
MME apresenta versão preliminar do Plano de Ação Nacional para o garimpo de ouro e amplia diálogo para construção participativa
O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, na quarta-feira (28/5), da 1ª Reunião Extraordinária do Grupo de Trabalho (GT) da Convenção de Minamata, criado no âmbito da Comissão Nacional de Segurança Química (CONASQ). Durante o encontro, o Ministério apresentou a versão preliminar do Plano de Ação Nacional para a Mineração Artesanal e em Pequena Escala (PAN MAPE) de ouro, documento que estabelece estratégias, ações e metas para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil.
A iniciativa integra a estratégia do MME de ampliar a participação de representantes do Governo, da sociedade civil e de outras instituições envolvidas no tema na construção do plano. O GT constitui um importante espaço de articulação entre os diversos atores que acompanham a implementação da Convenção de Minamata sobre Mercúrio no Brasil. Entre suas atribuições está o acompanhamento das ações relacionadas à mineração artesanal e em pequena escala de ouro, atividade que tem no garimpo de ouro sua principal expressão no contexto brasileiro.
Representando o MME, a diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração, Julevânia Olegário, apresentou a versão preliminar do PAN MAPE, que visa estabelecer ações e diretrizes para eliminar, no menor tempo possível, o uso de mercúrio na mineração artesanal e em pequena escala de ouro no Brasil, promovendo práticas mais seguras e sustentáveis para a atividade.
Segundo ela, o plano busca conciliar a importância socioeconômica do garimpo legal com a adoção de medidas que reduzam impactos ambientais e riscos à saúde das populações envolvidas.
“O papel do MME é promover políticas públicas que ofereçam alternativas viáveis para que essa atividade seja realizada de forma responsável, ambientalmente sustentável e socialmente justa. O PAN MAPE representa um importante avanço nesse processo e reforça o compromisso do Brasil com a eliminação do uso do mercúrio no garimpo de ouro”, destacou a diretora.
A próxima etapa prevê a disponibilização do documento para consulta pública, ampliando a participação da sociedade civil, do setor produtivo, da academia e dos demais interessados na construção das ações que irão compor a versão final do plano.
A iniciativa reforça o compromisso do MME com o desenvolvimento sustentável da atividade mineral, alinhando a produção de ouro às melhores práticas ambientais e às diretrizes internacionais de proteção à saúde e ao meio ambiente.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn


