MATO GROSSO
Seciteci realiza formatura de 50 alunos na Escola Técnica de Rondonópolis
MATO GROSSO
A Escola Técnica Estadual de Rondonópolis formou, na noite desta segunda-feira (23.09), 42 alunos de Enfermagem e 8 de Agrimensura. Os dois cursos são realizados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) em parceria com a Prefeitura Municipal.
A diretora da Escola Técnica, Leila Aoyama, ressaltou a importância das formações. “As áreas têm necessidade destes profissionais. É muito importante este trabalho em conjunto, onde ofertamos cursos técnicos gratuitos que entregam profissionais qualificados para a região”.
Segunda a diretora, muitos egressos já tiveram acesso ao mercado de trabalho por conta dos cursos. “No caso do técnico em Enfermagem, temos seis alunos. E no curso técnico em Agrimensura, todos já passaram por estágios remunerados em empresas de Rondonópolis e região”.
Alex Sandro do Nascimento Silva, que é um dos alunos de Agrimensura, está trabalhando na construção da ferrovia do município. “Mudou o jeito de perceber como é feito o trabalho deste profissional e me deu a oportunidade de estar bem colocado no mercado de trabalho”, completa.
A Escola Técnica Estadual de Rondonópolis possui atualmente 12 cursos técnicos que têm por finalidade preparar o aluno para atuar no mercado de trabalho. Para isso, eles são formatados visando à aplicação de conhecimentos teóricos e práticos.
Os cursos oferecidos na Escola envolvem os eixos tecnológicos de: informação e comunicação, gestão e negócios, recursos naturais, saúde e infraestrutura.
*Sob supervisão de Téo Meneses
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Município corrige edital de seletivo após recomendação do MPMT
Menos de 48 horas após receber recomendação do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), o município de Santa Carmem (a 421 km de Cuiabá), promoveu alterações no edital do Processo Seletivo Simplificado nº 003/2026 para adequá-lo aos princípios constitucionais da legalidade, isonomia, razoabilidade e ampla competitividade no acesso aos cargos públicos. Após reconhecer as irregularidades apontadas, o Município publicou a retificação do edital.A recomendação foi expedida pela 4ª Promotoria de Justiça Cível de Sinop, que atua nas áreas de Defesa da Probidade Administrativa, Patrimônio Público, Fundações e Cidadania. No documento, o MPMT orientou a administração municipal a reavaliar as regras do certame, especialmente em relação à forma de inscrição, aos prazos estabelecidos e às condições de participação dos candidatos.Também recomendou a adoção das medidas necessárias para corrigir as restrições identificadas, incluindo, se necessário, a reabertura do período de inscrições, a anulação de etapas já realizadas e a republicação do edital com mecanismos que garantam maior acessibilidade e competitividade. Entre as alternativas sugeridas estão a adoção de inscrições por meio eletrônico ou em formato híbrido.De acordo com o MPMT, o edital previa inscrições exclusivamente presenciais, com prazo considerado reduzido e atendimento em horário limitado. Para a 4ª Promotoria de Justiça Cível de Sinop, as exigências criavam barreiras excessivas à participação dos interessados. “Tal sistemática, em tese, impõe obstáculos desproporcionais à participação de interessados, notadamente aqueles não residentes no município, comprometendo a ampla competitividade do certame”, consta na recomendação.Foto: divulgação
Fonte: Ministério Público MT – MT


