MATO GROSSO
“Show em Mato Grosso foi um dos melhores desse ano; energia do público foi singular”, afirma DJ Alok
MATO GROSSO
O DJ Alok, reconhecido internacionalmente por arrastar multidões nos maiores festivais de música eletrônica do mundo, afirmou que o show realizado no Parque Novo Mato Grosso no último sábado (20.12) entrou para a lista dos melhores espetáculos realizados por ele neste ano.
“Estamos chegando no final do ano, a régua está muito alta, mas esse foi um dos melhores shows do ano pra mim! Você tem os artistas, a mega estrutura maravilhosa, o show de laser, mas a grande atração da noite foi o público. Sem dúvida, a energia do público em Cuiabá foi muito singular”, avaliou o DJ.
O show do DJ fez parte das comemorações de inauguração do Hospital Central do Estado e da Arena Show do Parque Novo Mato Grosso, que também recebeu Gusttavo Lima na noite de sexta-feira (19). Mais de 80 mil pessoas assistiram aos shows, em cada dia de evento.
Para Cuiabá, Alok optou por um setlist mais acessível, diferente do que costuma apresentar em festivais exclusivamente de música eletrônica, e garantiu que a receita deu certo: a resposta do público foi intensa, do início ao fim do show, que durou mais de três horas. “A galera entregou muito. Fiquei muito feliz de estar aqui de volta e espero que não demore muito pra eu voltar”, disse.
O DJ ainda elogiou o espaço do Parque Novo Mato Grosso, destacando o caráter multieventos do local, que é o maior parque da América Latina.
“É um parque com uma estrutura muito grande. Eu andava de skate quando era mais novo e, quando estava vindo para o show, vi que aqui está o maior complexo de skate da América Latina e está até rolando campeonato. É muito legal essa questão de ser multieventos”, comentou.
O Rodrigo Barboza, estudante que veio de Campo Grande (MS) para o show do Alok, também se surpreendeu com o que viu no Parque Novo Mato Grosso. “Achei tudo aqui muito bonito, a estrutura, o espaço. Quando cheguei, vi de longe a área do show e acho que a estrutura faz jus a esse grande show do Alok”, afirmou.
O servidor público Ailton Machado, que conheceu o Parque Novo Mato Grosso durante as provas da Stock Car, realizadas em novembro, aproveitou as duas noites de show e avaliou que o local vai impulsionar o cenário de eventos no Estado.
“É um espaço maravilhoso, surreal. No show do Gusttavo Lima a gente pode ver a magnitude que é isso aqui, com espaço também para a família, e por isso voltamos para ver o Alok. Acho que esse é um parque que vem para mudar realmente a parte de entretenimento e colocar Mato Grosso como centro dos eventos nacionais”, observou.
Arena Show
O espaço de shows no Parque Novo Mato Grosso foi projetado para receber shows nacionais e internacionais, com capacidade para 100 mil pessoas e uma área total de 45 mil m². O local conta com quatro banheiros, com capacidade para atender até 60 pessoas cada, dois bares, área de backstage, bilheteria, espaço de alimentação e um palco de 602,4 m².
A segurança dos eventos contou com mais de 700 profissionais da segurança pública por dia, além da unidade móvel do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que faz o monitoramento do espaço com câmeras de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Escolas do Sistema de Justiça de MT se reúnem para criar encontro estadual inédito
Representantes das principais escolas do sistema de justiça de Mato Grosso se reuniram, nessa quarta-feira (24 de junho), em uma reunião on-line para discutir a criação do “I Encontro Estadual das Escolas do Sistema de Justiça”, uma iniciativa inédita que busca integrar instituições de governo, advocacia, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Contas e universidades. O objetivo é fortalecer a atuação integrada e a produção de conhecimento aplicado às políticas públicas no Estado.
A articulação do projeto contou com a participação de importantes lideranças, dentre elas o diretor-geral da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), desembargador Márcio Vidal; coordenador da Escola Superior de Contas do Estado (TCE-MT), Yênes Magalhães; secretária-adjunta da Escola de Governo de Mato Grosso, Marioneide Kliemaschewsk; diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Carlos Eduardo Souza; vice-diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT), Ediandro Oliveira; representando o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), Leonardo Aquino; diretor-presidente da Escola Superior da Advocacia de Mato Grosso (ESA/MT), Bruno Casagrande e Silva; além de Rodrigo Gomes Bressane, vice-presidente da ESA/MT e responsável pela articulação inicial da proposta.
A expectativa é que o encontro seja realizado nos dias 5 e 6 de novembro de 2026. A próxima reunião preparatória ficou agendada para o dia 17 de julho, às 9h, na sede da Esmagis.
Produção de conhecimento
A proposta central do encontro é promover a integração entre as escolas do sistema de justiça, estimular a cooperação técnica e fomentar a produção de conhecimento científico voltado à solução de desafios concretos das políticas públicas.
Durante a reunião, foi definida a realização de um evento piloto, em formato híbrido, com duração de dois dias, reunindo abertura solene com palestra magna, painéis temáticos e oficinas práticas, com a perspectiva de gerar resultados concretos, como publicações técnicas e a formalização de um termo de cooperação entre as instituições participantes.
Para o desembargador Márcio Vidal, a iniciativa representa um avanço estratégico para o Estado. “Estamos diante de um projeto estruturante, que tem a capacidade de integrar instituições que historicamente atuam de forma paralela. Ao reunirmos as escolas do sistema de justiça, criamos um espaço qualificado para reflexão, produção científica e construção de soluções concretas. É uma oportunidade de transformar conhecimento em políticas públicas efetivas, especialmente em temas sensíveis como meio ambiente, desenvolvimento sustentável e a própria crise dos sistemas de justiça. Esse diálogo interinstitucional é essencial para que possamos avançar de forma consistente e com resultados que efetivamente cheguem à sociedade”, afirmou.
Na ocasião, Bressane apontou que esse é um projeto embrionário no país. “Esse é um projeto inédito no Brasil. A propositura é de uma junção acadêmica e multidisciplinar de entidades que atuam no Estado, aperfeiçoando e qualificando os integrantes e servidores do Sistema de Justiça, os operadores do Direito e os servidores públicos do Governo. Eu vejo que esse Encontro trará um ambiente favorável ao diálogo técnico e à cooperação, acima de tudo, favorecendo a coletividade da sociedade.”
Temas sugeridos e próximos passos
Dentre os temas sugeridos para compor a programação estão questões de relevância para o cenário contemporâneo, como a crise do direito e dos sistemas de justiça, sustentabilidade e meio ambiente, pesquisa científica aplicada e prospecção do direito, além de estratégias de capacitação híbrida que ampliem o acesso de servidores, especialmente nos municípios do interior.
Também foi destacada a importância da participação ativa das universidades, especialmente por meio dos programas de pós-graduação, assegurando que os debates resultem em produtos práticos, aplicáveis e de impacto duradouro.
Como próximos passos práticos, as equipes agora irão trabalhar no levantamento de custos e logística, na elaboração da minuta do termo de cooperação e na ampliação dos convites a outras entidades — como a Justiça Eleitoral, Justiça Federal e as Escolas do Legislativo.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.
Autor: Lígia Saito
Fotografo:
Departamento: Assessoria de Comunicação da Esmagis – MT
Email: [email protected]


