CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Lewandowski participa da inauguração da Academia de Formação de Alunos da Divisão de Elite da Guarda Municipal – Força Municipal do RJ

Publicados

BRASIL

Rio de Janeiro, 02/09/2025 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, esteve no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (2), para participar da inauguração da Academia de Formação de Alunos da Divisão de Elite da Guarda Municipal – Força Municipal. A cerimônia também marcou o ingresso da primeira turma do curso, que será ministrado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O ministro Lewandowski exaltou a união entre os diferentes níveis de governo no combate à criminalidade no País. “Hoje é um dia muito feliz para a segurança brasileira. Nós estamos comprovando, mais uma vez, a importância e a eficácia da integração de todas as forças policiais nos três níveis político-administrativos para um combate eficiente, pronto e com resultados contra a criminalidade comum e a criminalidade organizada”, declarou.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, destacou a importância da Academia como uma ferramenta que irá mudar a realidade da capital fluminense. “Essa inauguração consolida um novo capítulo da prefeitura frente às angústias da população. É hora de darmos uma resposta sólida, com estratégia, que seja capaz de apoiar e amenizar a dura realidade da violência que ameaça o cotidiano da nossa gente”, disse.

Para o diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, mais do que conhecimentos técnicos, o que realmente sustenta a atuação de uma instituição são os valores que ela transmite. “É com esse espírito que a PRF se une à Prefeitura do Rio de Janeiro nesta iniciativa pioneira. Os alunos terão contato com instrutores da mais alta qualidade, profissionais que carregam consigo o orgulho de servir ao Brasil. O Rio, por sua importância e simbolismo, é o lugar certo para essa construção. Temos a convicção de que a Guarda Municipal do Rio de Janeiro será referência para todo o país, e a PRF se sente profundamente honrada em contribuir para esse legado”, afirmou.

Leia Também:  Sistema Nacional de Análise Balística ultrapassa 100 mil perfis: avanço fortalece esclarecimento de crimes no País

Também estiveram presentes o secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere, o Diretor-Geral da Força Municipal, Brenno Carnevale, além de autoridades políticas e representantes de instituições ligadas à segurança pública em âmbito nacional.

Estrutura

A estrutura da Academia, construída pela Prefeitura, soma 3.600 m², com 12 salas de aula, cinco dojôs, vestiários, refeitórios e um stand de tiro de última geração. O objetivo é formar alunos que, após a conclusão e aprovação, atuarão exclusivamente no combate a delitos que mais afetam o dia a dia dos cariocas, como roubos e furtos nas áreas com maior incidência desse tipo de crime.

A unidade foi planejada para a capacitação e o aperfeiçoamento contínuo dos alunos selecionados para o curso de formação, etapa obrigatória para o ingresso na Divisão de Elite da GM-Rio.

O curso de formação terá carga horária de 440 horas, ministradas por instrutores da Senasp e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em disciplinas que vão de armamento, munição e tiro; técnicas de abordagem e de defesa policial; gerenciamento de crises a treinamento com câmeras corporais. A formação contará ainda com módulos complementares oferecidos pela Prefeitura do Rio em parceria com o Instituto Leme. A primeira turma, composta de 282 agentes, se forma na primeira semana do mês de novembro.

Leia Também:  Todas as redes estaduais aderem a programa de segurança escolar

Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal

A Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal é um grupamento especializado, voltado ao enfrentamento de delitos urbanos, especialmente roubos e furtos, a partir da atuação preventiva e ostensiva em áreas de grande circulação da cidade, como vias públicas, praças e estações de transporte coletivo. Suas ações serão baseadas em dados e evidências científicas, e as intervenções serão estratégicas nas áreas de maior incidência de delitos, adaptadas às características de cada região.

O modelo de gestão será baseado no Compstat, um sistema de gerenciamento policial baseado em dados, desenvolvido pela Polícia de Nova Iorque. O prefeito se reunirá, regularmente, com a cúpula da Divisão de Elite da Guarda Municipal – Força Municipal e com gestores municipais para discutir os problemas prioritários com base em relatórios de dados e definir estratégias de controle.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Propaganda

BRASIL

MJSP anuncia mais de R$ 130 milhões para ampliar acesso a direitos da população em situação de rua

Publicados

em

Brasília, 23/6/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) apresentou, nesta terça-feira (23), um conjunto de ações e investimentos voltados à promoção de direitos e à inclusão social da população em situação de rua. Os anúncios ocorreram durante a cerimônia de entregas do Governo Federal para a População em Situação de Rua, realizada no Palácio da Justiça, em Brasília, como parte da programação da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas 2026, promovida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad).
As medidas reforçam a atuação interministerial do Governo Federal e abrangem iniciativas nas áreas de acesso à Justiça, cidadania, saúde, segurança alimentar, formação profissional e produção de dados. Entre os destaques estão os investimentos do MJSP para ampliação da Rede de Centros de Acesso a Direitos e Inclusão Social (Rede Cais), a integração dos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) à rede de atendimento e a formação de profissionais de segurança pública para atuação qualificada junto a pessoas em situação de vulnerabilidade. Os investimentos ultrapassam R$ 130 milhões.

Durante a cerimônia, o secretário-executivo do MJSP, Ademar Borges, afirmou que o conjunto de ações representa o maior esforço orçamentário já realizado pela pasta para a promoção de direitos da população em situação de rua.

“Esse é o maior esforço orçamentário que o Ministério da Justiça e Segurança Pública já realizou para a proteção de direitos da população em situação de rua. É um trabalho construído em integração com outros ministérios, estados, municípios e sociedade civil para transformar em realidade o acesso a direitos e a dignidade dessas pessoas”, afirmou.

Segundo o secretário, os Cais desempenham papel central na articulação das políticas públicas voltadas a essa população.

“Os centros fazem o acolhimento e promovem a ligação concreta com os serviços públicos e instituições responsáveis pela garantia de direitos. É essa integração que faz com que a promessa de dignidade se torne realidade”, ressaltou.

Leia Também:  Carta-Manifesto alerta para riscos ao FAT e pede ações imediatas para garantir sustentabilidade do Fundo

Ampliação da Rede Cais

Entre as entregas apresentadas pelo MJSP está o investimento de R$ 46 milhões para ampliar as equipes de atendimento dos 263 Centros POP integrados à Rede Cais, fortalecendo o acesso à justiça, o acompanhamento jurídico e as estratégias de redução de danos.

O ministério também destinará R$ 27 milhões para a implantação de 30 unidades Cais executadas por organizações da sociedade civil e outros R$ 36 milhões para a implementação de 35 unidades em parceria com universidades. Além disso, o MJSP destinará R$ 25 milhões para a criação de 40 unidades em cooperação com programas estaduais de referência voltados ao atendimento da população em situação de rua.

Outra iniciativa apresentada é a formação de 5.077 profissionais de segurança pública para atuação junto a essa população, com investimento de R$ 900 mil. O objetivo é fortalecer uma cultura institucional orientada pelos direitos humanos e pelo respeito à dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Também foi formalizada parceria entre o MJSP e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para a contratação de 88 agentes territoriais, que atuarão na integração entre cozinhas solidárias, Rede Cais e demais políticas públicas voltadas à inclusão social. A iniciativa contará com investimento de R$ 3 milhões.

Ações integradas do Governo Federal

Além das entregas coordenadas pelo MJSP, o Governo Federal anunciou um conjunto de ações voltadas à ampliação da proteção social da população em situação de rua. Entre elas estão investimentos para fortalecimento das cozinhas solidárias e da oferta de refeições, ampliação das equipes do programa Consultório na Rua, implementação de unidades móveis de atendimento em saúde e formação de agentes para atuação na atenção primária.

Na área de direitos humanos, foram anunciados R$ 70 milhões para fortalecimento da rede de atendimento integrada em 21 estados e no Distrito Federal, ampliando o acesso à Justiça, aos serviços públicos e às ações de cidadania.

Leia Também:  Durante Congresso, vice-presidente afirma que Brasil é exemplo para o mundo em produção de biocombustíveis

O evento marcou ainda o lançamento das ações preparatórias para o primeiro Censo Nacional da População em Situação de Rua, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Governo Federal. A etapa inicial ocorrerá em cinco capitais: Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Manaus (AM) e Salvador (BA).

Para o presidente do IBGE, Márcio Pochmann, a iniciativa representa um marco na produção de informações sobre essa população.

“Pela primeira vez, desde o início da realização dos censos demográficos no Brasil, teremos informações que incluem brasileiros sem domicílio fixo. A população em situação de rua passa a integrar oficialmente essa base estatística nacional”, disse.

Semana Nacional de Políticas sobre Drogas

A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas 2026 ocorre de 22 a 26 de junho, com o tema “Prevenção, proteção e fortalecimento dos territórios”. A programação reúne representantes do governo, organismos internacionais, universidades, gestores públicos e organizações da sociedade civil para debater estratégias de prevenção, inclusão social e fortalecimento de políticas públicas.

Participaram da cerimônia o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos; o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine Mello; a secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas; o presidente do IBGE, Márcio Pochmann; representantes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua; e o padre Júlio Lancellotti, como convidado especial.

Grupo de pessoas em situação de rua e representantes comparecem ao evento no Palácio da Justiça. Foto: Tom Costa/MJSP
Grupo de pessoas em situação de rua e representantes comparecem ao evento no Palácio da Justiça. Foto: Tom Costa/MJSP

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA