BRASIL
Lewandowski participa da inauguração da Academia de Formação de Alunos da Divisão de Elite da Guarda Municipal – Força Municipal do RJ
BRASIL
Rio de Janeiro, 02/09/2025 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, esteve no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (2), para participar da inauguração da Academia de Formação de Alunos da Divisão de Elite da Guarda Municipal – Força Municipal. A cerimônia também marcou o ingresso da primeira turma do curso, que será ministrado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O ministro Lewandowski exaltou a união entre os diferentes níveis de governo no combate à criminalidade no País. “Hoje é um dia muito feliz para a segurança brasileira. Nós estamos comprovando, mais uma vez, a importância e a eficácia da integração de todas as forças policiais nos três níveis político-administrativos para um combate eficiente, pronto e com resultados contra a criminalidade comum e a criminalidade organizada”, declarou.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, destacou a importância da Academia como uma ferramenta que irá mudar a realidade da capital fluminense. “Essa inauguração consolida um novo capítulo da prefeitura frente às angústias da população. É hora de darmos uma resposta sólida, com estratégia, que seja capaz de apoiar e amenizar a dura realidade da violência que ameaça o cotidiano da nossa gente”, disse.
Para o diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, mais do que conhecimentos técnicos, o que realmente sustenta a atuação de uma instituição são os valores que ela transmite. “É com esse espírito que a PRF se une à Prefeitura do Rio de Janeiro nesta iniciativa pioneira. Os alunos terão contato com instrutores da mais alta qualidade, profissionais que carregam consigo o orgulho de servir ao Brasil. O Rio, por sua importância e simbolismo, é o lugar certo para essa construção. Temos a convicção de que a Guarda Municipal do Rio de Janeiro será referência para todo o país, e a PRF se sente profundamente honrada em contribuir para esse legado”, afirmou.
Também estiveram presentes o secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere, o Diretor-Geral da Força Municipal, Brenno Carnevale, além de autoridades políticas e representantes de instituições ligadas à segurança pública em âmbito nacional.
Estrutura
A estrutura da Academia, construída pela Prefeitura, soma 3.600 m², com 12 salas de aula, cinco dojôs, vestiários, refeitórios e um stand de tiro de última geração. O objetivo é formar alunos que, após a conclusão e aprovação, atuarão exclusivamente no combate a delitos que mais afetam o dia a dia dos cariocas, como roubos e furtos nas áreas com maior incidência desse tipo de crime.
A unidade foi planejada para a capacitação e o aperfeiçoamento contínuo dos alunos selecionados para o curso de formação, etapa obrigatória para o ingresso na Divisão de Elite da GM-Rio.
O curso de formação terá carga horária de 440 horas, ministradas por instrutores da Senasp e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em disciplinas que vão de armamento, munição e tiro; técnicas de abordagem e de defesa policial; gerenciamento de crises a treinamento com câmeras corporais. A formação contará ainda com módulos complementares oferecidos pela Prefeitura do Rio em parceria com o Instituto Leme. A primeira turma, composta de 282 agentes, se forma na primeira semana do mês de novembro.
Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal
A Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal é um grupamento especializado, voltado ao enfrentamento de delitos urbanos, especialmente roubos e furtos, a partir da atuação preventiva e ostensiva em áreas de grande circulação da cidade, como vias públicas, praças e estações de transporte coletivo. Suas ações serão baseadas em dados e evidências científicas, e as intervenções serão estratégicas nas áreas de maior incidência de delitos, adaptadas às características de cada região.
O modelo de gestão será baseado no Compstat, um sistema de gerenciamento policial baseado em dados, desenvolvido pela Polícia de Nova Iorque. O prefeito se reunirá, regularmente, com a cúpula da Divisão de Elite da Guarda Municipal – Força Municipal e com gestores municipais para discutir os problemas prioritários com base em relatórios de dados e definir estratégias de controle.
BRASIL
MJSP anuncia mais de R$ 130 milhões para ampliar acesso a direitos da população em situação de rua
Durante a cerimônia, o secretário-executivo do MJSP, Ademar Borges, afirmou que o conjunto de ações representa o maior esforço orçamentário já realizado pela pasta para a promoção de direitos da população em situação de rua.
“Esse é o maior esforço orçamentário que o Ministério da Justiça e Segurança Pública já realizou para a proteção de direitos da população em situação de rua. É um trabalho construído em integração com outros ministérios, estados, municípios e sociedade civil para transformar em realidade o acesso a direitos e a dignidade dessas pessoas”, afirmou.
Segundo o secretário, os Cais desempenham papel central na articulação das políticas públicas voltadas a essa população.
“Os centros fazem o acolhimento e promovem a ligação concreta com os serviços públicos e instituições responsáveis pela garantia de direitos. É essa integração que faz com que a promessa de dignidade se torne realidade”, ressaltou.
Ampliação da Rede Cais
Entre as entregas apresentadas pelo MJSP está o investimento de R$ 46 milhões para ampliar as equipes de atendimento dos 263 Centros POP integrados à Rede Cais, fortalecendo o acesso à justiça, o acompanhamento jurídico e as estratégias de redução de danos.
O ministério também destinará R$ 27 milhões para a implantação de 30 unidades Cais executadas por organizações da sociedade civil e outros R$ 36 milhões para a implementação de 35 unidades em parceria com universidades. Além disso, o MJSP destinará R$ 25 milhões para a criação de 40 unidades em cooperação com programas estaduais de referência voltados ao atendimento da população em situação de rua.
Outra iniciativa apresentada é a formação de 5.077 profissionais de segurança pública para atuação junto a essa população, com investimento de R$ 900 mil. O objetivo é fortalecer uma cultura institucional orientada pelos direitos humanos e pelo respeito à dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade.
Também foi formalizada parceria entre o MJSP e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para a contratação de 88 agentes territoriais, que atuarão na integração entre cozinhas solidárias, Rede Cais e demais políticas públicas voltadas à inclusão social. A iniciativa contará com investimento de R$ 3 milhões.
Ações integradas do Governo Federal
Além das entregas coordenadas pelo MJSP, o Governo Federal anunciou um conjunto de ações voltadas à ampliação da proteção social da população em situação de rua. Entre elas estão investimentos para fortalecimento das cozinhas solidárias e da oferta de refeições, ampliação das equipes do programa Consultório na Rua, implementação de unidades móveis de atendimento em saúde e formação de agentes para atuação na atenção primária.
Na área de direitos humanos, foram anunciados R$ 70 milhões para fortalecimento da rede de atendimento integrada em 21 estados e no Distrito Federal, ampliando o acesso à Justiça, aos serviços públicos e às ações de cidadania.
O evento marcou ainda o lançamento das ações preparatórias para o primeiro Censo Nacional da População em Situação de Rua, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Governo Federal. A etapa inicial ocorrerá em cinco capitais: Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Manaus (AM) e Salvador (BA).
Para o presidente do IBGE, Márcio Pochmann, a iniciativa representa um marco na produção de informações sobre essa população.
“Pela primeira vez, desde o início da realização dos censos demográficos no Brasil, teremos informações que incluem brasileiros sem domicílio fixo. A população em situação de rua passa a integrar oficialmente essa base estatística nacional”, disse.
Semana Nacional de Políticas sobre Drogas
A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas 2026 ocorre de 22 a 26 de junho, com o tema “Prevenção, proteção e fortalecimento dos territórios”. A programação reúne representantes do governo, organismos internacionais, universidades, gestores públicos e organizações da sociedade civil para debater estratégias de prevenção, inclusão social e fortalecimento de políticas públicas.
Participaram da cerimônia o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos; o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine Mello; a secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas; o presidente do IBGE, Márcio Pochmann; representantes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua; e o padre Júlio Lancellotti, como convidado especial.

- Grupo de pessoas em situação de rua e representantes comparecem ao evento no Palácio da Justiça. Foto: Tom Costa/MJSP


