CUIABÁ
Moradores ressaltam ações da prefeitura para recomeço no bairro São Mateus
CUIABÁ
Equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas aceleram os serviços de limpeza no Córrego do Gambá, no bairro São Mateus com o objetivo de melhorar a vasão das águas nesse período de chuvas intensas. A medida tranquiliza os moradores que já vivenciaram o dilema da inundação ocorrida no domingo (12), onde muitas famílias perderam praticamente tudo.
O túnel liner que estava bloqueado no Córrego do Gambá, na Avenida Beira Rio também já foi liberado para passagem da água e a ação continua para confecção da estrutura do muro de arrimo.
Muita terra já foi retirada na extensão do Córrego. O serviço envolve também a limpeza na lateral dos barrancos e está sendo realizado com maquinários apropriados, sendo escavadeira hidráulica diretamente dentro do córrego. Para descer e subir o barranco, uma pá carregadeira prepara o calçamento com pedras para maior segurança da ação.
Os secretários adjuntos da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Ricardo Menacho (de Planejamento e Projetos) e Milena Borges, (de infraestrutura) vistoriaram o andamento dos serviços.
“Se a Prefeitura de Cuiabá continuar assim, o resultado vai longe, e de encontro com o que a população espera da gestão”, disse Jacildo Pedroso da Silva, morador do Jardim Brasil, que trabalha no bairro São Mateus.
Muitas famílias foram afetadas e perderam tudo, inclusive a documentação pessoal, como é o caso de Odinil Corsino da Silva, 49 anos. “A água levou tudo, era gente correndo para se livrar da água. Toda a ajuda que vier será bem-vinda, queremos recuperar logo e tocar a vida”, relatou.
Rosinei Nunes, há 28 anos no local, mora com o marido e uma neta, também tenta recomeçar. Onde residem funcionava uma tapeçaria. “Foi tão rápido, o material dos estofados, os alimentos do armário foram tudo, não presta nada. Vamos ter que recomeçar”, disse ela.
Segundo o presidente do bairro, Joeder da Silva Barbalho, conhecido como Lobão, depois de domingo, qualquer chuvak já assusta. “Mudou a rotina do bairro, e a cena que vem na memória é de um emaranhado de água descendo e inundando tudo. Graças as ações emergenciais da Prefeitura de Cuiabá, temos um pouco mais de otimismo, mas a situação foi feia”, explicou.
AÇÕES
O bairro São Mateus possui aproximadamente 20 ruas, sendo que 11 foram duramente afetadas. Para amenizar a situação, a Secretaria de Assistência Social realiza desde as primeiras horas de segunda-feira (14) o levantamento socioeconômico das famílias. A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Públicos (Limpurb) também está mobilizada para o recolhimento dos móveis, utensílios e demais pertences que não servem mais para uso e foram dispensadas na frente das residências.
Vale ressaltar que o prefeito Abilio Brunini enviou para a aprovação na Câmara Municipal de Cuiabá o projeto que prevê um auxílio emergencial no valor de R$ 1 mil para ajudar as vítimas das chuvas.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Rikelme e Lucas Calegari inspiram jovens durante apresentação do Bom de Bola, Bom de Escola
A apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola, com a presença de jogadores cuiabanos que hoje atuam no futebol internacional, transformou o Mini Estádio João Faustino Lima, no bairro Praeirinho, em um palco de inspiração para centenas de crianças e adolescentes, na quinta-feira (25).
Ao lado do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o meia Rikelme Hernandes, do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e o lateral-direito Lucas Calegari, do Eyüpspor, da primeira divisão da Turquia, deram dicas, jogaram futebol e incentivaram a garotada a se dedicar ao esporte e aos estudos, além de perseverar na busca pelos sonhos. Também participaram do evento os atletas João Maranini, Romarinho e Matías Hernández.
Rikelme destacou a importância do incentivo oferecido pela Prefeitura para aproximar crianças e adolescentes do esporte e da escola. “É uma iniciativa muito boa e muito importante da Prefeitura incentivar esses jovens. Eles nos têm como exemplo, e esse apoio faz toda a diferença. Essas crianças precisam estar envolvidas no esporte, mas também nos estudos. Quando somos jovens, muitas vezes não damos o devido valor à educação, mas depois percebemos o quanto ela é importante para a vida. Esporte e estudo têm que andar juntos”, afirmou.
O jogador também se emocionou ao reencontrar o local onde iniciou sua trajetória no futebol. “Fico muito feliz por participar deste evento, porque um dia também fui uma dessas crianças. Espero que, no futuro, muitos deles consigam seguir esse caminho, seja no Cuiabá ou em outros clubes. Vou ficar muito feliz quando vir um deles realizando esse sonho.”
Lucas Calegari ressaltou que iniciativas como o Bom de Bola, Bom de Escola oferecem oportunidades que vão além do esporte. “Joguei muito neste campo e sei da importância desse projeto. É uma iniciativa muito boa, que incentiva o esporte e também os estudos. Quando fui para a Europa, a maior dificuldade foi a língua. Foi aí que percebi ainda mais como a educação faz diferença. Aprender facilitou toda a minha adaptação.”
Durante o evento, o prefeito Abilio Brunini e os atletas também conheceram meninos que já se destacam no projeto e nas escolinhas de futebol. Entre eles estava o jovem Enzo Origuela, atleta do Cuiabá Sub-15, que participou da programação acompanhado do pai. Abilio também ouviu reivindicações da comunidade para melhorias no espaço esportivo. Entre os pedidos apresentados estavam a instalação de iluminação em LED, a implantação de grama natural e a ampliação do apoio à Escolinha de Futebol Juventude.
“Estamos em um lugar que revelou grandes jogadores, como Rikelme e Igor Jesus, mesmo sem uma grande infraestrutura. O que nunca faltou aqui foi dedicação e inspiração. Queremos transformar este espaço em um ambiente ainda melhor para revelar novos talentos e mudar a vida de muitas crianças”, afirmou Abilio, ao confirmar melhorias no espaço.
O prefeito também destacou que o programa está sendo ampliado por meio de parcerias com clubes e projetos sociais já consolidados na capital. “Estamos fazendo parceria com o Cuiabá Esporte Clube e também com o Mixto Esporte Clube. Antes disso, porém, já existiam projetos sociais, como o do professor Peu [Escolinha de Futebol Juventude], que há muitos anos desenvolvem esse trabalho com dedicação”, reconheceu.
O Bom de Bola, Bom de Escola integra a ampliação do programa municipal de incentivo ao esporte e atenderá gratuitamente 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. Os participantes terão acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado. As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo Cuiabá Smart, além de atendimento presencial nos locais das atividades para orientar as famílias interessadas.
Além dos atletas, participaram da programação a primeira-dama e vereadora Samantha Iris; os vereadores Baixinha Giraldelli, Coronel Dias e Wilson Kero Kero; e os secretários municipais Nivaldo de Almeida Carvalho Júnior (Trabalho), Marcelo Bussiki (Economia) e Ana Karla (Comunicação).
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


