CUIABÁ
Gestor de Porto Alegre agradece à Prefeitura de Cuiabá por doações às famílias atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul
CUIABÁ
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião de Araújo Melo, agradeceu à Prefeitura de Cuiabá pelas doações encaminhadas às famílias afetadas pelo desastre ocorrido no início de maio, devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A campanha de solidariedade foi organizada pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, e envolveu a população cuiabana e servidores de todas as pastas do Executivo Municipal.
Solidarizados com a causa, a Prefeitura de Cuiabá disponibilizou pontos de arrecadação em várias secretarias, alguns em sistema drive-thru, como a Secretaria da Mulher, o Espaço de Acolhimento no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), terminais de ônibus, e sedes das Secretarias de Ordem Pública e Defesa Civil, entre outras, para a coleta de donativos.
O prefeito Sebastião fez questão de expressar sua gratidão e reconhecimento: “Meus queridos amigos, Márcia e Emanuel! Quero, em nome de todos os porto-alegrenses, agradecer a mobilização dos irmãos cuiabanos nesse momento tão difícil para nossa cidade. Cada item doado é um abraço apertado, mesmo de longe, em quem mais precisa. Estamos trabalhando para que nossa Porto Alegre volte à normalidade e, quando isso tudo acabar, esperamos vocês aqui para mais uma vez agradecer todo carinho. Abraço fraterno!”, declarou.
Segundo levantamento inicial, cinco carretas carregadas com cobertores, roupas, alimentos, água mineral, medicamentos e outros mantimentos necessários foram transportadas pelo município. “Essa foi mais uma força-tarefa da nossa gestão, em ajudar nossos amigos gaúchos que, neste momento, estão precisando da ajuda e do esforço conjunto de todos. Cada item doado representa o abraço e o acalento do nosso povo cuiabano, que mais uma vez atendeu ao chamado da Prefeitura de Cuiabá e se uniu a mais essa causa social”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
“Pequenos gestos demonstram nossa preocupação e cuidado com aqueles que tanto precisam. Não há dúvida de que juntos, sempre somos mais fortes”, conclamou a primeira-dama Márcia Pinheiro.
“O nosso povo é genuinamente caloroso, generoso e solidário. Agradecemos por essa importante corrente de doação. Esperamos ter contribuído para aliviar esse difícil momento e seguimos em oração para que tudo seja restabelecido o mais breve possível”, concluiu o prefeito Emanuel Pinheiro.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior
A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.
A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.
O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.
Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.
Serviço
Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


