DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino anuncia funcionamento da base do SAMU no município
DIAMANTINO
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) entrou em funcionamento no município nesta segunda-feira (01.06).
Instalada no Centro Integrado de Saúde (CIS), a base do SAMU passa a oferecer atendimento móvel de urgência e emergência em Diamantino. A equipe será responsável pelos atendimentos realizados diretamente nos locais das ocorrências.
Os atendimentos poderão ser acionados pelo número 192, pelo celular (65) 9.9993-9372, pelo telefone fixo (65) 3317-3200 e também pelo aplicativo 192 Fácil, disponível para aparelhos Android e iOS.
Android:https://play.google.com/store/apps/details?id=com.samu.x_192facil
iOS:https://apps.apple.com/br/app/192-f%C3%A1cil/id1501340705
Os chamados são recebidos pela Central de Regulação do SAMU, em Cuiabá, que faz o direcionamento da equipe para o município.
O prefeito, Chico Mendes, destacou a importância da implantação do serviço para a população.
“A implantação da base do SAMU representa mais segurança, agilidade e eficiência no atendimento às ocorrências. Além de atender os moradores de Diamantino, o serviço também estará disponível para pessoas que estejam de passagem pelo município e precisem de atendimento de urgência ou emergência, por meio de um canal reconhecido nacionalmente.”
A secretária municipal de Saúde, Adélia Maria, explicou as mudanças que passam a ocorrer com a implantação da base.
“Até então, os atendimentos que exigiam deslocamento até o local da ocorrência eram realizados pela equipe municipal de urgência e emergência. Com o início das atividades da base do SAMU em Diamantino, esse serviço passa a contar com uma equipe específica e preparada para atender esse tipo de ocorrência.”
A secretaria ainda completou: “A partir de agora, a população deve acionar diretamente o 192 ou os demais canais disponibilizados pelo SAMU.”
A assessora técnica de Saúde, Pâmela Costa, ressaltou o trabalho desenvolvido para que a base pudesse iniciar os atendimentos no município.
“Esse é um trabalho que começou ainda no ano passado. Desde então, foram cumpridas todas as etapas necessárias para a implantação da base do SAMU em Diamantino, incluindo adequações na estrutura da unidade, vistoria técnica, disponibilização e capacitação de uma equipe específica, além do cumprimento de todas as exigências previstas para a habilitação do serviço.”
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT
DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino abre inscrições para seleção de Brigadista Municipal
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), informa que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº 001/2026/SAMA, para contratação temporária de Brigadista Municipal Autônomo, com remuneração de R$ 4.150,00 mensais.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na Avenida Desembargador Joaquim Pereira F. Mendes, nº 238, Centro. O prazo de inscrição segue até o dia 28 de junho de 2026.
O processo seletivo tem como objetivo reforçar as ações de prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais e queimadas ilegais no município, principalmente no período de maior ocorrência de focos de calor, garantindo mais agilidade no atendimento às ocorrências.
São 07 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva com 14 candidatos. Os contratos terão duração de 06 meses, podendo ser prorrogados por igual período, de acordo com a necessidade da administração. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, em regime de escala e plantão, incluindo finais de semana e feriados.
Para participar, os interessados devem cumprir os requisitos do item 2.3 do edital, como residir em Diamantino, ter 18 anos ou mais, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares quando aplicável, ter no mínimo alfabetização e apresentar Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) que comprove aptidão física e mental para atividades de esforço intenso.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto, a iniciativa busca ampliar a capacidade de resposta do município durante o período de estiagem e fortalecer as ações de proteção ambiental.
“Estamos disponibilizando 30 inscrições para este processo seletivo, que irá selecionar os candidatos para o preenchimento de 07 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva com 14 posições.”
O secretário ainda pontuou: “A brigada municipal tem um papel fundamental na prevenção e no combate aos incêndios florestais e queimadas, especialmente neste período de estiagem. Por isso, convidamos os moradores de Diamantino que atendem aos requisitos do edital a se inscreverem e contribuírem com a proteção do meio ambiente e da nossa população.”
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 9299-9586 ou acesse o edital completo, clicando aqui, onde estão disponíveis todas as regras, requisitos e etapas do processo seletivo.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT


