MATO GROSSO
Governo investe R$ 15 milhões na compra de computadores para unidades estaduais de saúde
MATO GROSSO
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), investiu R$ 15 milhões na compra de computadores desktops e notebooks para todas as unidades do órgão estadual. Foram adquiridos 2,3 mil computadores desktop e 250 notebooks de alta tecnologia.
Esse é o maior investimento nos últimos 10 anos na área de Tecnologia da Informação da SES. Uma entrega simbólica foi realizada na manhã de quinta-feira (24.02) pelo secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, no Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac).
“Por meio da troca de experiências, conseguimos avançar nas melhorais necessárias para a gestão e, consequentemente, para a nossa população. Essas entregas contribuem para o desempenho ainda melhor do servidor, que precisa dessas ferramentas de trabalho”, disse o secretário.
A diretora do Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), Jocineide Rita dos Santos, destacou que, embora seja um investimento básico, fará muita diferença no cotidiano da saúde pública.
“Como gestores de unidades especializadas que atendem o público diariamente, temos constatado que tem havido execução de ações e entregas importantes na saúde. Mesmo em plena pandemia, não faltou nada para realizarmos nosso trabalho. O Cermac, por exemplo, está passando por restruturação física de suas instalações, com a construção de nova sede, que está em andamento, além de contratação de mais profissionais”.
O superintendente de Tecnologia da Informação da SES, Luciano Barco, também avalia positivamente o investimento em infraestrutura e reforça a importância da modernização.
“Foram mais de 10 anos sem um investimento substancial em tecnologia da informação na SES, o que impactou diretamente no atendimento aos cidadãos que procuram o Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, o atual Governo segue a tendência em processo de Governança Digital, ou seja, prover aos cidadãos o acesso digital das informações de Saúde pública”.
MATO GROSSO
SAI Virtual garante acordo em menos de uma hora após acidente de trânsito em Cuiabá
Um acidente de trânsito sem vítimas registrado na manhã de terça-feira (23 de junho), em Cuiabá, foi solucionado em menos de uma hora por meio do Serviço de Atendimento Imediato (SAI) Virtual, do Poder Judiciário de Mato Grosso. As partes participaram da audiência de conciliação por videoconferência, chegaram a um acordo e encerraram o conflito sem precisar se deslocar até uma unidade judicial.
O acidente ocorreu por volta das 10h, no cruzamento das avenidas Ipiranga e Senador Metelo, em frente à Casa de Carne Martins, no bairro Porto. Segundo o termo de ocorrência, os dois motoristas apresentaram a mesma versão dos fatos. O condutor de um dos veículos relatou que iniciou a travessia após a abertura do semáforo, quando o outro automóvel, que seguia no sentido contrário, teria avançado o sinal, provocando a colisão.
Às 10h10, o SAI Virtual foi acionado. Às 11h, a audiência de conciliação foi realizada por videoconferência, por meio do Microsoft Teams. Durante a sessão, conduzida pelo conciliador Gabriel Moreira Freire, o motorista responsável assumiu integralmente a responsabilidade pelos danos causados ao outro veículo.
Pelo acordo, o motorista responsável se comprometeu a custear o reparo do automóvel, estimado em R$ 2,5 mil, por meio de oficina escolhida pela outra parte ou pelo acionamento do seguro para terceiros, sem custos para o proprietário do veículo danificado. As partes também definiram prazo para a escolha da forma de reparação e início dos procedimentos.
“O caso demonstra como o SAI Virtual permite resolver conflitos de forma rápida, consensual e sem burocracia, reduzindo o tempo entre o registro da ocorrência e a formalização do acordo”, avalia a diretora do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje), Shusiene Tassinari Machado.
O SAI Virtual está em funcionamento gratuitamente nas comarcas de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. A ferramenta permite que os envolvidos em acidentes de trânsito sem vítimas participem da audiência de conciliação diretamente pelo celular, sem necessidade de deslocamento.
Como funciona – O cidadão envolvido em acidente de trânsito sem vítimas pode acessar o Portal do TJMT, na área Portais Temáticos, e selecionar o SAI Virtual. No ambiente digital é possível registrar a ocorrência, preencher os formulários e participar da audiência de conciliação por videoconferência.
A conciliação é voluntária e gratuita. Os acordos firmados podem ser homologados por sentença judicial, desde que atendidos os requisitos legais.
Leia mais:
Veja em quais situações o SAI pode ser acionado
Autor: Alcione dos Anjos
Fotografo:
Departamento: Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT
Email: [email protected]


