CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

No Paraguai, chefe de gabinete do Ministério do Turismo participa do lançamento da Secretaria Técnica do Caminho dos Jesuítas na América do Sul

Publicados

BRASIL

O Ministério do Turismo deu um passo importante nesta sexta-feira (12/12) para a estruturação de um dos principais produtos turísticos da América do Sul. A chefe de Gabinete da Pasta, Janara Braga, representou o ministro Celso Sabino no Paraguai durante a cerimônia de assinatura do acordo oficial entre a ONU Turismo, o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) e a Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai (SENATUR). O ato concretizou a abertura da Secretaria Técnica do Caminho dos Jesuítas na América do Sul, sediada no país vizinho.

A iniciativa reforça o compromisso contínuo dos países do Mercosul em fortalecer as experiências da Rota dos Jesuítas, um corredor turístico internacional que conecta Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Chile e Uruguai, reconhecido por sua inestimável riqueza histórica, cultural e espiritual.

Para Janara Braga, a criação da secretaria é um marco para a integração regional. “Esta iniciativa vai muito além da preservação do nosso patrimônio; ela representa a união de seis nações em torno de um objetivo comum: desenvolver o turismo de forma integrada e sustentável. Ao estruturarmos o Caminho dos Jesuítas com uma governança sólida, estamos criando oportunidades de emprego e renda para as nossas populações e posicionando a América do Sul como um destino de excelência para o mundo”, destacou a chefe de gabinete.

Leia Também:  Brasil e Reino Unido fortalecem parceria econômica, comercial e tecnológica

O projeto conta com o acompanhamento da Comissão Regional para as Américas da ONU Turismo, que já presta apoio aos países integrantes da rota, ganhando agora o reforço da CAF. Essa articulação permitirá otimizar recursos e consolidar a cooperação entre as nações, projetando a Rota dos Jesuítas como um produto emblemático e competitivo no cenário turístico global.

COOPERAÇÃO – A nova Secretaria Técnica insere-se em uma linha de trabalho orientada para aprofundar a cooperação público-privada na região. O objetivo central é incorporar critérios rigorosos de qualidade e sustentabilidade nos produtos e destinos que compõem o roteiro, garantindo que o crescimento do fluxo de visitantes ocorra de maneira ordenada e benéfica para as comunidades locais.

Além disso, a iniciativa busca padronizar e elevar o nível das experiências oferecidas ao longo dos cinco países. Com uma gestão técnica centralizada, será possível monitorar avanços, identificar gargalos e implementar soluções conjuntas que fortaleçam a identidade do Caminho dos Jesuítas como o principal corredor turístico da América do Sul.

INVESTIMENTOS – Paralelamente às discussões sobre a rota, a agenda no Paraguai também contemplou a apresentação da atualização do Guia de Investimento “Tourism Doing Business – Investindo no Paraguai”, elaborado pela ONU Turismo. O Brasil teve participação colaborativa nesse processo, trocando experiências sobre a estruturação do seu próprio guia, lançado em janeiro deste ano, e compartilhando referências de produtos desenvolvidos e resultados alcançados.

Leia Também:  MEC lança programa para modernizar laboratórios

O documento tem como finalidade fornecer uma visão integral do contexto econômico, do marco legal e do cenário de investimentos no setor de turismo paraguaio. Ao destacar vantagens competitivas e estabilidade macroeconômica, o guia serve como uma ferramenta essencial para atrair capitais e fomentar o desenvolvimento de novos projetos turísticos na região, seguindo o exemplo de sucesso da edição brasileira.

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Propaganda

BRASIL

MME apresenta versão preliminar do Plano de Ação Nacional para o garimpo de ouro e amplia diálogo para construção participativa

Publicados

em

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, na quarta-feira (28/5), da 1ª Reunião Extraordinária do Grupo de Trabalho (GT) da Convenção de Minamata, criado no âmbito da Comissão Nacional de Segurança Química (CONASQ). Durante o encontro, o Ministério apresentou a versão preliminar do Plano de Ação Nacional para a Mineração Artesanal e em Pequena Escala (PAN MAPE) de ouro, documento que estabelece estratégias, ações e metas para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil.

A iniciativa integra a estratégia do MME de ampliar a participação de representantes do Governo, da sociedade civil e de outras instituições envolvidas no tema na construção do plano. O GT constitui um importante espaço de articulação entre os diversos atores que acompanham a implementação da Convenção de Minamata sobre Mercúrio no Brasil. Entre suas atribuições está o acompanhamento das ações relacionadas à mineração artesanal e em pequena escala de ouro, atividade que tem no garimpo de ouro sua principal expressão no contexto brasileiro.

Representando o MME, a diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração, Julevânia Olegário, apresentou a versão preliminar do PAN MAPE, que visa estabelecer ações e diretrizes para eliminar, no menor tempo possível, o uso de mercúrio na mineração artesanal e em pequena escala de ouro no Brasil, promovendo práticas mais seguras e sustentáveis para a atividade.

Leia Também:  Ministério do Turismo participa de operação contra exploração sexual infantil com foco na COP30

Segundo ela, o plano busca conciliar a importância socioeconômica do garimpo legal com a adoção de medidas que reduzam impactos ambientais e riscos à saúde das populações envolvidas.

“O papel do MME é promover políticas públicas que ofereçam alternativas viáveis para que essa atividade seja realizada de forma responsável, ambientalmente sustentável e socialmente justa. O PAN MAPE representa um importante avanço nesse processo e reforça o compromisso do Brasil com a eliminação do uso do mercúrio no garimpo de ouro”, destacou a diretora.

A próxima etapa prevê a disponibilização do documento para consulta pública, ampliando a participação da sociedade civil, do setor produtivo, da academia e dos demais interessados na construção das ações que irão compor a versão final do plano.

A iniciativa reforça o compromisso do MME com o desenvolvimento sustentável da atividade mineral, alinhando a produção de ouro às melhores práticas ambientais e às diretrizes internacionais de proteção à saúde e ao meio ambiente.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Leia Também:  Começa aplicação do 2º dia do Enem 2025

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA