CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Hospital Estadual Santa Casa realizou 4,2 mil cirurgias em sete meses

Publicados

MATO GROSSO

O Hospital Estadual Santa Casa, unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em Cuiabá, realizou 4.298 cirurgias entre janeiro e julho de 2024. Dos procedimentos realizados, 1.276 foram de urgência e 3.022 foram eletivos e previamente agendados.

O número equivale a cerca de 4,5 vezes o valor da performance obtida no ano de 2019, em que foram realizadas 920 cirurgias pelo mesmo hospital. Naquele ano, ocorreu a requisição administrativa do Governo do Estado e o Hospital Estadual só passou a funcionar em 23 de julho.

Em 2024, as maiores demandas de cirurgias na unidade foram pelas especialidades de cirurgia geral (1.363), pediatria (1.047), urologia (562), oncologia (523) e otorrinolaringologia (460).

“O Hospital Estadual Santa Casa demonstra com muita eficiência o seu potencial e aumenta a produção ao longo dos anos. Nestes sete meses de 2024, a unidade realizou mais de três mil cirurgias eletivas, priorizando o atendimento de pacientes que aguardavam pelos procedimentos. Além disso, mais de mil crianças foram operadas neste período no hospital, que é referência em pediatria”, avaliou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Para o paciente Carlos Rogério Pereira, morador de Cuiabá internado no Hospital Estadual desde o dia 23 de julho, o atendimento prestado pela unidade é de excelência e “assemelha-se muito ao de um hospital particular”. Ele passou por uma cirurgia urológica.

Leia Também:  Sema reforça regularização ambiental no Show Safra 2026 e renova projeto ambiental com prefeitura

“Vim de transferência de uma policlínica do município de Cuiabá e cheguei aqui com uma infecção já meio grave na bexiga. Eu conversei com a minha esposa quando eu fui recebido aqui e comentei com ela: ‘isso está parecendo mais um hospital particular’, pelo tipo de atendimento. Assim que eu cheguei, eu vim para a enfermaria e à noite eu já fui encaminhado para fazer raio X no pulmão”, disse, ao reforçar que também passou por ultrassonografia e tomografia computadorizada dentro da unidade.

A diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves, informou que foram realizadas em média 614 cirurgias por mês. Além disso, a gestora pontuou que o programa Fila Zero na Cirurgia cooperou para o resultado positivo.

“Mantivemos uma boa performance de cirurgias durante esses sete meses e a nossa média supera 600 procedimentos cirúrgicos por mês. Temos trabalhado para realizar mutirões de cirurgias eletivas por meio do programa Fila Zero. Isso só é possível graças a uma equipe que é capacitada e está alinhada para garantir a eficiência do serviço prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, acrescentou a gestora.

Leia Também:  TJMT reconhece prescrição e nega indenização por permuta informal de terrenos em Cáceres

Para o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da SES, Oberdan Lira, os indicadores demonstram que o Hospital Estadual segue um modelo de eficiência em gestão.

“O desempenho do Hospital Estadual Santa Casa expressa o comprometimento que as equipes de todas as unidades hospitalares geridas pelo Estado têm. A Rede Estadual está capacitada e trabalha para ofertar serviços cada vez mais eficientes para a população de Mato Grosso”, concluiu.

Atualização cadastral

A diretora da unidade ainda observa que o Hospital Estadual Santa Casa tem capacidade para aumentar o número de cirurgias realizadas e pontua que há dificuldade em localizar os pacientes que aguardam na fila das cirurgias eletivas. Para facilitar a localização, a gestora pede para que a população mantenha o cartão de saúde do SUS com endereço e telefone atualizados.

“É através dele que vamos encontrar esses pacientes que estão na fila das cirurgias. Muitas das vezes a pessoa é elegível para a cirurgia, mas não é localizada porque mudou de telefone ou endereço. Nós tentamos fazer uma busca ativa, mas ainda assim temos dificuldade”, observa.

Para fazer a atualização do cadastro do SUS, basta comparecer em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

MPMT participa de seminário nacional sobre educação inclusiva

Publicados

em

A promotora de Justiça Patrícia Eleutério Campos Dower, coordenadora adjunta do Centro de Apoio Operacional (CAO) de Educação do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), participou do 1º Seminário Nacional: Educação Especial Inclusiva, realizado nos dias 17 e 18 de junho, em Cuiabá. Promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e instituições parceiras, o evento reuniu mais de 700 participantes de todo o país para discutir estratégias voltadas à garantia do direito à educação das pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA), altas habilidades e superdotação.Representando o Ministério Público de Mato Grosso e a Comissão Permanente de Educação e Cultura do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), Patrícia Dower integrou a mesa de debates “A perspectiva pedagógica da educação especial inclusiva diante da centralidade do laudo e da judicialização”. O painel abordou os desafios enfrentados pelas redes de ensino para assegurar a inclusão escolar com foco no desenvolvimento e na aprendizagem dos estudantes, evitando que decisões pedagógicas sejam condicionadas exclusivamente à apresentação de laudos médicos.Durante os debates, especialistas destacaram a necessidade de fortalecer a atuação interinstitucional entre educação, saúde, assistência social, órgãos de controle e sistema de Justiça, de modo a construir soluções mais eficazes para os desafios da educação especial inclusiva. Também foi ressaltada a importância de que as avaliações pedagógicas realizadas pelas escolas ocupem papel central na definição das estratégias educacionais destinadas aos estudantes público-alvo da educação especial.Além de Patrícia Dower, participaram da mesa a presidente-executiva do Instituto Articule, Alessandra Gotti, que atuou como mediadora, a juíza do Trabalho Noemia Porto, a representante do Ministério da Educação Olga Freitas e a conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE) Mariana Rosa.Acessibilidade – Com o propósito de assegurar a participação plena e equitativa de todos os presentes, o seminário contou com a adoção de medidas voltadas à acessibilidade comunicacional. O Ministério Público de Mato Grosso distribuiu aos participantes a cartilha sobre Educação Inclusiva produzida pelo CAO de Educação e disponibilizou uma prancha de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), ampliando as possibilidades de interação, expressão e compreensão durante o evento.Como parte dessa estratégia, todos os palestrantes receberam orientações específicas para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual e baixa visão, abrangendo práticas como audiodescrição pessoal, verbalização de conteúdos apresentados visualmente, identificação prévia dos participantes em debates e outros cuidados relacionados à comunicação acessível. As iniciativas reforçaram o compromisso das instituições parceiras com a eliminação de barreiras comunicacionais e com a promoção da autonomia, da acessibilidade e da efetiva participação de todos os públicos.Carta de Cuiabá – O seminário foi encerrado com a formalização da Carta de Cuiabá pela Educação Especial Inclusiva: compromissos interfederativos e interinstitucionais, documento construído de forma colaborativa por representantes de diversas instituições. A carta estabelece 16 compromissos voltados ao fortalecimento das políticas públicas inclusivas e à garantia do direito à educação dos estudantes da educação especial em todo o país.Entre as diretrizes firmadas estão a realização de um levantamento nacional sobre os desafios da educação especial inclusiva, o fortalecimento do uso de dados educacionais para subsidiar políticas públicas, a implementação de estratégias de busca ativa de estudantes fora da escola, a criação de núcleos intersetoriais permanentes e a previsão de metas e recursos específicos para a área nos instrumentos de planejamento e orçamento dos entes federativos. Leia aqui a Carta de Cuiabá pela Educação Especial Inclusiva. Coordenado pelo conselheiro Antonio Joaquim, presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura do TCE-MT e coordenador do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação em Mato Grosso (Gaepe-MT), o seminário consolidou uma agenda nacional voltada ao aprimoramento das políticas de educação especial inclusiva. O documento resultante dos debates servirá como referência para a formulação, implementação e monitoramento de ações em diferentes estados e municípios brasileiros.Promovido pelo TCE-MT em parceria com o Gaepe-Brasil, Gaepe-MT, Instituto Articule, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB) e Governo do Estado, o encontro reforçou o compromisso das instituições participantes com a construção de uma educação cada vez mais inclusiva, equitativa e acessível.(Com informações do TCE-MT).
Fotos: TCE-MT.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Leia Também:  Corpo de Bombeiros e Ciopaer resgatam homem atacado por abelhas em Tabaporã

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA