MATO GROSSO
Resgatados pela Sema, mãe e filhote de tamanduá-mirim retornam à natureza
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), realizou, neste sábado (28.3), a soltura de um tamanduá-mirim fêmea e seu filhote, em Nova Mutum.
A soltura dos animais foi realizada em uma fazenda de Nova Mutum com mata preservada e que está cadastrada junto à Sema.
Os animais foram resgatados na terça-feira (24.3) pelo Corpo de Bombeiros, circulando na área central de Tangará da Serra. Moradores avistaram os tamanduás e acionaram os militares, que realizaram o resgate e levaram os mamíferos até a Unidade Desconcentrada da Sema em Tangará.
Ao serem avaliados na Regional da Sema, foi observado que a mãe não apresentava respostas características da espécie, como a ferocidade. Ela estava apática ao chegar ao local. Por isso, os agentes ambientais optaram por levar os animais para uma clínica veterinária conveniada ao órgão ambiental, no município de Nova Mutum.
De acordo com a médica veterinária Gabriella Accardi, os tamanduás apresentavam um quadro de anemia leve, confirmado após exames de sangue e ultrassom. Os dois receberam soro e reposição de vitaminas. Recuperados, eles estavam habilitados à volta ao habitat natural neste sábado, conforme avaliação da Gerência de Fauna Silvestre da Secretaria.
Orientações
A Sema orienta que, ao se deparar com animais silvestres que necessitem de resgate, a população deve acionar a Polícia Militar pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
O procedimento é importante para evitar riscos desnecessários tanto à saúde do animal quanto à do cidadão.
Já os crimes contra animais silvestres podem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Sema, pelos números (65) 3613-7398 e (65) 98153-0255 (telefone e WhatsApp), ou pelo e-mail [email protected], ou ainda em uma das unidades regionais.
*Sob supervisão de Renata Prata
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Município corrige edital de seletivo após recomendação do MPMT
Menos de 48 horas após receber recomendação do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), o município de Santa Carmem (a 421 km de Cuiabá), promoveu alterações no edital do Processo Seletivo Simplificado nº 003/2026 para adequá-lo aos princípios constitucionais da legalidade, isonomia, razoabilidade e ampla competitividade no acesso aos cargos públicos. Após reconhecer as irregularidades apontadas, o Município publicou a retificação do edital.A recomendação foi expedida pela 4ª Promotoria de Justiça Cível de Sinop, que atua nas áreas de Defesa da Probidade Administrativa, Patrimônio Público, Fundações e Cidadania. No documento, o MPMT orientou a administração municipal a reavaliar as regras do certame, especialmente em relação à forma de inscrição, aos prazos estabelecidos e às condições de participação dos candidatos.Também recomendou a adoção das medidas necessárias para corrigir as restrições identificadas, incluindo, se necessário, a reabertura do período de inscrições, a anulação de etapas já realizadas e a republicação do edital com mecanismos que garantam maior acessibilidade e competitividade. Entre as alternativas sugeridas estão a adoção de inscrições por meio eletrônico ou em formato híbrido.De acordo com o MPMT, o edital previa inscrições exclusivamente presenciais, com prazo considerado reduzido e atendimento em horário limitado. Para a 4ª Promotoria de Justiça Cível de Sinop, as exigências criavam barreiras excessivas à participação dos interessados. “Tal sistemática, em tese, impõe obstáculos desproporcionais à participação de interessados, notadamente aqueles não residentes no município, comprometendo a ampla competitividade do certame”, consta na recomendação.Foto: divulgação
Fonte: Ministério Público MT – MT


