MATO GROSSO
Governador e primeira-dama se reúnem com arcebispo de Cuiabá para reforçar ações sociais
MATO GROSSO
O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes se reuniram com o arcebispo metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antônio da Silva, e reforçaram a necessidade de estreitar as parcerias em ações sociais.
A visita do religioso ocorreu na tarde desta terça-feira (06.12), no Palácio Paiaguás. O arcebispo assumiu o cargo neste ano.
Na visita, foram discutidas parcerias em ações sociais e questões relacionadas a causas indígenas e reforço dos valores cristãos. Também participaram da visita o padre Diego e os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Jordan Espíndola (Gabinete).
Mauro Mendes ressaltou a importância da igreja para o fortalecimento dos valores morais e da religiosidade, bem como das ações em prol dos que mais precisam.
“A vida moderna, a tecnologia, tem feito as pessoas conviverem menos. E a Igreja tem esse bonito papel de manter essa convivência acesa, pelos valores e pela fé. O nosso povo cuiabano é um povo fácil de fazer amizade, são afáveis, porque temos uma cultura recente, com muitos imigrantes. Muitos que vieram para cá deixaram sua família e aqui fizeram novas amizades. É da nossa cultura. E estamos à disposição para continuar nossas parcerias com a Igreja”, pontuou.
A primeira-dama Virginia Mendes classificou como “uma honra” receber o arcebispo, que fez a primeira visita oficial ao Palácio Paiaguás desde que assumiu o posto.
“É muito bom receber o Dom Mário. É a primeira vez que ele vem nos visitar, e nós somos muito fervorosos na fé. Somos católicos e para nós é uma honra poder estar ao lado dele”, declarou.
Natural do estado de São Paulo, o arcebispo Dom Mário elogiou a recepção dada a ele pelo povo cuiabano.
“Esse espírito de familiaridade não é tão grande em outras cidades grandes. Cuiabá e Várzea Grande são unidas pelo rio. A gente sente essa acolhida no aspecto da comunidade, da religiosidade, mas também no aspecto da amizade. Pessoas que às vezes não frequentam a igreja, mas que conversam com a gente, buscam proximidade”, relatou.
O religioso também falou sobre o valor da fé em Deus para a humanidade.
“Com a fé, as dificuldades têm sido melhor superadas, com mais união e solidariedade. Onde falta fé, as coisas ficam mecânicas, materiais. A fé nos ajuda a colocar mais sentido nas lutas, nas provações”, concluiu.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
MP eleitoral garante perda de mandato de vereador condenado por racismo
O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da Promotoria da 8ª Zona Eleitoral, garantiu a extinção do mandato do vereador Michel Lucas Rocha Souza, de Alto Taquari, após o trânsito em julgado de condenação por injúria eleitoral qualificada e racismo. Condenado a um ano, dois meses e 25 dias de reclusão, em regime aberto, e ao pagamento de 12 dias-multa, o parlamentar teve a decisão tornada definitiva em 14 de maio de 2026, depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não conheceu o recurso especial interposto pela defesa.Após ser comunicada oficialmente sobre o trânsito em julgado da condenação, a Câmara Municipal de Alto Taquari instaurou procedimento administrativo interno e concedeu prazo para manifestação do vereador. O Ministério Público Eleitoral, contudo, sustentou que a suspensão dos direitos políticos decorrente de condenação criminal definitiva produz efeitos automáticos, conforme previsto no artigo 15, inciso III, da Constituição Federal.Diante da situação, o promotor de Justiça Eleitoral Elton Oliveira Amaral manifestou-se nos autos e requereu ao Juízo da 8ª Zona Eleitoral a adoção das medidas necessárias para o cumprimento imediato da determinação legal. O MPE argumentou que a extinção do mandato ocorreu automaticamente com o trânsito em julgado da condenação, cabendo à Presidência da Câmara apenas formalizar esse reconhecimento.Na manifestação, o Ministério Público Eleitoral também destacou que a regra constitucional que exige deliberação da respectiva Casa Legislativa para perda de mandato aplica-se exclusivamente aos membros do Congresso Nacional, não alcançando vereadores. Além disso, alertou para a possibilidade de configuração do crime de desobediência eleitoral em caso de descumprimento da determinação judicial.Com base nos fundamentos apresentados pelo Ministério Público Eleitoral e na decisão da Justiça Eleitoral, o presidente da Câmara Municipal de Alto Taquari declarou a extinção do mandato de Michel Lucas Rocha Souza em 19 de junho de 2026. O ato foi publicado no Diário Oficial nº 29.257, de 22 de junho de 2026, e determinou a convocação imediata do suplente para assumir a vaga.
Foto: Câmara Municipal de Alto Taquari.
Fonte: Ministério Público MT – MT


