CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Saúde do homem é tema de Seminário realizado no Tribunal de Justiça

Publicados

MATO GROSSO

Homens vivem sete anos a menos que as mulheres, segundo dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um dos motivos apontados pelos profissionais da área da saúde é a dificuldade deles buscarem ajuda. O problema observado na sociedade brasileira como um todo vem se repetindo nas unidades prisionais de Mato Grosso.
 
Com intuito de discutir soluções para mudar esta realidade, profissionais da saúde das equipes multidisciplinares que atuam nas audiências de custódia, no sistema prisional e também nos atendimentos do público egresso do sistema prisional, participam do I Seminário Intersetorial da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem –PNAISH: Diretrizes, Ações Estratégicas e Desafios de sua implementação.
 
O evento começou na tarde desta segunda-feira (07) e abre o curso de Formação de Multiplicadores da PNAISH, realizado pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF/MT), do Poder Judiciário mato-grossense, por meio do Escritório Regional de Saúde do Município de Cuiabá, em parceria com o Ministério da Saúde do Governo Federal, a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (Saap/Sesp-MT) e a Secretaria Municipal de Saúde da capital (SMS).
 
O gestor do GMF, Lusanil Cruz, destacou que a parceria surgiu da necessidade de se ter um olhar para a saúde dos homens. “Precisamos buscar a conscientização desse público e trabalhar em ações para que esses homens comecem a cuidar da saúde e garantir uma vida plena após a prisão, uma vida saudável”, avalia. “Nessa semana vamos discutir temas relevantes sobre a saúde do homem e ao final vamos elaborar uma carta de compromisso com as ações prioritárias para serem efetivadas dentro do sistema prisional por todos os atores envolvidos”, antecipa.
 
De acordo com a superintendente de Política Penitenciária da Saap, Fabiana da Siqueira, atualmente a população carcerária de Mato Grosso é de 11.128 pessoas, desse total 10.600 são homens, ou seja 95,25% e a grande maioria não procura pelos serviços de saúde ofertados nas unidades de prisionais, e quando vai em busca de auxilio já está em sofrimento. Entre as principais doenças que acometem os homens nas unidades prisionais estão: Tuberculose, Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, contemplados em programas nacionais de Atenção Básica.
 
“Estamos discutindo como fazer essa população compreender a importância do acesso à saúde, não só quando já está acometido por alguma doença, mas também para atuar na prevenção”, afirma Fabiana.
 
A atividade faz parte da campanha Novembro Azul, que visa sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde de uma forma mais ampla do que comumente abordado no mês de conscientização do combate ao câncer de próstata. Este ano o mote da campanha nacional é “Homem, cuide da sua saúde de novembro a novembro”. “Nosso objetivo é capacitar agentes de saúde nos princípios e diretrizes para a implementação das ações estratégicas da Politica Nacional-PNAISH, com ênfase no acesso e acolhimento. Também vamos discutir os avanços e desafios na implementação dessas ações no município de Cuiabá e criar um plano de ação para o início dos trabalhos de atendimento na rede de forma qualificada”, explicou Marcia Rocha, responsável técnica da Política Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem.
 
A capacitação é umas das estratégias municipal e regional para implantação de ações e serviços no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na Atenção à Saúde dos Homens dentro do Eixo Paternidade e Cuidado, estratégia do Pré-Natal do Parceiro.
 
O curso de formação ocorrerá nos dias 08 e 09 de novembro na sala Mangabeiras, na Escola do Servidor no TJMT. Irá trabalhar as temáticas: Acesso aos serviços de saúde e acolhimento; Sexualidade responsável e Planejamento Familiar; Paternidade e Cuidado; Doenças prevalentes na população masculina; Prevenção de Violências; Prevenção de acidentes (causas externas); Saúde prisional; Saúde do caminhoneiro e apresentação da Carta Cuiabá-MT. Nos dias 10 e 11 de novembro as equipes gestoras realizam visita técnica.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagens: Foto 1 – horizontal colorida de um dos participantes. Ele está sentado e na carteira é possível ver uma pasta com a arte do evento. Foto 2 – horizontal colorida da abertura doe vento. A superintendente da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária e o gestor do GMF estão de frente para os participantes, que se encontram sentados em carteiras.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Leia Também:  CNJ cria grupo de trabalho para políticas públicas voltadas a egressos do sistema penal
Propaganda

MATO GROSSO

Escolas do Sistema de Justiça de MT se reúnem para criar encontro estadual inédito

Publicados

em

Representantes das principais escolas do sistema de justiça de Mato Grosso se reuniram, nessa quarta-feira (24 de junho), em uma reunião on-line para discutir a criação do “I Encontro Estadual das Escolas do Sistema de Justiça”, uma iniciativa inédita que busca integrar instituições de governo, advocacia, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Contas e universidades. O objetivo é fortalecer a atuação integrada e a produção de conhecimento aplicado às políticas públicas no Estado.

A articulação do projeto contou com a participação de importantes lideranças, dentre elas o diretor-geral da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), desembargador Márcio Vidal; coordenador da Escola Superior de Contas do Estado (TCE-MT), Yênes Magalhães; secretária-adjunta da Escola de Governo de Mato Grosso, Marioneide Kliemaschewsk; diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Carlos Eduardo Souza; vice-diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT), Ediandro Oliveira; representando o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), Leonardo Aquino; diretor-presidente da Escola Superior da Advocacia de Mato Grosso (ESA/MT), Bruno Casagrande e Silva; além de Rodrigo Gomes Bressane, vice-presidente da ESA/MT e responsável pela articulação inicial da proposta.

A expectativa é que o encontro seja realizado nos dias 5 e 6 de novembro de 2026. A próxima reunião preparatória ficou agendada para o dia 17 de julho, às 9h, na sede da Esmagis.

Leia Também:  Forças de segurança realizam coletiva sobre investigações e prisões de envolvidos no assassinato de adolescente grávida

Produção de conhecimento

A proposta central do encontro é promover a integração entre as escolas do sistema de justiça, estimular a cooperação técnica e fomentar a produção de conhecimento científico voltado à solução de desafios concretos das políticas públicas.

Durante a reunião, foi definida a realização de um evento piloto, em formato híbrido, com duração de dois dias, reunindo abertura solene com palestra magna, painéis temáticos e oficinas práticas, com a perspectiva de gerar resultados concretos, como publicações técnicas e a formalização de um termo de cooperação entre as instituições participantes.

Para o desembargador Márcio Vidal, a iniciativa representa um avanço estratégico para o Estado. “Estamos diante de um projeto estruturante, que tem a capacidade de integrar instituições que historicamente atuam de forma paralela. Ao reunirmos as escolas do sistema de justiça, criamos um espaço qualificado para reflexão, produção científica e construção de soluções concretas. É uma oportunidade de transformar conhecimento em políticas públicas efetivas, especialmente em temas sensíveis como meio ambiente, desenvolvimento sustentável e a própria crise dos sistemas de justiça. Esse diálogo interinstitucional é essencial para que possamos avançar de forma consistente e com resultados que efetivamente cheguem à sociedade”, afirmou.

Na ocasião, Bressane apontou que esse é um projeto embrionário no país. “Esse é um projeto inédito no Brasil. A propositura é de uma junção acadêmica e multidisciplinar de entidades que atuam no Estado, aperfeiçoando e qualificando os integrantes e servidores do Sistema de Justiça, os operadores do Direito e os servidores públicos do Governo. Eu vejo que esse Encontro trará um ambiente favorável ao diálogo técnico e à cooperação, acima de tudo, favorecendo a coletividade da sociedade.”

Leia Também:  TJMT finaliza formação em Justiça Restaurativa para atendimento de processos judiciais

Temas sugeridos e próximos passos

Dentre os temas sugeridos para compor a programação estão questões de relevância para o cenário contemporâneo, como a crise do direito e dos sistemas de justiça, sustentabilidade e meio ambiente, pesquisa científica aplicada e prospecção do direito, além de estratégias de capacitação híbrida que ampliem o acesso de servidores, especialmente nos municípios do interior.

Também foi destacada a importância da participação ativa das universidades, especialmente por meio dos programas de pós-graduação, assegurando que os debates resultem em produtos práticos, aplicáveis e de impacto duradouro.

Como próximos passos práticos, as equipes agora irão trabalhar no levantamento de custos e logística, na elaboração da minuta do termo de cooperação e na ampliação dos convites a outras entidades — como a Justiça Eleitoral, Justiça Federal e as Escolas do Legislativo.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.

Autor: Lígia Saito

Fotografo:

Departamento: Assessoria de Comunicação da Esmagis – MT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA