CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

POLITÍCA MT

ALMT reconhece dedicação de voluntários da Cruz Vermelha em Mato Grosso

Publicados

POLITÍCA MT

Na noite de quarta-feira (25), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) homenageou dezenas de voluntários da Cruz Vermelha que atuam no estado. A entrega das moções de aplausos foi feita durante sessão especial proposta pelo primeiro-secretário da Casa, deputado estadual Dr. João (MDB). O auditório deputado Milton Figueiredo recebeu a solenidade.

A atuação da Cruz Vermelha Brasileira de Mato Grosso abrange diferentes frentes, com foco em assistência humanitária, saúde, prevenção e resposta a desastres em diferentes partes do país. Em situações de emergência, como enchentes, incêndios e crises sociais, a instituição mobiliza voluntários para atendimento direto às vítimas, organização de abrigos e distribuição de donativos. Além disso, também desenvolve ações contínuas, como capacitações, campanhas solidárias e apoio a comunidades vulneráveis em todo o estado.

A presidente da instituição, Claudia Costa Octaviano, reforçou esse papel. “Atuamos na linha de frente em chamados de urgência e emergência, que é o legado da Cruz Vermelha”, afirmou. Ela destacou ainda a dimensão das ações recentes, como a mobilização em apoio ao Rio Grande do Sul. “Nossa meta era três carregamentos em dez dias, mas em apenas dois dias e meio arrecadamos 142 toneladas”, disse. Segundo ela, o resultado permitiu o envio de sete carretas a cidades atingidas. Claudia também mencionou iniciativas em comunidades indígenas, como a Missão Xavante, que abrange atendimento de saúde, doações e capacitação em resgate na selva. Na Cruz Vermelha desde os 16 anos, a homenageada está há três anos na presidência da instituição em Mato Grosso.

Ela ainda lembrou do título de embaixador da Cruz Vermelha de Mato Grosso concedido a Dr. João em dezembro do ano passado. “Ele é nosso embaixador, médico e deputado estadual, responsável pelo primeiro transplante renal em Mato Grosso. Ele é uma ponte entre a saúde e a solidariedade. É um orgulho, Dr. João, o senhor ser o nosso embaixador em Mato Grosso”, completou.

Responsável pela admissão de voluntários, Edvaldo Bispo explicou de forma direta como funciona a atuação dentro da instituição. Segundo ele, há espaço tanto para profissionais especializados quanto para quem deseja contribuir de forma prática. “Quem tem formação pode atuar como médico, enfermeiro, advogado ou contador, colocando sua expertise a serviço da Cruz Vermelha. Mas também há muita necessidade de trabalho braçal, como organizar e transportar mantimentos”, afirmou. Ele ressaltou que, em situações de desastre, o mais importante é a união. “Nesses momentos, não importa a profissão, todos se juntam para ajudar quem precisa”, completou.

Leia Também:  Núcleo Econômico promove instalação de comissões

Também agraciado com moção de aplausos, o ex-presidente da Cruz Vermelha em Mato Grosso Paulo Wolkmer relembrou que a instituição precisou ser reestruturada após problemas administrativos em nível nacional, que afetaram o funcionamento das filiais estaduais durante a década de 1990. “A Cruz Vermelha ficou praticamente inativa nesse período e retomou o credenciamento em 2004”, explicou. A partir daí, segundo ele, teve início um processo de reconstrução. “Participamos dessa retomada e ajudamos a reorganizar a instituição no estado”, lembrou.

Paulo destacou ainda conquistas desse período, como a construção da sede própria, inaugurada em 2007, e a consolidação das áreas de atuação. “A Cruz Vermelha trabalha em três eixos: educação, saúde e preparação para desastres”, afirmou. Entre os momentos marcantes, citou o resgate de um morador com hanseníase em situação crítica numa comunidade após Barão de Melgaço. “Se não tivéssemos chegado naquele momento, era muito provável que ele viesse a falecer”, relatou.

O conselheiro Carlos Dorileo ressaltou o papel do colegiado no funcionamento da instituição. “O Conselho apoia as ações e participa das decisões e do planejamento”, afirmou. Ele também destacou o reconhecimento aos voluntários. “É uma honra ser lembrado. Isso valoriza quem trabalha de forma voluntária”, disse. Também entre os homenageados, Weliton Campos, coordenador de logística explicou sua atuação na instituição. “Cuidamos da captação, organização e distribuição de mantimentos e roupas para as pessoas que precisam”, afirmou.

Ao justificar a cerimônia em reconhecimento à Cruz Vermelha, o deputado Dr. João destacou a relevância da instituição. “A Cruz Vermelha tem credibilidade e é a primeira a chegar nos momentos de tragédia. Nós somos eternamente gratos”, declarou. Para ele, a iniciativa fortalece o trabalho voluntário. “É um reconhecimento a pessoas que dedicam a vida a cuidar da comunidade e do nosso povo”, concluiu.

Veja abaixo a lista de homenageados:
Adevania F. de Moraes Campos Silva
Adriane Caroline Souza Lourenço da Silva
Alex Lauro Bueno Gomes
Aline Emanuelle Rosendo
Amanda Silva Bueno
Andréa Luiza de Carvalho Bouret
Benedito Ferreira Paes Sobrinho
Benildes Soares da Silva
Camilo Rosa de Melo
Carine Cepil Gomes da Costa
Carlos Eduardo Dorilêo Carvalho
Cláudia Cristina Costa Octaviano
Cláudia da Costa Rocha Lima
Cleiton de Matos Pereira
Conceição Fátima da Costa Oliveira
Dirlene Conceição de Figueiredo
Edemylson da Costa Correa Junior
Eder Cebalho Pascoal do Amaral
Ediléia de Jesus Sousa Barros
Édio Ferreira Paes
Edno Negrini
Edson Ribeiro de Morais
Edvaldo Ezidério Bispo
Eleozam Raimundo dos Santos
Elias Gomes Henrique
Elton Marcio da Silva
Esmael Xavier dos Santos
Fabrício Ribeiro Nunes Domingues
Fabrina Ely Gouvea
Felipe Simioni Santos
Francisco de Assis Maia
Francisco Pereira Filho
Geane Caroline Souza Santos
Guilherme Augusto Ramos da Silva
Henrique Aristacio da Silva
Itagene Pedroso de Barros Junior
Jamil da Costa
Janaina da Costa Pereira
Janete Viana de Macena
Joana Araújo Venancio
Joaquim Pereira dos Santos Filho
Joel Fernandes do Amaral
Josefa Ribeiro Marques da Rocha
Jovanildo Antonio da Silva
Judson Cordeiro Pantaleão
Juscelino de Oliveira
Lucas Ramalho de Freitas
Lucineide da Silva
Luiz Arthur de Oliveira Ribeiro
Luiz Carlos Culca Nogueira
Luiz Carlos do Nascimento
Marcelo Bonfim de Andrades
Marco Tulho Naves Nassser
Maria da Penha Ferreira das Neves
Maria Hlenka Rudy
Maria José Soares da Silva Souza
Mariana Andreina Martinez Leonett
Otávio Cecílio de Oliveira
Paulo Eduardo de Carvalho Wolkmer
Paulo Rogério Lemos Melo de Menezes
Ramon Angeli Turchet
Rejane Léa Magalhães de Amorim Silva
Rodrigo Paulino da Cruz
Roniclei de Lara Santos
Rubens Gargiulo Martinez
Sidiney Pereira da Silva
Telma Aparecida da Costa
Thalyta Nathalia Gonçalves
Uecileny Rodrigues Fernandes Vieira
Valentine Thereza da Costa Bispo
Vanderlei Silva dos Reis
Vilson José de Jesus
Vivaldo Marcorio
Weliton Campos Gonçalves
Yasmin Vitória Souza Dias
Yoleski Celenia Rodriguez Alzolar

Leia Também:  ALMT encerra o ano parlamentar nesta sexta-feira (22)

Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLITÍCA MT

Wilson Santos quer apoio aos municípios e rigor na aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 da educação infantil

Publicados

em

Após promover audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece os profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, nesta quarta-feira (24), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3/2026 com o objetivo de assegurar a efetivação dos direitos garantidos pela nova legislação em Mato Grosso.

A matéria proposta estabelece que os municípios deverão promover o devido enquadramento desses profissionais na carreira do magistério. Caso a legislação não seja cumprida, quando estiver em vigor, as contas anuais das prefeituras poderão ser reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “Uma luta de décadas e temos que reconhecer todos os profissionais, independente da denominação, mas que atuam como professores na educação infantil, que deverão ser enquadrados como professores da rede municipal. O município que não o fizer, o Tribunal de Contas do Estado deverá reprovar as contas do prefeito. Essa será uma das penalidades com o descumprimento da lei quando estiver em vigor”, explicou o parlamentar.

Leia Também:  Participantes destacam Prêmio ALMT como espaço de valorização e cidadania

Além da PEC, o parlamentar apresentou ao Governo de Mato Grosso a Indicação nº 2.009/2026, propondo a criação do Programa Estadual de Apoio à Adequação dos Planos de Carreira da Educação Infantil. A iniciativa pretende oferecer suporte técnico aos municípios para a implementação da legislação federal, por meio de orientações, modelos normativos, capacitações e acompanhamento institucional, garantindo segurança jurídica e uniformidade na aplicação da norma.

Legislação – A Lei Federal nº 15.326/2026 alterou a Lei nº 11.738/2008, que institui o Piso Nacional do Magistério, e a Lei nº 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assegurando o reconhecimento dos profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica.

Com a mudança, passam a ser considerados profissionais do magistério aqueles que exercem atividades de docência ou de suporte pedagógico na educação infantil, desde que possuam formação em magistério ou curso superior e tenham ingressado por concurso público.

A legislação também beneficia trabalhadores que, em diversos municípios, ainda ocupam cargos com nomenclaturas como educador infantil, agente de desenvolvimento infantil, monitor, recreador e outras denominações equivalentes. Na prática, esses profissionais passam a ter direito ao enquadramento na carreira do magistério, ao piso salarial nacional, aos planos de carreira e às demais garantias previstas em lei.

Leia Também:  Moretto participa de Estradeiro na região Oeste

Apesar da vigência da norma federal, a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Mato Grosso (FESSPMEMT) alertou, durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, que diversos municípios mato-grossenses ainda resistem à adequação da legislação. Segundo a entidade, a demora na implementação tem provocado insegurança jurídica, divergências administrativas e prejuízos aos profissionais da educação infantil.

A expectativa de Wilson Santos é de que as medidas legislativas propostas acelerem a adequação dos municípios, assegurando o cumprimento da legislação federal e a valorização dos profissionais que atuam na educação infantil em Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA