VÁRZEA GRANDE
Prefeita e vice reforçam importância da parceria e harmonia entre os poderes
VÁRZEA GRANDE
Para Flávia Moretti e Tião da Zaeli o desenvolvimento de Várzea Grande está acima de divergências políticas e ou partidárias. Eles participaram da primeira sessão na nova Câmara Municipal
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, e o vice-prefeito, Tião da Zaeli – ambos do PL – e a secretária de Governo, Carol Mello, participaram da primeira sessão da nova sede da Câmara Municipal nesta terça-feira (05). A solenidade marcou o reinicio dos trabalhos neste segundo semestre e a abertura da nova sede do Legislativo à população.
Moretti destacou a união entre os poderes para o desenvolvimento do Município e lembrou que a nova sede do Legislativo municipal foi cedida pela Prefeitura, por meio de lei municipal 5374/2025, pelo prazo de 20 anos, podendo ser prorrogada pelo mesmo período ou período diferente. A Prefeitura Municipal aportou R$ 1,5 milhão em recursos para a obra de reforma do prédio.
“Nós, a prefeita Flávia, o vice Tião e os vereadores estamos juntos por Várzea Grande. Queremos o mesmo objetivo que é bem comum da sociedade várzea-grandense. Hoje, é um grande marco na história do nosso Município. Eu cumpri minhas obrigações do TAC com o Tribunal de Justiça, que foram herdadas, de construir o estacionamento do novo Fórum, reformei a sede do Ministério Público para Guarda Municipal e destinei recursos para a reforma aqui”, disse Moretti.
O vice-prefeito, Tião da Zaeli, relata que o local é um espaço mais adequado para atender à sociedade. “Várzea Grande precisava de uma Câmara como essa. A nova sede é o compromisso da Flávia e do Tião com a Câmara Municipal. O nosso município conta com todos nós, por isso fomos eleitos para representar a voz da população”, disse Zaeli.
A secretária de Governo, Carol Mello, destacou que está construindo pontes com o Legislativo. “Construir elos e aprimorar nessa proximidade é fundamental e isso só se faz com diálogo, harmonia e respeito entre os poderes. Ai sim, vamos conseguir destravar mais projetos importantes para o desenvolvimento do Município”, declara.
DE CASA NOVA – O presidente da Câmara Municipal, Wanderley Cerqueira (MDB), disse que o atendimento ao munícipe terá mais qualidade. “Aqui, proporcionamos mais conforto e temos um espaço mais adequado para atender ao cidadão. Vamos seguir juntos com a prefeita Flávia e construir uma nova realidade para Várzea Grande. Aqui, temos um plenário moderno, uma sala da mulher, um museu do Operário, uma sala de imprensa, uma Escola do Legislativo, entre outros espaços importantes para nossa sociedade”, anunciou Cerqueira.
A Câmara Municipal de Várzea Grande é formada pelos seguintes vereadores: Wanderley Cerqueira (MDB), Alessandro Moreira (MDB), Adilsinho (Republicanos), Bruno Rios (PL), Caio Cordeiro (PL), Samir Katumata (PL), Rosy Prado (UB), Charles da Educação (UB), Jânio Calistro (UB), Gisa Barros (PSB), Kleber Feitoza (PSB), Sargento Galibert (PSB), Jero Neto (MDB), Lucélia Oliveira (Agir), Dr. Miguel Júnior (Cidadania), Rogerinho da Dakar (PSDB), Braz Jaciro (PSDB), Enfermeiro Emerson (PP), Raul Curvo (Republicanos), Wender Madureira (Republicanos), Cilcinho (PV), Carlinhos Figueiredo (Republicanos) e Sardinha (MDB).
Também participaram da sessão os deputados estaduais: Eduardo Botelho (UB), Júlio Campos (UB), Fábio Tardin (PSB), Juca do Guaraná Filho (MDB) e Dr. João (MDB).
VÁRZEA GRANDE
Horta escolar de Várzea Grande concorre a prêmio nacional de educação integral e sustentabilidade
A horta sustentável da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Bianka Lorena da Rocha Capilé, localizada no Assentamento Sadia III, na zona rural de Várzea Grande, já promove mudanças de hábitos entre os alunos e contribui diretamente para as atividades desenvolvidas em sala de aula. A unidade funciona em período integral e oferece, além das disciplinas regulares do ensino fundamental, como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, conhecimentos técnicos voltados à olericultura.
A professora Leidiana Moreira de Lima Santiago, que atua com turmas do 1º e 2º anos, destaca que os estudantes aprendem a ler a partir de imagens representativas associadas às experiências vivenciadas nas aulas de campo.
“As atividades realizadas tanto em sala de aula, durante o processo de letramento, quanto nas visitas à horta são aproveitadas como recursos pedagógicos, tornando o ensino mais prazeroso”, comentou.
Já o professor Marcos Soares de Moraes, responsável pelas turmas do 4º e 5º anos, trabalha temas relacionados à sustentabilidade, aos bons hábitos, à preservação ambiental e aos benefícios das plantas para a saúde.
“Abordamos todas essas temáticas e os alunos absorvem muito bem os conteúdos. Nosso objetivo é desenvolver nas crianças um olhar mais atento para o meio ambiente. Esse contato direto com a natureza desperta o interesse dos estudantes, que deixam de ser observadores passivos para compreender como as ações humanas impactam o planeta, tanto no curto quanto no longo prazo”, afirmou.
A experiência desenvolvida pela unidade escolar está concorrendo a um prêmio nacional, e a expectativa da comunidade escolar é positiva.
“A escola se inscreveu para participar da seleção de experiências inspiradoras de gestão de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral. Para nossa surpresa, fomos selecionados e estamos concorrendo com dezenas de escolas de diferentes regiões do país. Só o fato de termos sido escolhidos já é motivo de comemoração. Estamos confiantes em um bom resultado e orgulhosos de representar Várzea Grande”, destacou a diretora da unidade, Eunice da Silva Araújo.
Segundo ela, a escola aguarda agora a seleção final das 25 experiências que integrarão o mapa nacional de práticas inspiradoras.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, ressaltou a importância das atividades complementares para a formação dos estudantes.
“Todas as disciplinas ligadas às atividades extracurriculares são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos e contribuem para o rendimento escolar. O ambiente escolar oferece inúmeras oportunidades para a formação humana, e nossa missão é incentivar iniciativas que fortaleçam esse processo”, afirmou.
Sobre a classificação da escola entre as experiências selecionadas, a secretária destacou o orgulho pelo reconhecimento.
“Estamos felizes por essa conquista. Só o fato de a unidade estar entre as finalistas já é motivo de celebração para toda a rede municipal de ensino”, completou.
Construção coletiva
O coordenador da EMEB Bianka Lorena da Rocha Capilé, Gonçalo Souza Xavier, ressalta que a horta sustentável é resultado de um trabalho coletivo e que a iniciativa também tem inspirado a comunidade local.
“As práticas desenvolvidas na escola têm sido reproduzidas nas residências dos alunos. O Assentamento Sadia III concentra pequenos produtores rurais que utilizam o cultivo em suas propriedades para garantir a segurança alimentar e complementar a renda familiar”, explicou.
Segundo o coordenador, muitos estudantes já possuem familiaridade com o manejo da terra, o que facilita a participação nas atividades práticas.
“Muitos vivenciam essa realidade ao lado de suas famílias e levam para casa os conhecimentos adquiridos na escola, contribuindo para o uso mais eficiente dos recursos naturais e para a produção de alimentos mais saudáveis”, destacou.
Gonçalo também ressaltou que toda a produção da horta é destinada à alimentação escolar e que o excedente é distribuído à comunidade, fortalecendo os laços entre a escola e os moradores da região.
Galeria de Fotos (7 fotos)


