CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

MEC integra debate nacional sobre ensino de libras

Publicados

BRASIL

O Ministério da Educação (MEC) qualificou o debate sobre a educação bilíngue de surdos em participação no Congresso Nacional de Ensino de Libras (Conalib), promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), o MEC propôs novas discussões e reflexões acerca da temática.  

Ocorrido entre os dias 9 e 11 de abril, o evento reuniu educadores, pesquisadores e profissionais da área de libras para discutir as melhores práticas e inovações no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Participantes de todo o país compartilharam experiências exitosas na área.  

A coordenadora-geral bilíngue na Educação Básica e Educação Superior (CGBS) da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos do MEC, Marisa Dias Lima, contextualizou o debate e apresentou a palestra “Contexto tocantinense de educação bilíngue de surdos e ensino de Libras na educação básica: planejamentos e ações realizadas”.  

Segundo Marisa Lima, a existência de políticas públicas educacionais impacta diretamente a qualidade e o desenvolvimento da educação bilíngue de surdos no Brasil. “O MEC tem trabalhado em prol dessas políticas, buscando ofertar aos educandos surdos um processo de escolarização equitativo e inclusivo, que considere suas especificidades linguísticas e educacionais”, afirmou.  

Leia Também:  Trabalhadora doméstica é resgatada após 49 anos submetida a condições análogas à escravidão no interior de São Paulo

A coordenadora também reiterou que as ações ocorrem em consonância com os direitos já conquistados pela comunidade surda, a respeito de suas necessidades linguísticas, culturais e sociais. Entre as políticas públicas citadas, está a oferta da formação de professores por meio do programa Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (Renafor). Até o momento, foram disponibilizadas 16.850 vagas e 1.350 vagas para professores alfabetizadores, correlacionada com o Compromisso Nacional de Criança Alfabetizada.    

A ida da coordenadora ao evento corrobora o aprimoramento de tais ações, visando o fortalecimento da modalidade de educação bilíngue de surdos no estado e a garantia dos direitos linguísticos, educacionais e culturais dos educandos surdos. 

Pacto federativo A representante do Governo Federal ainda realizou uma vista técnica às gerências de educação locais – Secretaria Estadual de Educação do Tocantins e Secretaria Municipal de Educação de Palmas – e a representantes de secretarias municipais de educação de demais cidades do estado. “É imprescindível a união dos entes federados e suas representações educacionais na articulação das políticas, em prol de uma educação que promova práticas educacionais saudáveis, equitativas e de qualidade para o público-alvo da modalidade”, afirmou Marisa Lima. Os presentes discutiram políticas de implementação da modalidade bilíngue de surdos, considerando a libras como primeira língua e o português escrito como segunda língua. 

Leia Também:  Senacon integra força-tarefa do Governo Federal para combater especulação e preços abusivos de combustíveis

União A Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos, por meio da Coordenação-Geral Bilíngue na Educação Básica e Educação Superior do MEC, tem empreendido esforços na promoção da educação bilíngue de surdos com qualidade em todo o território nacional, por meio de ações de formação e capacitação dos profissionais da área. 

Entre as competências da diretoria, estão: promover a transversalidade na educação bilíngue, com o objetivo de assegurar o pleno desenvolvimento linguístico-cognitivo e a aprendizagem significativa dos estudantes surdos, surdo-cegos e deficientes auditivos; formular e implementar políticas que favoreçam o acesso, a permanência e o êxito nos resultados das instituições de ensino bilíngue, com destaque para os aspectos cultural, artístico, esportivo e de saúde. 

 

Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Secadi 

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

BRASIL

Obmep premia 682 estudantes com medalhas de ouro em cerimônia

Publicados

em

O Ministério da Educação (MEC) participou, nesta segunda-feira, 22 de junho, da Cerimônia Nacional de Premiação da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada no Rio de Janeiro. Durante o evento, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Leonardo Barchini, 682 estudantes de todas as regiões do Brasil foram premiados com medalhas de ouro. A competição é organizada, desde 2005, pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a fim de reconhecer o potencial da educação em abrir caminhos e transformar vidas. 

No evento, o presidente Lula destacou a importância de ampliar o acesso ao conhecimento e de despertar o interesse dos estudantes pela matemática desde a educação básica. “Todo mundo gosta de tudo, se tiver a oportunidade de conhecer. Uma professora falou para mim que, quando os alunos aprenderem matemática, esta passará a ser a matéria que eles vão ter mais interesse, e o número de meninos e meninas na Obmep só vai crescer. Isso é um fato concreto”, disse. 

Lula também deixou uma reflexão aos estudantes premiados, ao defender a educação como instrumento de promoção da igualdade de oportunidades. “Eu acredito que a obrigação do Estado é garantir que a filha da empregada doméstica possa disputar a mesma vaga que a filha de seu patrão. Nós não queremos tirar ninguém, nós queremos colocar todos. Quero que os seus pais fiquem felizes quando vocês passarem no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], quando ganharem uma medalha de ouro e quando vocês virarem doutores. 

O ministro Leonardo Barchini lembrou do crescimento da olimpíada desde a primeira edição. “É com muita emoção que podemos dizer: ‘o que a gente plantou é indestrutível hoje em dia’. Não existe governo capaz de destruir a Obmep neste país. Ela já é uma realidade, e vocês estarão protegidos por aquilo que conquistaram“, disse. 

É com muita emoção que a gente pode dizer: ‘o que a gente plantou é indestrutível hoje em dia’. Não existe governo capaz de destruir a Obmep neste país.” Leonardo Barchini, ministro da Educação 

Barchini também ressaltou a importância da olimpíada para a identificação de talentos e ampliação de oportunidades educacionais aos jovens de todo o país. O talento não tem endereço, o que a gente precisa é que novas portas sejam abertas para que vocês cheguem ao seu objetivo, a Obmep é uma delas. Se a gente investir na educação, nós teremos uma sala cheia de medalhistas de matemática nas escolas deste país”. 

Ao todo, nesta edição, foram premiados 682 alunos com a medalha de ouro, 2.046 com a de prata e 5.888 com a de bronze. Dos primeiros colocados, 523 são estudantes de escolas públicas, enquanto 159 vêm de instituições privadas. Na categoria de prata, 1.560 são da rede pública e 485 da rede privada. Já entre os medalhistas de bronze, 4.508 são de instituições públicas e 1.380 de escolas privadas. São Paulo foi o estado com mais medalhas de ouro, com 180, seguido por Minas Gerais (74), Rio Grande do Sul (64), Santa Catarina (44) e Ceará (43). Além deles, outros 51 mil alunos receberam menção honrosa. 

O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, destacou a trajetória da Obmep ao longo de seus 20 anos, e o potencial dos estudantes premiados. “Nessas duas décadas, a olímpiada cresceu junto aos estudantes e junto ao Brasil. Tenho certeza de que as trajetórias desses jovens serão de enorme sucesso. Vocês são o futuro do nosso país”. 

A Obmep reúne anualmente mais de 18,3 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e acontece em 99,9% dos municípios brasileiros. A iniciativa é uma das principais políticas públicas de identificação e desenvolvimento de talentos científicos do país, contribuindo para que muitos dos premiados sejam convidados a integrar o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e uma bolsa de iniciação científica de R$ 300 concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aos estudantes de escolas públicas.  

Leia Também:  CNPE aprova resolução que estabelece diretrizes para o mercado de GLP no âmbito do Programa Gás do Povo

Além disso, ao longo de duas décadas, a olimpíada também ajudou a aproximar jovens talentos de universidades e centros de excelência. Hoje, diversas instituições de ensino superior consideram o desempenho em olimpíadas científicas em seus processos seletivos, e muitos ex-medalhistas da Obmep seguem carreira em áreas como ciência, tecnologia, engenharia, educação e pesquisa. 

Confira o número de medalhistas por Unidade da Federação (UF):

UF 

OURO 

PRATA 

BRONZE 

MENÇÃO HONROSA 

TOTAL 

Acre 

0 

7 

6 

161 

174 

Alagoas 

8 

10 

63 

556 

637 

Amapá 

2 

4 

22 

171 

199 

Amazonas 

8 

24 

51 

490 

573 

Bahia 

23 

60 

170 

1.954 

2.207 

Ceará 

43 

139 

369 

3.836 

4.387 

Distrito Federal 

26 

76 

158 

762 

1.022 

Espírito Santo 

32 

56 

200 

1.302 

1.590 

Goiás 

11 

37 

162 

1.621 

2.831 

Maranhão 

6 

27 

75 

874 

982 

Mato Grosso 

5 

22 

59 

663 

749 

Mato Grosso do Sul 

5 

26 

60 

596 

687 

Minas Gerais 

74 

258 

773 

7.247 

8.352 

Pará 

17 

21 

68 

955 

1.061 

Paraíba 

16 

27 

62 

732 

837 

Paraná 

35 

156 

412 

3.644 

4.247 

Pernambuco 

27 

59 

167 

1.680 

1.933 

Piauí 

14 

35 

100 

1.070 

1.216 

Rio de Janeiro 

32 

137 

323 

2.213 

2.705 

Rio Grande do Norte 

2 

25 

55 

568 

650 

Rio Grande do Sul 

64 

165 

451 

3.073 

3.753 

Rondônia 

0 

5 

10 

228 

243 

Roraima 

1 

1 

7 

108 

117 

Santa Catarina 

44 

114 

393 

2.643 

3.194 

São Paulo 

180 

539 

1.608 

13.359 

15.686 

Sergipe 

4 

9 

31 

209 

253 

Tocantins 

3 

7 

33 

333 

376 

Total 

682 

2.046 

5.888 

51.048 

59.664 

Olimpíada Internacional de Matemática Ainda durante a solenidade, o presidente Lula e o ministro Barchini receberam os alunos que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, que será realizada em Tóquio, no Japão, entre 10 e 14 de julho. O MEC investiu R$ 570 mil para custear a viagem de 17 estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) e de sete alunos do Colégio Pedro II, além de professores que acompanharão a comitiva. 

Leia Também:  Luz para Todos avança no Piauí e beneficiará mais de 12 mil famílias

Para serem selecionados, os discentes tinham que ser medalhistas de ouro ou prata na etapa nacional da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras 2025 (OIMSF), competição que busca estimular o interesse pela disciplina e a melhoria do seu aprendizado; promover o intercâmbio científico juvenil; e fortalecer a imagem das instituições federais de educação no cenário educacional internacional. Também era necessário apresentar desempenho acadêmico elevadíssimo em matemática; estar vinculado a projetos de ensino e atividades pedagógicas complementares institucionais. 

Toda Matemática A premiação ocorre em um contexto de fortalecimento das políticas públicas voltadas à matemática na educação básica. Além do apoio à Obmep, o MEC coordena o Compromisso Nacional Toda Matemática (CNTM), estratégia desenvolvida em regime de colaboração com estados e municípios para promover avanços na aprendizagem da matemática. O CNTM atua por meio de ações voltadas à formação de professores, ao fortalecimento curricular e ao apoio técnico às redes de ensino para assegurar o direito de todos os estudantes ao desenvolvimento desse conhecimento essencial para suas trajetórias educacionais e para o futuro do país.  

ImpaFundado em 1952, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada é um centro de pesquisa matemática e de pós-graduação, que tem como missão desenvolver pesquisa avançada em matemática pura e aplicada, dar continuidade à formação acadêmica com cursos de pós-graduação e promover a disseminação da matemática. A instituição atua, principalmente, nas áreas de sistemas dinâmicos, probabilidade, computação gráfica, dinâmica dos fluidos, entre outras, e conta com um corpo científico com mais de 45 pesquisadores. 

O Impa oferece cursos de pós-graduação em mestrado, doutorado e mestrado profissionalizante, além de programas de formação continuada para professores de matemática. Desde 2024, oferece também o curso de graduação, o Impa Tech, bacharelado em matemática da tecnologia e inovação, que tem o objetivo de capacitar os estudantes para entrar de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. O programa reserva até 80% das vagas para medalhistas de olimpíadas do conhecimento, entre elas a Obmep. 

ObmepCriada em 2005, a Obmep é um projeto nacional realizado pelo Impa e promovido com recursos do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo é estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica e possibilitando que maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.   

A olimpíada também busca identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, além de contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas. O incentivo ao aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas de forma a contribuir para a sua valorização profissional também é objetivo da Obmep.   

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Impa 

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA