SINOP
Prefeitura de Sinop inicia curso de defesa pessoal para mulheres com aulas semanais e foco na segurança feminina
SINOP
A Prefeitura de Sinop, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, iniciou na noite desta quarta-feira (20) as aulas do curso gratuito de defesa pessoal para mulheres. O curso terá aulas semanais durante três meses, com acompanhamento de professor especializado em jiu-jitsu. A primeira turma começou com 18 alunas, com aulas na Escola Municipal de Artes (EMA).
A iniciativa integra o Programa Municipal de Defesa Pessoal para Mulheres, instituído pela Lei Municipal nº 3.569/2025. A legislação autoriza o desenvolvimento de ações voltadas à autodefesa feminina, fortalecimento físico, emocional e social das participantes, além da promoção de atividades educativas e preventivas relacionadas ao enfrentamento da violência contra a mulher.
A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Sinop, professora Branca, destacou que o município já avalia ampliar o número de vagas devido à grande procura pelo curso. “Iniciamos na Escola Municipal de Artes as aulas de defesa pessoal para as mulheres. Estamos começando com 18 alunas e nós, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, já pensamos em ampliar as vagas devido à alta procura. As mulheres precisam ter segurança, precisam cuidar da autoestima e também da própria defesa”, afirmou.
A coordenadora também ressaltou que o curso representa uma ação voltada à proteção e valorização das mulheres no município. “O município de Sinop, por meio da Prefeitura e do prefeito Roberto Dorner, demonstra preocupação com a segurança das mulheres. Estamos dando esse passo inicial e também colocando em prática a Lei 3.569 de 2025, sancionada no ano passado, que trata justamente da defesa pessoal para mulheres”, destacou.
O professor de jiu-jitsu Gustavo Trevisan explicou que o curso busca oferecer preparo físico, emocional e técnico às participantes. “Nós já ministramos aulas de jiu-jitsu pela Prefeitura e fomos convidados para desenvolver esse curso de defesa pessoal para mulheres devido aos índices de feminicídio registrados no Brasil. Esse curso possui grande importância porque ajuda as mulheres a inibir agressões e situações de violência”, afirmou.
Gustavo Trevisan também ressaltou que o trabalho desenvolvido durante as aulas vai além das técnicas de defesa pessoal. “Além da prática da defesa pessoal, as participantes também terão fortalecimento físico e emocional, algo muito importante nesse momento. As mulheres precisam estar fortalecidas física e emocionalmente para utilizarem a arte marcial como instrumento de proteção e defesa”, explicou.
A aluna Salete Slovinski afirmou que decidiu participar do curso em busca de mais segurança e conhecimento sobre autodefesa. “Me interessei em fazer esse curso de defesa pessoal porque hoje existem muitos casos de feminicídio no município e em todo o país. Procurei o curso justamente pela questão da autodefesa. Achei muito interessante esse primeiro dia de aula porque nós vamos adquirir conhecimento, aperfeiçoamento e aprender aquilo que realmente buscamos. Pretendo sair daqui com bastante aprendizado no jiu-jitsu”, relatou.
Segundo a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, novas turmas poderão ser abertas nos próximos meses conforme a procura pelo curso.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
SINOP
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, com base na Lei de Assistência Técnica (Lei Municipal nº 2.832/2020) tem fortalecido políticas públicas voltadas à promoção da moradia digna por meio do programa Projetando Sonhos. A iniciativa garante acesso gratuito a projetos arquitetônicos personalizados para famílias de baixa renda, contribuindo para a realização do sonho da casa própria com segurança, planejamento e qualidade.
O programa já existe há mais de cinco anos e tem sido uma importante ferramenta de transformação social, garantindo que famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso a projetos completos, modernos e planejados conforme suas necessidades.
A moradora do Jardim Oriente, Roseli Kegler Rosa, é uma das beneficiadas que possui sua residência já finalizada, com calçada, muro e pintura. Ela celebra a realização de um sonho que parecia distante. “Eu adorei a casa. Foi tudo muito rápido, sem muita burocracia. Eu fiz o processo e logo saiu o projeto. Hoje tenho minha casa pronta e sou muito grata”, destacou.
Roseli conta que jamais imaginou ter uma casa com o padrão e a estrutura que recebeu. Segundo ela, o projeto superou todas as expectativas. “Eu expliquei para a arquiteta como sonhava minha casa, mas não imaginava que ficaria tão bonita. Ficou linda. Estou muito feliz e agradecida”, afirmou. Hoje, com a casa pronta, ela já pensa nos detalhes finais para deixar o imóvel ainda mais com a sua identidade. “Eu adoro plantas. Vou encher de flores e deixar tudo do jeito que sempre quis”, contou.
Outra história marcada pela emoção é a da moradora do Cidade Alta, Vandeilda Ana da Silva, que viu no programa a oportunidade de sair de uma realidade difícil para a concretização do sonho da casa própria. Com a construção em andamento, ela descreve o sentimento como gratidão. “Sou grata a Deus e a todos que me ajudaram. Cada tijolo que está sendo colocado é motivo de agradecimento. É um sonho sendo realizado”, relatou.
Vandeilda explica que o processo foi mais simples do que imaginava e reforça que muitas pessoas ainda desconhecem o funcionamento do programa. “Muita gente pensa que precisa pagar caro, mas não é assim. Procurei a Prefeitura, levei a documentação e fui orientada em cada etapa. Tudo aconteceu muito rápido”, disse ela destacando a emoção de ver o projeto pronto pela primeira vez. “Quando vi o projeto, comecei a chorar. Era exatamente a casa que eu sonhava. Achei que nunca conseguiria, mas hoje estou vendo esse sonho se tornar realidade”, afirmou.
A arquiteta Gabriela Pedroso Chimello, que atua no setor de Habitação e trabalha diretamente com o programa, explica que o programa foi criado para garantir acesso à assistência técnica especializada às famílias de baixa renda, eliminando barreiras financeiras que muitas vezes impedem a construção regularizada.
“O programa da Prefeitura se chama Projetando Sonhos e oferece projeto arquitetônico sem custo para famílias de baixa renda. Taxa de alvará, imposto de obra e demais custos municipais são isentos. A única taxa necessária é o registro profissional no conselho, que gira em torno de R$ 120 a R$ 130”, explicou.
Segundo Gabriela, o diferencial do programa é justamente a personalização dos projetos. “Cada projeto é pensado conforme a realidade e a necessidade da família. Não trabalhamos com projeto padrão. As famílias participam de todo o processo e podem escolher o estilo da casa, fachada, layout e distribuição dos ambientes”, destacou.
Inicialmente, os projetos contemplam residências de até 64 metros quadrados, com possibilidade de ampliação futura de mais 16 metros quadrados, totalizando até 80 metros quadrados de área construída. Outro ponto importante é que as famílias podem optar por modelos modernos, incluindo fachadas com platibanda e layouts contemporâneos. “Muitas famílias sonham com uma casa moderna e bonita. Nosso papel é mostrar que isso também é possível dentro de um programa social. É muito gratificante ver esse sonho sair do papel”, completou.
As famílias interessadas em participar do programa podem procurar diretamente o setor de Habitação, localizado junto à Secretaria de Assistência Social, na Rua das Aroeiras, nº 1.128, ou buscar mais informações pelo WhatsApp no número: (66) 9.9235-4561.
O Projetando Sonhos pertence às políticas públicas que promovem dignidade, inclusão social e qualidade de vida, ajudando famílias a transformarem projetos em realidade e sonhos em novos lares.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT


