VÁRZEA GRANDE
Rede municipal participa de projeto de ensino sobre eficiência energética
VÁRZEA GRANDE
Já estão inseridas no projeto as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs): Tenente Abílio, Profª Lybia da Costa, Profº Antônio Salustio, José Estejo, David Mayer, Gabriel Muller, Maria Barbosa e Profª Lúcia Leite.
Escolas municipais de Várzea Grande estão participando do “Zupt, A Energia da Vida”, promovido pela concessionária de energia e pela agência Procel, que pretende formar cidadãos conscientes e atentos ao consumo de energia, estimulando e apoiando o ensino da eficiência energética e da cidadania na educação básica.
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Igor Cunha destacou a iniciativa e considerou importante a adesão das escolas públicas em projetos que despertem o interesse dos alunos para o uso consciente e a economia de energia visando o futuro. Ele explicou que além dos Certificados, as escolas receberam o kit Zupt com o material didático para que os professores consigam implementar a metodologia de ensino em sala de aula.
De acordo com o diretor de Gestão de Programas de Governo da ENBPar, Miguel Marques, o projeto ZUPT foi criado para fazer parte de ações educativas das concessionárias de energia de todo o país, tendo como público-alvo estudantes da educação infantil, dos anos iniciais do ensino fundamental e os educadores de escolas públicas e privadas.
Em Mato Grosso o programa será executado por meio do Programa de Eficiência Energética da Energisa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que tem como objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica.
Ao todo, serão 136 professores de 23 escolas municipais de Sinop, Sorriso, Várzea Grande e Cuiabá que receberão o certificado ZUPT – A Energia da Vida e a metodologia educacional, desenvolvida pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), sob gestão da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) em parceria com o Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA).
Segundo Miguel Marques, o ZUPT nasce com a missão de despertar nos jovens o entendimento de que a energia faz parte do nosso dia a dia, “quando acende uma lâmpada, quando liga o videogame, quando abre a geladeira para pegar um copo de água. Nessas pequenas atitudes, ele já participa do sistema elétrico. E o que queremos é que o jovem use essa energia da melhor forma possível” afirmou.
As escolas da rede municipal de Várzea Grande que já aderiram ao “Zupt, A Energia da Vida” são as EMEBs: Tenente Abílio, Profª Lybia da Costa, Profº Antônio Salustio, José Estejo, David Mayer, Gabriel Muller, Maria Barbosa e Profª Lúcia Leite. De acordo com a subsecretária de Educação da SMECEL, profª Eva de Paulo, outras escolas da rede municipal também irão aderir e participar do projeto educativo.
VÁRZEA GRANDE
Meninas são as primeiras várzea-grandenses a receber doses da Pneumo 20
A pequena Theodora Leal Mota, de apenas dois meses de vida, foi a primeira moradora de Várzea Grande a receber a vacina pneumocócica 20 (Pneumo 20), na última segunda-feira (23), na Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Isabel. Em seguida, foi a vez de Eliza Emanuelly da Silva Souza, de quatro anos, ser imunizada com a nova dose na Unidade de Saúde do bairro Água Limpa.
As meninas simbolizam a importância da vacinação como medida de proteção e prevenção, especialmente com a chegada da Pneumo 20 ao Sistema Único de Saúde (SUS). Até então disponível apenas na rede privada, a vacina podia custar mais de R$ 500.
Desde segunda-feira, as 25 unidades de saúde de Várzea Grande estão abastecidas com o novo imunizante, que passa a integrar a rotina das salas de vacinação do município. As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado e distribuídas aos municípios pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Nesta primeira remessa, Várzea Grande recebeu 800 doses.
A Pneumo 20 protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, principal causadora de doenças graves, como pneumonia e meningite, responsáveis por hospitalizações, sequelas e óbitos.
O principal diferencial da nova vacina é a ampliação da proteção contra os sorotipos mais frequentemente associados à pneumonia invasiva, especialmente os tipos 3, 6A e 19A, tornando-a mais abrangente do que as formulações anteriores. O imunizante também auxilia na prevenção da otite média, condição que pode evoluir para perda auditiva e, em casos mais graves, infecção generalizada.
O pai de Theodora, Eduardo Júnior Mota Cabral, resumiu o sentimento ao imunizar a filha. “É um momento de alegria, gratidão e alívio pela proteção que ela passa a ter agora”, afirmou.
A enfermeira da Unidade de Saúde do Santa Isabel, Cida Campos, reforçou a importância da vacinação. “É uma vacina segura e que protege contra bactérias causadoras de doenças graves. É fundamental que pais e responsáveis levem seus filhos para receber esse imunizante em qualquer unidade de saúde da cidade”, destacou.
Na Unidade do Água Limpa, Eliza Emanuelly também foi acompanhada pelo pai, José Souza. Apesar do receio inicial diante da seringa, a menina foi rapidamente consolada com um pirulito oferecido pela enfermeira e responsável técnica da unidade, Lucimar Barbosa.
“Estamos em um período crítico para as doenças respiratórias. Há registros de meningite no Estado e as unidades de pronto atendimento estão lotadas de crianças com sintomas gripais. A vacina salva vidas, reduz a circulação de agentes infecciosos e evita o agravamento dos quadros clínicos”, enfatizou Lucimar.
Público-alvo
A enfermeira responsável pela Imunização da Atenção Primária de Várzea Grande, Patrícia Pretel Feitosa, explica que a Pneumo 20 passa a integrar o calendário básico de vacinação infantil. A primeira dose deve ser aplicada aos dois meses de idade, com a Pneumo 20; a segunda, aos quatro meses, com a Pneumo 10; e a dose de reforço, aos 12 meses, novamente com a Pneumo 20.
“A criança com até 4 anos, 11 meses e 29 dias que estiver com alguma dose em atraso deve procurar a unidade de saúde mais próxima, levando o cartão de vacinação, para verificar sua situação vacinal e receber a Pneumo 20”, orientou.
Segundo Patrícia, a rotina das Unidades Básicas de Saúde permanece a mesma. “Estamos ofertando mais uma vacina destinada principalmente às crianças menores de dois anos. É importante que pais e responsáveis procurem as unidades para garantir essa proteção”, concluiu.
Galeria de Fotos (9 fotos)


